Cotidiano

Não haverá vacinação contra Covid-19 nos dias 1 e 2 de novembro





Não haverá vacinação contra a Covid-19 em Macapá nos dias 1 e 2/11. As atividades de imunização serão retomadas na quarta-feira (3),

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Saúde informa que não haverá vacinação contra a Covid-19 em Macapá nos dias 1 e 2 de novembro, segunda e terça-feira. A medida se dá em função da transferência do feriado do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, para o dia 1º de novembro de 2021, conforme Decreto Municipal nº 5.600/2021-PMM. Já o dia 2 de novembro é feriado do Dia de Finados.

As atividades de imunização serão retomadas na quarta-feira (3), conforme divulgação posterior dos canais oficiais da Prefeitura de Macapá.

 

Confira outras notícias:

- Dia D de Proteção Animal: vacina antirrábica foi ofertada em cinco pontos da capital

A ação desenvolvida ofertou seis mil doses da vacina.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou mais uma ação de cuidados com os animais, disponibilizando cinco pontos estratégicos para a vacinação antirrábica de cães e gatos. No total foram disponibilizadas seis mil doses da vacina em ação de 13h ininterruptas.

A ação desenvolvida beneficiou o público retardatário, que por algum motivo deixou de atualizar o cartão de vacinação do seu pet. As campanhas acontecem anualmente. No entanto, este ano por causa da pandemia da Covid-19, foram adotadas estratégias diferentes para alcançar a meta anual de 60 mil animais imunizados.

“Organizamos várias ações de mini campanhas de vacinação para atender toda a população de cães e gatos. Tivemos uma campanha durante o mês de julho, outra em setembro e esta para atender aqueles que não foram contemplados nos seus bairros, ou não puderam comparecer durante as outras campanhas”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.

“A vacina antirrábica é a única forma de prevenir doenças e manter os pets saudáveis. A raiva é uma zoonose que pode afetar o ser humano e por isso os cuidados devem ser redobrados no combate e prevenção da doença”, concluiu o subsecretário.

Outras frentes
Visando melhorar a qualidade de vida dos nossos animais, a Prefeitura Municipal de Macapá, trabalha desenvolvendo projetos de saúde voltados aos cuidados específicos e espaços adequados para acolher cães e gatos, como a Praça Pet, o Castramóvel e o Centro de Zoonoses, este último teve a ordem de serviço assinada em setembro.

- Diversão à fantasia anima pets e tutores no primeiro HallowPet de Macapá

O evento aconteceu na Praça Pet. A Prefeitura realizou ainda o Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Linda chegou fantasiada de abóbora, veio animada e toda preparada pela sua tutora Déborah Alcântara, de 20 anos, para a primeira edição do HallowPet, promovido pela Prefeitura de Macapá. O evento aconteceu na Praça Pet, na zona sul da cidade, reunindo dezenas de cães numa programação festiva irreverente.

Heróis, princesas, monstros e bruxas fizeram parte das fantasias preparadas para os cachorros, que puderam se divertir com seus tutores na praça e mostrar toda a alegria e empolgação canina. Os gatos não ficaram de fora, vieram a caráter participar da festa. Segundo Déborah, a iniciativa proporciona um momento de lazer e integração social para os pets.

“Fiquei feliz com a iniciativa da Prefeitura em promover um evento desses. Todos puderam trazer seus animais para brincar e fazer amigos. A Linda interagiu, saiu correndo e cheirando todo mundo. O HallowPet é inovador e trouxe alegria para minha neném”, afirma.

O HallowPet foi realizado pela Secretaria Municipal de Participação e Mobilização Popular (SEMMOPP) em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (Semsa) e Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM).

‘’O HallowPet compõe uma série de ações do executivo municipal voltadas para os pets da capital. A programação promoveu uma grande ação de proteção para os animais, que fazem parte das nossas famílias. Além disso, o evento contou com o cadastro no Censo Animal, cadastro para adoção responsável e doação ração’’, destaca a secretária municipal de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan.

Proteção animal
A Praça Pet foi o palco para a apresentação do canil da Guarda Civil Municipal, concurso de fantasia, cadastro para adoção de cachorros e gatos realizado pelo Instituto Vira Latas. O evento também contou com a parceria das Ongs Anjos Protetores e Alimente Um Gato de Rua. Os Milênios e Petisco Petshop doaram os prêmios para o sorteio. Além do cadastro no Censo Animal, o ponto fez coleta de ração e materiais de higiene para doação.

Durante o sábado ocorreu ainda o Dia D de vacinação antirrábica em cinco pontos de Macapá. A Semsa promoveu o serviço com o intuito de atender cães e gatos que não foram imunizados durante as ações itinerantes e alcançar novos pets. Ao todo, foram disponibilizadas 6 mil doses da vacina para imunização dos animais.

- Transporte público opera com 100% da frota e tarifa social durante o Dia de Finados

O valor de tarifa social de R$ 1,85 é regulamentada pela Lei 167 de 2009.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Para garantir o transporte da população durante o Dia de Finados, a Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), assegura 100% da frota de ônibus circulando, com cobrança de tarifa social a todos os usuários, que devem se deslocar para os três cemitérios da cidade, localizados nos bairros Centro, Buritizal e Brasil Novo.

O valor de tarifa social de R$ 1,85 é regulamentada pela Lei 167 de 2009, que determina a cobrança de meia passagem a todos os passageiros nos ônibus municipais aos domingos e feriados.

Segundo o diretor- presidente, Marcílio Dantas, durante todo o Dia de Finados haverá equipes de trânsito da CTMac nas áreas de maior movimentação para organizar o embarque e desembarque da população, averiguando o cumprimento da ordem de serviço expedida às operadoras do sistema de Transporte Público Urbano de Macapá.

“O transporte circular esta sendo renovado, já entregamos 40 ônibus e temos previsão de entregar até o mês de dezembro mais 60 veículos que possuem capacidade para cerca de 50 passageiros sentados e contém sistema de ar condicionado, suspensão a ar, wi-fi, acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, GPS, além de carregadores USB para eletrônicos nas poltronas. A Prefeitura de Macapá trabalha diariamente para melhor atender a população, proporcionando conforto e segurança durante o transporte”, ressalta Marcílio.

- Implantação do sistema binário altera sentido das avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio

Mudança trará mais fluidez no trânsito para na região central e zona oeste

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Foto: Júnior Dantas

A Prefeitura de Macapá, através da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), implantou o sistema binário nas avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd. Com a mudança, a avenida Padre Júlio será sentido Oeste/Leste (da Rod. Duca Serra à Rua São José) e avenida Cora de Carvalho sentido Leste/Oeste (da São José à Duca Serra). 

O sistema possibilita novas alternativas e logísticas para os cidadãos, trazendo mais segurança e melhorias para o tráfego de veículos, proporcionando ainda fluidez para quem utiliza os trechos. 

Para a concretização do binário, o entroncamento da Duca Serra recebeu sinalização apropriada; a travessa Joaquim Pinheiro Borges passa a ser mão única a partir da Almirante Barroso, deixando de ser preferencial. 

No bairro Alvorada foi instalada sinalização semafórica para possibilitar que os moradores que precisam ir para o centro da cidade tenham o trânsito facilitado ao retornar pela Padre Júlio. 

Na Padre Júlio foram instaladas placas de orientação de velocidade e travessia e de proibição de conversão, assim como a readequação semafórica e instalação do motobox (área destinada à espera de motos). 

A avenida Cora de Carvalho recebeu ciclofaixas do lado esquerdo e sinalização semafórica. As alterações são expressivas no trânsito da capital, visando que as vias desafoguem o volume de tráfego em horários de pico. 

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, solicita cautela e atenção da população neste momento de transição. “ O objetivo da Prefeitura é melhorar a mobilidade urbana da cidade. É imprescindível que todos tenham atenção redobrada para evitar transtornos”, enfatiza. 

“O sistema binário traz mudanças na rotina de todos nós, por isso utilizamos todos os meios para alertar e orientar sobre os novos sentidos. O binário vai aumentar a trafegabilidade eliminando pontos de conflito com acidentes de trânsito, garantindo maior segurança viária, não só para os condutores, mas também para os pedestres”, disse diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas. 

Os agentes de trânsito da CTMac em parceria com a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Lei Seca, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar (BPRE/PM), estarão monitorando todos os trechos que compreendem as avenidas para que possamos garantir a implantação do sistema com segurança. 

Fotos: Júnior Dantas

 

Fonte: Prefeitura de Macapá

 

- Projeto AtuAção pela Vida: MP-AP realiza Escuta Psicológica Itinerante no Complexo Cidadão Zona voltada para as Forças de Segurança Pública

 

A Escuta Psicológica Itinerante, do projeto “AtuAção pela Vida”, teve continuidade das 8h às 12h, no Complexo Cidadão Zona Norte do Ministério Público do Amapá (MP-AP) , localizado no bairro São Lázaro. A iniciativa é coordenada pela Promotoria de Defesa da Saúde, com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça do MP-AP, em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/Unifap), e tem como objetivo o cuidado permanente com a saúde mental e prevenção ao suicídio.  Desta vez, a ação foi voltada para membros das forças de segurança do Amapá.

A Escuta Itinerante possibilita a identificação de casos e sintomas que possam levar à ideação suicida ou à automutilação, para que seja feito um pré-diagnóstico e, caso necessário, o devido encaminhamento à rede de apoio. Os atendimentos foram realizados por 13 psicólogas, voluntários do projeto, em cinco salas do Complexo.

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde do Ministério Público do Amapá (CAO/Saúde do MP-AP), promotor de Justiça Wueber Penafort, a atividade contou com  todos os cuidados de prevenção da Covid-19, que foram adotados de acordo com protocolos recomendados pelas autoridades de saúde pública, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e dispondo de álcool em gel para higienização das mãos.

Os atendimentos foram coordenados pela psicóloga Ana Maria Ferreira. "Nosso propósito hoje foi dar suporte psicológico aos profissionais da Segurança Pública, por conta das atividades que eles realizam e que gera estresse. Por essa razão, nos dispusemos a fazer este trabalho voluntário da escuta psicológica. De acordo com a observação de cada caso, poderemos fazer encaminhamentos para as redes de apoio", pontuou a psicóloga.

Sobre o AtuAção pela Vida

O AtuAção pela Vida, iniciado em 2019, tem a campanha de conscientização que reforça a mensagem “Viver é sempre a melhor opção”, com o objetivo maior da prevenção ao suicídio. O projeto é executado por meio de três eixos: capacitações, escutas itinerantes e campanhas de sensibilização.

Serviço: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Elton Tavares e Addan Vieira