Cotidiano

Boletim Informativo COVID-19: Amapá, 3 de novembro de 2021





O Governo do Amapá atualiza nesta quarta-feira, 3, o boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no estado. Agora, são 123.695 casos confirmados, 2.665 em análise laboratorial e 760.186 doses de vacinas aplicadas em todos os 16 municípios do estado. Os testes também descartaram 113.353 casos suspeitos.

Novos casos

O boletim de agora traz 21 novos casos confirmados, sendo 13 em Oiapoque, 6 em Macapá e 2 em Mazagão.

Óbitos

Não há novos registros de óbitos no boletim de hoje.

Assim, o Amapá permanece com 1.993 óbitos nos 16 municípios. (Macapá: 1.495 / Santana:195 / Laranjal do Jari: 95 / Mazagão: 24 / Oiapoque: 50 / Pedra Branca do Amapari: 13 / Porto Grande: 27 / Serra do Navio: 5 / Vitória do Jari: 28 / Itaubal: 3 / Tartarugalzinho: 14 / Amapá: 13 / Ferreira Gomes: 7 / Cutias do Araguari: 7 / Calçoene: 11 / Pracuúba: 6).

Recuperados

Entre os recuperados, estão 113.761 pessoas. (Macapá 57.796/ Santana 20.562 / Laranjal do Jari 8.303 / Mazagão 2.790 / Oiapoque 5.348 / Pedra Branca 3.480 / Porto Grande 2.075 / Serra do Navio 1.313 / Vitória do Jari 3.896/ Itaubal 517 / Tartarugalzinho 1.800 / Amapá 1.400 / Ferreira Gomes 1.556 / Cutias do Araguari 867 / Calçoene 1.671 / Pracuúba 387).

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 1.128.243 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 760.186 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 85,14% receberam a primeira dose da vacina; e 48,38% foram imunizadas com a 2ª dose, 3ª dose e dose única.

Dos 123.695 casos confirmados:

• Macapá: 60.935
• Santana: 25.900
• Laranjal do Jari: 8.400
• Mazagão: 3.130
• Oiapoque: 6.039
• Pedra Branca: 3.493
• Porto Grande: 2.102
• Serra do Navio: 1.319
• Vitória do Jari: 3.933
• Itaubal: 548
• Tartarugalzinho: 1.966
• Amapá: 1.417
• Ferreira Gomes: 1.564
• Cutias do Araguari: 874
• Calçoene: 1.682
• Pracuúba: 393

Já em relação aos casos suspeitos, os municípios declaram 850, sendo:

• Macapá: 768
• Santana: 27
• Laranjal do Jari: 0
• Mazagão: 40
• Oiapoque: 0
• Pedra Branca do Amapari: 2
• Porto Grande: 2
• Serra do Navio: 0
• Vitória do Jari: 0
• Itaubal: 3
• Tartarugalzinho: 6
• Amapá: 0
• Ferreira Gomes: 0
• Cutias do Araguari: 0
• Calçoene: 2
• Pracuúba: 0

Isolamento Hospitalar

O número de pessoas com covid-19 em isolamento hospitalar nas redes pública e privada é de 20 pacientes, todos confirmados e nenhum suspeito.

Entre os casos confirmados, 19 estão no sistema público (10 em leito de UTI / 9 leito clínico) e 1 está na rede particular (1 em leito de UTI / 0 em leito clínico).

Com isso, o percentual de ocupação dos leitos voltados para o atendimento da covid-19 no Amapá é de 11,50% considerando as redes pública e privada.

Em isolamento familiar: 7.921

Todos estes dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL/AP) e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que auxiliam o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) – dispositivo criado pelo Governo do Amapá para gerenciar a crise de COVID-19 no estado.

- Governo do Estado prepara campanha do Mais Visão para comunidades indígenas de Oiapoque

A partir da quinta-feira, 4, o Governo do Amapá oferece as triagens do Programa Mais Visão a cerca de 1,3 mil indígenas das aldeias Cumenê, Manga e Cumarumã, em Oiapoque. No mês de outubro, moradores da sede do município tiveram acesso à estrutura que oferta os serviços. 

Pessoas com idade igual ou superior a 40 anos terão prioridade nos atendimentos, que devem resultar em procedimentos cirúrgicos oftalmológicos a serem realizados a partir de dezembro. Independente do público prioritário, a equipe técnica da Mais Visão atenderá demandas espontâneas.

As cirurgias de catarata e pterígio acontecerão em cada um dos polos indígenas, com auxílio técnico do Núcleo de Saúde do Indígena (Nesi) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei). Uma estrutura com sala cirúrgica equipada, além de espaços para exames e consultas pré e pós-operatórias irão assegurar a qualidade do bom atendimento aos pacientes.

Segundo o superintendente de ação em saúde, Wenderson Leite, as ações voltadas aos povos indígenas são fundamentais para o cumprimento dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Estamos levando estes serviços para uma população que tem dificuldade para chegar ou sair do local. A saúde ocular é fundamental para a manutenção do bem-estar como um todo. Esperamos contribuir significativamente na promoção da saúde dos moradores dessas comunidades”, completou o superintendente.                               

Os casos que necessitarem de acompanhamento ou avaliação de retinólogo e glaucomatólogo serão encaminhadas para o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), sede do programa Mais Visão, em Macapá.

Cronograma de triagem

O quantitativo de pacientes de cada comunidade indígena foi contabilizado em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) e Núcleo de Saúde do Indígena (Nesi).

  • Cumenê

São 260 pacientes acima de 40 anos

Datas de triagens: 04, 05 e 06 de novembro

  • Manga

São 702 pacientes acima de 40 anos

Datas de triagens: 10, 11, 12, 13, 14 e 15 de novembro

  • Cumarumã

São 405 pacientes acima de 40 anos

Datas de triagens: 26, 27 e 28 de novembro

Mais Visão
O programa é fruto de uma parceria do Governo do Amapá com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), e conta com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre e Tesouro Estadual. Em 1 ano e 2 meses, o Mais Visão já realizou 232.738 atendimentos, entre consultas, cirurgias e acompanhamento pós-cirúrgico.

O programa descentralizou os atendimentos e, além de Macapá, já levou ações de saúde ao município de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Amapá, Calçoene e atualmente está em Oiapoque.

Acesso ao serviço

Todos os contatos disponibilizados são para atendimento via WhatsApp. A orientação do serviço de oftalmologia é que toda a documentação necessária seja enviada e o usuário aguarde a vez, pois as mensagens são respondidas por ordem de recebimento. Se várias mensagens forem enviadas em dias alternados, o usuário do serviço vai parar no final da fila.

Os documentos necessários para atendimento são cartão do SUS e documento de identificação oficial com foto. Os pacientes com idade inferior a 55 anos necessitam de laudo médico.

  • Cirurgias de catarata em Macapá: (96) 98116-0978
  • Cirurgias de pterígio em Macapá: (96) 99195-2036
  • Cirurgias de catara e pterígio em Laranjal do Jari: (96) 99119-0429
  • Cirurgias de catara e pterígio em Oiapoque: (96) 99185-7813

Caso o paciente não tenha a possibilidade de manter comunicação via Whatsapp, é possível marcar os procedimentos presencialmente no setor de oftalmologia do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), localizado na Avenida Fab, 69, centro.

- Unacon passará a ter sistema informatizado de agendamento de consultas

 

 

O Governo do Amapá vai lançar uma plataforma informatizada para o agendamento de consultas, retornos e acompanhamento pós-cirúrgico para pacientes atendidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), do Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).

 

O sistema, previsto para começar a funcionar em novembro, trará mais transparência, controle e organização sobre a marcação de consultas oncológicas, além de trazer mais comodidade para o paciente, que não precisará mais se deslocar até a unidade para fazer o agendamento das consultas ambulatoriais, de retornos ou pós-operatórias.

 

Ao fazer a solicitação de consulta pela primeira vez, além dos dados cadastrais, o paciente deverá anexar no pedido documento de identidade com foto, comprovante de residência, o encaminhamento médico para o especialista responsável e um exame comprovando a suspeita ou confirmação da doença.

 

Após a confirmação da solicitação, o paciente receberá um número de protocolo para acompanhar a solicitação ou poderá usar o CPF cadastrado para verificar o andamento, a consulta será agendada pela equipe assim que forem analisados todos os dados.

 

Caso a equipe detecte algum problema com os dados ou documentos cadastrados, o sistema deverá mostrar ao solicitante para que ele possa retificar a informação e reenviar o pedido.

 

A plataforma foi desenvolvida pelos técnicos da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de acordo com as necessidades apresentadas pela equipe técnica da Unacon através de reuniões de alinhamento.

 

A técnica da Coplan, Valéria Lameira, explicou que através do sistema, a distribuição de pacientes entre os médicos ficará mais igualitária, já que nos casos de primeiras consultas, deverão ser agendadas para o médico que tiver vagas disponíveis no sistema. Além disso, todo o histórico de consultas deverá ficar gravado no cadastro do paciente.

 

“O agendamento presencial, em que era preciso encontrar a pessoa responsável pela agenda de cada um dos especialistas gerava uma demanda reprimida, já que muitos pacientes não conseguiam ir pessoalmente até a Unacon para agendar as consultas, o que, ás vezes, atrasava o agendamento”, disse.

 

Pacientes que já são atendidos na Unacon e possuem atendimentos agendados terão suas consultas mantidas e só precisarão usar o sistema ao realizar novas solicitações após a ativação da plataforma, o que deve acontecer ainda neste mês de novembro.

 

O agendamento de quimioterapias e cirurgias oncológicas continuam sob responsabilidade da equipe médica e do setor de regulação do Hcal. Casos de urgência e emergência de pacientes oncológicos continuarão a ser atendidos no pronto atendimento da Unacon, que fica disponível 24 horas.

 

Fonte: Portal Governo do Amapá 

 

- Justiça Eleitoral do Amapá abre inscrições para a vaga de Juiz Eleitoral

As inscrições vão até dia 09 de novembro

A Justiça Eleitoral do Amapá abre inscrições para a vaga de Juiz Eleitoral da Comarca de Macapá (10ª Zona Eleitoral).

CONFIRA O EDITAL

As inscrições vão até dia 09 de novembro (terça-feira) e podem ser feitas através do preenchimento do seguinte formulário:

BAIXE O FORMULÁRIO AQUI
 
Após o preenchimento, o candidato deve encaminhar o mesmo assinado e em formato PDF ao endereço de e-mail:

gabpres@tre-ap.jus.br

 

Fonte: TRE/AP