Cotidiano

Prefeitura de Macapá lança edital para eleição do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa





As entidades interessadas em concorrer no pleito, que ocorre em novembro, devem ter no mínimo 2 anos de existência.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh), através da Coordenadoria Municipal de Pessoas com Deficiência e Idoso (CGPPI), lançou o edital para a eleição do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdpi), para o biênio 2022/2024.

Com intuito de selecionar os membros a compor o Conselho Municipal por dois anos, o edital lançado pela Prefeitura Municipal de Macapá dispõe de 5 vagas para a sociedade, em específico às organizações – entidades que prestam serviços sem fins lucrativos à este público e que sejam residentes da capital.

ACESSE AQUI O EDITAL

De acordo com o edital, haverá uma assembleia de eleição no dia 22 de novembro para a escolha dos membros. As entidades que atendem os critérios exigidos e que queiram participar, devem ter no mínimo dois anos de existência e apresentar as documentações necessárias citadas no edital no período de 01 à 05 de novembro para a homologação.

O resultado preliminar das entidades habilitadas à participar sairá no dia 09 de novembro e estará disponível no prédio da Semdh, localizada na avenida Feliciano Coelho, 98, no bairro Trem, ou pelo contato 96 98111-3097, e assim, posteriormente, os demais procedimentos serão realizados até a assembleia de eleição e, por fim, a posse dos conselheiros, que deve acontecer no dia 26 de novembro.

“O Conselho Municipal é um órgão de suma importância na defesa dos direitos das pessoas idosas de Macapá, que tanto necessitam do nosso cuidado, sensibilidade e respeito”, destacou o coordenador da CGPPI, Ruan Lincoln

- Dia de Finados: 100% da frota de ônibus opera no feriado; CTMac interdita ruas e avenidas próximas aos cemitérios

Macapaenses devem se deslocar para os três cemitérios da cidade, localizados nos bairros Centro, Buritizal e Brasil Novo.

Nesta terça-feira (2), Dia de Finados, a Prefeitura de Macapá, através da Companhia de Trânsito e transporte de Macapá (CTMac), em parceria com a Guarda Municipal e Policia Militar (PM/AP) realizará, a partir das 5h, a interdição das ruas próximas aos cemitérios públicos de Macapá, como objetivo de ordenar o fluxo de veículos.

A população deve ficar atenta para as interdições. A medida é necessária para melhor organização do fluxo de visitantes e também de moradores próximos aos cemitérios.

O diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, explica que a Prefeitura de Macapá preparou uma logística de atendimento para receber o público que irá prestar homenagens a entes falecidos nos cemitérios públicos e para garantir o acesso de todos a Companhia, em parceria com os órgãos de segurança, estará nas ruas dando total apoio à população.

Além da segurança no trânsito, a CTMac assegura 100% da frota de ônibus circulando, com cobrança de tarifa social a todos os usuários, que devem se deslocar para os três cemitérios da cidade, localizados nos bairros Centro, Buritizal e Brasil Novo.

O valor de tarifa social de R$ 1,85 é regulamentada pela lei 167 de 2009, que determina a cobrança de meia passagem a todos os passageiros nos ônibus municipais aos domingos e feriados.

“Qualquer denúncia  de descumprimento por parte do Setap, que representa as empresas de ônibus, o cidadão deve ligar para o número 98100-0799”, orienta o gestor.

Equipes de trânsito da CTMac estarão nas áreas de maior movimentação para organizar o embarque e desembarque da população, averiguando o cumprimento da ordem de serviço expedida às operadoras do sistema de Transporte Público Urbano de Macapá.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

- Dr. Furlan visita obras de mobilidade nos bairros Jardim Felicidade, Novo Horizonte e Conjunto Macapaba

Agenda aconteceu no domingo (31) e contou ainda com vice-governador, secretários municipais e vereador.

Por Bruno Monteiro - Secretaria Municipal de Comunicação Social

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, percorreu ruas e avenidas dos bairros Jardim Felicidade, Novo Horizonte e conjunto Macapaba. O gestor municipal vistoriou obras de terraplanagem, pavimentação e conversou com moradores.

A primeira visita foi às ruas Clodoaldo da Silva Matias e Paulo do Espírito Santo, no bairro Jardim Felicidade. O chefe do executivo municipal verificou os serviços de terraplanagem e asfaltamento e conversou com os moradores.

Para quem reside no bairro, foi importante ver o compromisso da Prefeitura de Macapá em atender antigas demandas da população.

Já no bairro Novo Horizonte, na rua José Ferreira Chucre, Furlan ouviu os moradores, que trouxeram pedidos relacionados à mobilidade e zeladoria urbana, em especial sobre um imóvel que está localizado no meio de uma via do bairro, dificultando assim o serviço de terraplanagem e asfaltamento. Para não haver contratempo em relações aos trabalhos, o proprietário da residência será notificado, informou o chefe do executivo à comunidade.

A rua comercial do conjunto Macapaba recebe obras de pavimentação. Os gestores visitaram o local para fiscalizar os trabalhos, conversaram com empreendedores da área e reforçaram o compromisso da Prefeitura de Macapá em melhorar a qualidade de vida da população e fomentar o desenvolvimento econômico da capital.

“Nós estamos empenhados em ver Macapá desenvolver e, assim, melhorar a vida dos nossos cidadãos. Estamos atuando em várias frentes de trabalho, não somente em mobilidade, mas também presentes na educação, saúde, economia e trânsito, e tudo isso em menos de um ano de trabalho na prefeitura”, frisou o prefeito.

Furlan cumpriu a agenda acompanhado do vice-governador do Amapá, Jaime Nunes, dos secretários municipais Rafael Gato (Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Cássio Cruz (Obras), além do vereador Alexandre Azevedo.

Fonte: Prefeitura de Macapá