Cotidiano

Cronograma de vacinação contra a Covid-19; confira os grupos que serão atendidos de 3 a 6 de novembro





O planejamento da Secretaria Municipal de Saúde traz ações de vacinação de 1ª, 2ª e 3ª dose.

A Prefeitura de Macapá divulgou neste sábado (30) o cronograma semanal de imunização contra a Covid-19. No período de 3 a 6 de novembro, as ações de vacinação na capital ofertarão a dose de reforço (3ª dose) para profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e pessoas acima de 40 anos com comorbidades.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) continua com o atendimento do público em geral acima de 12 anos com a 1ª dose, com ou sem comorbidades, e 2ª dose das vacinas Oxford/AstraZeneca, Pfizer/BioNTech e CoronaVac

Grupos que serão atendidos ao longo da semana

•          1ª dose para o público em geral com 12 anos + com ou sem comorbidades
•          2ª dose de Astrazeneca, Pfizer e CoronaVac para o público em geral
•          Dose de reforço (3ª dose) para profissionais da saúde
•          Dose de reforço (3ª dose) para idosos com 60 anos +
•          Dose de reforço (3ª dose) para pessoas com comorbidades de 40 anos +

Pontos de vacinação e horários
A população será atendida nas Unidades Básicas de Saúde determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pontos de drive-thru.  Diariamente são divulgados nos canais oficiais da Prefeitura os locais e horários da vacinação de acordo com os públicos específicos.

Feriados
Nos dias 1 e 2 de novembro, segunda e terça-feira, não haverá vacinação na capital em virtude da transferência do feriado do Dia do Servidor Público para 1º de novembro e o Dia de Finados, dia 2 de novembro.

- Vacinômetro: Macapá tem mais de 50% da população com o esquema vacinal completo contra a Covid-19

Mais de 470 mil doses das vacinas já foram aplicadas na capital.

O LocalizaSUS, sistema do Ministério da Saúde que concentra as informações a respeito do andamento da campanha de vacinação conta a covid-19 no Brasil, aponta que 52,49% da população vacinável de Macapá já completou o seu esquema vacinal com as duas doses ou a dose única do imunizante contra o coronavírus.

Até o momento, a capital recebeu 655.191 doses dos imunizantes contra covid-19. Desse total, 476.307 já foram aplicadas, o que representa a utilização de 72,6% das vacinas recebidas. Os imunizantes foram aplicados nos trabalhadores da saúde, grupos prioritários e a população em geral.

Em relação as doses de reforço, a Prefeitura de Macapá já aplicou 3.199 doses. Nas últimas 24h o município fez a aplicação de 3.300 doses dos imunizantes contra a covid-19.

- Prefeitura de Macapá avança na pavimentação de rua no bairro Jardim Felicidade II

Os moradores acompanham de perto o retorno da obra que inclui asfaltamento, construção de calçada e meio fio.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Foto: Adevaldo Cunha

As máquinas retornaram à rua Paulo Espírito Santo no bairro Jardim Felicidade II. A via é beneficiada através da continuidade de um convênio federal para asfaltamento de ruas da zona norte, iniciado em 2018 no valor de R$ 4,5 milhões. Anteriormente, neste pacote, mais de quatro quilômetros foram asfaltados.

Edivaldo de Jesus, liderança comunitária do bairro, diz que essa obra era um desejo antigo da comunidade. “Foram feitas muitas reivindicações para conclusão da obra, uma luta nossa aqui da rua. E hoje estamos vendo o resultado. Agora a obra vai ser finalizada”, disse o morador.  

Raul Sena, pintor, mora no local há 26 anos e já percebe as mudanças positivas da sua rua pavimentada. “A gente sofria com alagamentos todo inverno, era muito ruim na época. Agora, já consigo andar com tranquilidade e segurança, não tem buraco. Ficou muito melhor”, finalizou.

Os moradores acompanham de perto o andamento da obra que inclui asfaltamento, construção de calçada e meio fio. A calçada da casa da Elzinete Coutinho, uma das moradoras mais antigas, com mais de 30 anos residindo no bairro, é o ponto de encontro. “Desde que o trabalho aqui na rua voltou, eu coloco uma mesa aqui fora com água para os trabalhadores e meus vizinhos ficam aqui também vendo tudo”, disse.

Drenagem
A Semob também trabalha executando os serviços de drenagem nas ruas Francisco Cassiano no bairro Novo Horizonte e rua Clodoaldo da Silva Martins no bairro Jardim Felicidade. Essa é uma etapa anterior à aplicação da massa asfáltica e custeada com recursos do Tesouro Municipal.

“Durante as visitas que fazemos, principalmente durante o final de semana, encontramos muitos casos de vias que precisam de um trabalho mais profundo que envolve o preparo do solo e drenagem. É um trabalho mais demorado, mas que traz melhores benefícios à comunidade”, disse o secretário municipal de Obras, Cássio Cruz.

Fotos: Adevaldo Cunha

- Bom de Bola vence a primeira edição da Copa das Arenas de Futebol sub-13

A final aconteceu na Arena do Muca, na zona sul de Macapá, e foi disputada entre Marabaixo e Bom de Bola.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Júnior Dantas

Desde setembro, a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) vem promovendo a Copa das de Futebol sub-13, uma competição esportiva entre projetos sociais de Macapá. No total, 21 times disputaram uma vaga na final e desses, o Bom de Bola foi o vencedor. A final aconteceu nesta sexta-feira (29), contra o Marabaixo, na Arena do Muca, na zona sul de Macapá. O placar final foi cinco a zero.

O técnico do Bom de Bola, Junior Santarém, diz que a chegada a final representa uma vitória para todos. Nosso projeto existe há seis anos e todos que jogaram hoje estão desde juntos desde o início

“Nesse momento estamos colhendo os frutos de um trabalho árduo e de muito sacrifício e chegar à final vai muito além da vitória. O que realmente importa é ver a evolução e ter a certeza de que cada jogador foi tirado de uma situação de risco de risco”, destacou.

O coordenador municipal de Esporte de Lazer, Cleudo Trindade, avalia como positiva a primeira edição da Copa das Arenas. Ele disse que ver a motivação dos jogadores e seus familiares é um dos motivos para que o evento seja novamente realizado em 2022.

“Foram mais de 520 crianças envolvidas nessa ação e junto deles estavam seus familiares que acompanhavam e vibravam a cada lance. Esse foi um marco histórico para Comel e viver isso foi marcante, nos motivando a promover uma próxima edição maior e melhor do que essa”, afirmou o gestor da Comel.

O terceiro lugar ficou com Canário, que venceu o Fazendinha por um a zero.

Após o encerramento dos jogos que definiu o vencedor, aconteceu a cerimônia de premiação, quando os quatro times receberam os troféus e as medalhas. Além disso, houve premiação em dinheiro para os três primeiros lugares.

Fotos: Júnior Dantas

 

Fonte: Prefeitura de Macapá