Cotidiano

Dia de Finados: confira o funcionamento dos cemitérios de Macapá





As capelas dos três cemitérios estarão abertas para celebrações, com número reduzido de pessoas.

Por - As capelas dos três cemitérios estarão abertas para celebrações, com número reduzido de pessoas.

Os cemitérios de Macapá estarão abertos para visitação das 7h30 às 18h no Dia de Finados, celebrado nesta terça-feira (2). Seguindo as orientações do decreto municipal, o uso de máscara de proteção é obrigatório. O acesso será monitorado para garantir o cumprimento dos protocolos de segurança contra a Covid-19.

De acordo com a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) será permitida no dia 2 de novembro a limpeza e lavagem nos túmulos, além das celebrações nas capelas, desde que sejam com número reduzido de pessoas, evitando aglomerações.

CONFIRA O FUNCIONAMENTO DOS CEMITÉRIOS DE MACAPÁ:

Cemitério Nossa Senhora da Conceição
Endereço: Rua Eliezer Levy, n.1632, bairro Central (zona Central)
Horário: 07h30 às 18h

Cemitério São José
Endereço: Avenida Henrique Galucio, bairro Santa Rita (zona Sul)
Horário: 07h30 às 18h

Cemitério São Francisco de Assis
Endereço: BR 156 (zona norte)
Horário: 07h30 às 18h

Confira outras notícias:

- Fé, tradição e discussão de políticas públicas compõem a programação do Novembro Afro em Macapá

As atividades são realizadas pelo Improir, em conjunto com demais secretarias da Prefeitura de Macapá e instituições parceiras na promoção de políticas da igualdade racial.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

O Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) divulga a programação do Novembro Afro que acontece ao longo do mês e promove discussões de políticas públicas, exalta as tradicionais festas ligadas aos Dia da Consciência Negra e favorece ações de saúde e cidadania para comunidades quilombolas.

 Entre as primeiras agendas da programação está a reinauguração do Museu do Negro, localizado no novo prédio do Improir, na Avenida Feliciano Coelho. O espaço traz um pouco da história do povo negro na capital e será aberto ao público. 

“A reabertura do nosso museu é um ponto inicial desse mês tão importante para discussão de políticas que alcancem a população negra de Macapá. Além das ações de cidadania e saúde, a Prefeitura quer promover discussões e ocupar espaços públicos”, ressalta a presidente do Improir, Maria Carolina.

As secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Assistência Social (Semas), Guarda Civil Municipal, Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) são parceiras do Instituto na realização da programação durante o mês de novembro.

Tradição
Com o planejamento das atividades, a Prefeitura de Macapá garante ainda o apoio às agendas tradicionais Caminhada Zumbi dos Palmares e a Missa dos Quilombos, realizadas em parceria com demais entidades negras representativas e Governo do Amapá.

Confira a programação completa do Novembro Afro

11/11 – Evento Neab+IFAP: Uma análise da atuação da FCP e da FUNAI na promoção da cidadania do povo negro e indígena.
12/11 – Reinauguração do Museu do Negro
10/11 – Pretas Potências – Escuta pública com mulheres negras de Macapá
13, 16 e 18/11 – Afrocidadania itinerante nas comunidades quilombolas Maruanum, Casa Grande e Lontra da Pedreira
14/11 – Comemoração do Dia Nacional da Umbanda no Bioparque da Amazônia
19/11- Divulgação do perfil do Afroempreendedor em Macapá
20/11 – Caminhada Zumbi dos Palmares
20/11 – Batalha de B-boys
20/11 – Exposição do Museu do Negro no Mercado Central
20/11 – Feira Preta na União dos Negros do Amapá (UNS)
20/11 – Missa dos Quilombos
22 a 26/11 – Programa especial “Conversas Pretas” na 102 FM, das 19h às 20h.
23/11 – Roda de conversa sobre segurança e políticas públicas com jovens da periferia e a Guarda Municipal de Macapá
26/11 – Expo Afro no Mercado Central
30/11 – Legado vivo das Tranças: da Tradição ao Afroempreendedorismo

- Prefeitura de Macapá investe na formação de técnicos agropecuários na região do Pacuí

A Escola Família Agrícola do Pacuí forma técnicos agropecuários há mais de 20 anos. Prefeitura auxilia na manutenção da instituição com estrutura e insumos necessários.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Localizada cerca de 128 km de Macapá, a Escola Família Agrícola do Pacuí proporciona um ensino técnico profissional e médio para jovens da região. A instituição existe há 32 anos e nos últimos tempos estava encontrando dificuldades em manutenção. Em julho deste ano, a Prefeitura de Macapá firmou o primeiro convênio com a escola visando a contratação de novos técnicos, distribuição de equipamentos e insumos.

“A primeira visita que realizamos na escola foi em maio e verificamos as necessidades que eles estavam passando, principalmente em relação a materiais de limpeza e demais insumos. Em junho, assinamos o primeiro convênio e, em contrapartida, a escola se responsabilizaria de continua ofertando o ensino de qualidade aos nossos jovens da região”, disse o prefeito Dr. Furlan.

Visita realizada no dia 8 de maio de 2021 

A diretora da escola, Bianca Rigamonti, conta que a Escola sempre foi mantida pela Associação das Famílias da Escola Família Agrícola da Região do Pacuí (AFEFARP), mas que nos últimos anos, estava passando por dificuldades financeiras por falta de apoio.

“Nossa instituição é modelo na educação básica e no curso técnico agropecuário. Trabalhamos com a pedagogia da alternância, em que o aluno passa 15 dias na escola e 15 dias com a família. Durante o período na escola eles têm aula teórica e prática. Temos o orgulho de dizer que já formamos 350 técnicos”, afirma a diretora.

Recentemente, a Prefeitura assinou um termo de cooperação com a escola para implantação do Programa ‘Proaves’. Por meio do termo, foi possível instalar a estrutura na escola e também incentivar a formação de alunos na avicultura e na produção de hortifrúti.

“O Proaves é o futuro do desenvolvimento de Macapá. A iniciativa vai fomentar a avicultura no município e viabilizar o fornecimento de carne de frangos e ovos para a alimentação de crianças das escolas municipais. Por meio do termo assinado com a Escola, os animais estão tendo o suporte e estão bem cuidados pelos técnicos e alunos da instituição”, destaca o chefe do executivo municipal.

Convênio
O convênio entre Prefeitura de Macapá e Escola Família Agrícola do Pacuí foi firmado no dia 2 de julho de 2021. Por meio do documento, o Município se comprometeu a disponibilizar insumos para manter a escola, como materiais de limpeza e de escritório e alimentos para os animais. Além disso, contratar técnicos de campo, agrônomo, serviços gerais, merendeiros, auxiliar administrativo e secretário escolar. Em contrapartida, a Escola do Pacuí se responsabiliza em garantir a formação técnico-profissional dos jovens inserindo a comunidade na agricultura familiar.

Termo de Cooperação Técnica
O Termo de Cooperação Técnica nº 001 de 2021 foi assinado dia 16 de outubro. O documento permitiu montar a estrutura da primeira etapa do Proaves na escola. A parceria incentiva também a formação de alunos da Escola na avicultura e na produção de hortifrúti.

“A partir dos incentivos voltamos a realizar nossas atividades e lançamos o Proaves, em que ajudaremos o município a fornecer carnes e ovos para alunos da rede municipal de ensino da região. O Programa proporciona o aprendizado prático dos estudantes na produção de aves e, acima de tudo, fortalece a parceria entre o município e a escola”, finaliza a diretora.

Escola Família Agrícola do Pacuí
A Escola foi fundada em 1989, no distrito de São Joaquim do Pacuí, e tem uma área de 85,6 hectares, abrangendo 14 municípios do Amapá e 3 do Pará. No momento, possui 175 alunos. A instituição já formou 350 técnicos agropecuários, sendo que 55% trabalham no setor primário, 40% são microempreendedores e 5% universitários.

- Prefeitura premia estudantes e profissionais da Educação em primeira FectiMac

A Feira ocorreu de 27 a 30 de outubro. O evento de encerramento premiou os projetos que se destacaram e os profissionais que contribuem com a disseminação da ciência nas escolas.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Foto: Júnior Dantas

A 1ª Feira Virtual de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac) encerrou no sábado (30) em grande estilo, com uma Live transmitida pelo canal oficial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no YouTube. O último dia de programação do evento foi voltado para a premiação dos trabalhos científicos apresentados pelos estudantes e o reconhecimento dos profissionais da Educação que contribuem com a disseminação da ciência, tecnologia e inovação dentro do ambiente escolar, na primeira edição do Prêmio Ciência Tucuju.

O evento de encerramento foi marcado pela participação do prefeito de Macapá, Dr. Furlan, e do secretário municipal de Educação, Edielson Silva. A programação também contou com a presença de pesquisadores-mirins da rede municipal de ensino, professores-orientadores, cientistas e representantes das escolas participantes da Feira.

“Esse evento reforça nosso compromisso com a valorização da educação como um todo. Desde que assumimos, definimos que a educação seria uma obsessão em nosso trabalho. Com muito planejamento já realizamos diversas ações para garantir melhorias, isso envolve desde a chamada de profissionais da educação do último concurso, até a implementação do piso nacional para os nossos professores”, disse o prefeito.

Fotos: Júnior Dantas 

Foram ofertadas 50 vagas para estudantes de qualquer rede de ensino, seja pública ou particular de todo o país, sendo 10 para Educação Infantil, 20 para Ensino Fundamental I e 20 para Ensino Fundamental II.

“Estamos buscando construir uma escola do futuro, onde não olhamos para o passado ou para os lados, mas sim para frente. A feira quer incentivar nossos futuros pesquisadores, pois essas crianças mais tarde estarão nas universidades, e um dia, como cientistas, dirão que a Prefeitura de Macapá os incentivou”, salientou o secretário Edielson Silva.

Todos os participantes da FectiMac receberam certificado de participação. A feira também premiou com troféus, medalhas, tablets e celulares, os três melhores trabalhos apresentados pelos estudantes da Educação Infantil, e do Ensino Fundamental I e II, em cada área do conhecimento. Além disso, a FectiMac credenciou os projetos finalistas para diversas feiras nacionais.

“A Feira é uma dinâmica de projeto e conhecimento. Com estes prêmios queremos incentivar mais pessoas a desenvolverem a ciência e a inovação no país. O município está dando uma reviravolta no processo educacional e estamos muito felizes com isso”, destacou a coordenadora de Gestão Educacional da Semed, Simone Freitas.

Sobre a FectiMac
A FectiMac tem o objetivo de incentivar o interesse pela pesquisa científica, promovendo a criatividade, inovação, sustentabilidade e o conhecimento através da alfabetização e iniciação no universo da ciência. O evento é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e expôs de 27 a 30 de outubro, as produções de trabalhos elaborados pelos participantes, através do canal oficial do evento no YouTube e salas do aplicativo Google Meet. A FectiMac irá ocorrer anualmente.

Fotos: Júnior Dantas

 

Fonte: Prefeitura de Macapá