Cotidiano

Novembro Azul: Prefeitura de Macapá inicia programação voltada à saúde do homem





A abertura acontece na quinta-feira (4), na unidade básica de saúde (UBS) Marabaixo, de 8h às 14h.

Por Ana Cleide Trindade - Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Macapá preparou um mês de ações de saúde voltadas ao homem como parte da campanha Novembro Azul. A abertura acontece na quinta-feira (4), na unidade básica de saúde (UBS) Marabaixo, de 8h às 14h.

A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e contará com ações itinerantes para atender o público-alvo: homens a partir de 40 anos; que poderão realizar exames de PSA, que possibilita identificar alterações na próstata.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização que acontece todos os anos com o objetivo de orientar o público masculino para os cuidados com a saúde, alertando sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Serviços
Acolhimento, consultas médicas, testes rápidos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, acolhimento psicológico, massoterapia, auriculoterapia, orientador físico, exames de PSA e hemoglobina glicada. 

Para receber os atendimentos de saúde voltados para o público masculino será necessário a apresentação de um documento oficial com foto e cartão do Sus.       

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

04/11- Abertura do Evento Novembro Azul
Local: UBS Marabaixo
Início: 8h até 14h

08/11- Ação em saúde do homem
Local: Mercado Central
Horário: 8h às 14h

18/11- Ação em saúde do homem
Local: Horto Municipal
Horário: 8h às 14h

22/11- Ação em saúde do homem
Local: Macapá Shopping
Horário: 8h às 14h

26/11- Ação em saúde do homem
Local: Villa Nova Shopping
Horário: 8h às 14h

27/11- Encerramento
Local: Ijoma
Horário: 8h às 14h

 

- Equipe do DVA percorrerá linhas do KM 09 em campanha de vacinação antirrábica

A ação será direcionada aos cães e gatos acima de três meses de idade e que estão em bom estado de saúde.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Entre os dias 03 e 05 de novembro, a equipe de vacinação antirrábica do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), executará a busca ativa de cães e gatos em mais uma etapa da campanha de vacinação contra a raiva animal. A ação acontecerá nas linhas do KM 09, das 9h às 13h.

A ação é direcionada aos cães e gatos acima de três meses de idade e que estão em bom estado de saúde e vem para proteger contra a raiva animal, uma doença infecciosa viral aguda que também acomete o homem. De acordo com o Ministério da Saúde (MS) ela possui letalidade de aproximadamente 100%.

Os animais domésticos que passam por algum tipo de tratamento médico e que necessitam usar algum tipo de antibiótico ou anti-inflamatório deverão fazer a imunização no fim do tratamento e mediante autorização de um médico veterinário.

Os animais que forem contemplados na busca ativa poderão fazer o procedimento no prédio do DVA, localizado na alameda Campo Belo, 207-11, no bairro Cabralzinho e no Canil Municipal, que fica na Rodovia JK, em frente ao Parque de Exposições da Fazendinha. 

Nesses dois locais a imunização acontece de 9h às 13h e para receber a dose do imunizante, é necessário apresentar a carteira de vacinação do animal.

- Halloween no Mercado Central leva diversão para famílias

Programação foi voltada ao público infantil e adulto

Por Viviane Monteiro - Instituto Municipal de Turismo

Diversão, alegria e fantasias criativas marcaram o Halloween do Mercado Central nesta segunda-feira, 1° de novembro. O evento realizado pela Prefeitura de Macapá, através do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), levou brincadeiras com animadores, brindes e premiação de melhor fantasia para a criançada, além de contar com o baile a fantasias para os adultos.

Leide Silva, de 36 anos, conta que ficou interessada em trazer os filhos para aproveitarem a programação ao ar livre. “Os gêmeos [Liz e Miguel] ficaram empolgados assim que falei sobre o halloween. É o primeiro que eles participam e por terem ficado em casa o tempo todo por causa da pandemia, a empolgação foi bem maior e eles estão gostando de tudo”, disse.

A proposta do evento foi proporcionar uma opção de lazer de forma saudável para a população e ocupar o ponto turístico. A programação agradou também os adultos que se fantasiaram junto com os pequenos para a diversão entre pais e filhos, como conta Edilberta Costa.

“Acho muito importante nós, pais, fazermos com que as crianças interpretem o personagem, mostrar cada fase das datas comemorativas e fazer essa interação. Hoje eles quiseram se fantasiar e, apesar de ser no improviso, viemos todos fantasiados, somos zumbis”, declarou a participante do evento.

A programação que começou às 17h se estendeu pela noite com o baile para os adultos, que atenderam ao chamado e se fantasiaram para participar do concurso de dança.

“Tivemos a participação de toda a população macapaense, crianças, adultos e jovens. Todos vieram curtir e aproveitar esse espaço turístico que é de todos nós”, comenta Benicio Pontes, diretor-presidente do Instituto Municipal de Turismo.

- Parceria: Prefeitura de Macapá e Governo do Estado levam água mineral para distrito do Bailique

 

Cerca de 1.320 fardos de água mineral cedidos pelo executivo municipal foram transportados na balsa do governo.

 

A Prefeitura de Macapá iniciou uma parceria com o Governo do Estado do Amapá na logística de distribuição de água mineral para as famílias do arquipélago do Bailique. Nesta segunda-feira (1), cerca de 1.320 fardos de água mineral cedidos pela Prefeitura foram transportados na balsa do governo, que também leva cerca de 100 mil litros de água potável transportada a granel e que irá abastecer a região central do arquipélago.

 

Assistência humanitária

 

A Prefeitura contabiliza cerca de 20 mil fardos de água entregues nas zonas norte, sul e região central do Bailique. A ajuda humanitária vem para suprir a necessidade dos moradores em água potável, já que a água do rio está imprópria para o consumo humano.

 

Doações

 

Para o munícipe que deseja ajudar com doações, é possível contribuir com água mineral na Secretaria de Mobilização e Participação Popular (Semopp), no prédio da Prefeitura de Macapá, na avenida FAB.

 

 

Fonte: Prefeitura de Macapá