Cotidiano

Facebook muda nome para Meta





Novo nome vem em meio à crise de imagem pública do Facebook

Em meio à crise do Facebook Papers, o Facebook mudou de nome. Agora, se chama Meta e se autodenomina como “uma empresa de tecnologia social”.

A rede social continuará com o mesmo nome — o rebranding serve para a empresa, que além do Facebook também controla o Instagram, o WhatsApp e a Oculus.

A novidade foi anunciada por Mark Zuckerberg nesta quinta-feira (28) durante o evento Facebook Connect, que discute realidade aumentada e virtual dentro daempresa.

O nome é uma alusão ao metaverso, um esforço da empresa em combinar realidade aumentada e virtual.

“Tenho pensado muito sobre nossa identidade e como começaremos esse novo capítulo. O Facebook é um dos produtos mais usados da história no mundo”, disse Zuckerberg. “Hoje, somos vistos como uma empresa de redes sociais. Mas em nosso DNA somos uma empresa que cria tecnologia para conectar pessoas. E o metaverso é a próxima fronteira, tal como as redes sociais eram quando começamos”, completou o CEO.

“Eu sei que algumas pessoas acreditarão que essa não é a hora de focar no futuro, e quero reconhecer que há questões importantes para serem trabalhadas no presente. Sempre haverá”, disse Zuckerberg no evento. “Por isso, para muitas pessoas não sei se haverá um bom  momento para focar no futuro. Mas tabém sei que há muitos de vocês que sentem o mesmo que eu”, declarou.

Além da mudança de nome, Zuckerberg apresentou uma série de conceitos do metaverso, incluindo recursos sociais, de jogos e para ambiente de trabalho.

facebookAvatar de Mark Zuckerberg em apresentação do metaverso / Reprodução/Facebook

O Messenger, por exemplo, permitirá fazer chamadas em realidade virtual. Também há planos para uma loja virtual na qual as pessas poderão vender bens virtuais, além de uma tela inicial no Oculus Quest para permitir que as pesoas conversem e joguem em realiade virtual.

“Seus dispositivos não serão mais o ponto focal da atenção”, disse Zuckerberg. “Estamos começando a ver várias dessas tecnologias se unind nos próximos cinco ou dez anos. Muito disso vai se tornar popular e vários de nós criaremos e habitaremos diariamente em mundos [virtuais] que são tão detalhados e convincentes como este”.

Novas estruturas

Em comunicado à impresa, a Meta diz que “o metaverso funcionará como uma combinação híbrida das experiências sociais online atuais, às vezes expandido em três dimensões ou se projetando no mundo físico. Ele permitirá que você compartilhe experiências imersivas com outras pessoas mesmo quando vocês não puderem estar juntos, e fazer coisas que não poderiam fazer juntos no mundo físico”.

A empresa ressalta, no entanto, que sua estrutura corporativa não está mudando. Mas eles mudarão como divulgarão seus resultados financeiros — que agora serão separados entre os aplicativos e o “Reality Labs”, divisão responsável pelas iniciativas em realidade virtual e aumentada. Na bolsa, empresa passará a utilizar a sigla MVRS a partir de 1 de dezembro.

Eles ressaltam que o anúncio não muda a maneira como usam ou compartilham dados.

Facebook não consegue gerenciar desinformação sobre Covid-19, sugere vazamento

Trecho de relatório interno da empresa, de fevereiro de 2021, diz que o Facebook "não tem ideia da escala do problema [da hesitação à vacina] quando se trata de comentários"

Facebook elogia, em público, os recursos que tem dedicado para lidar com a desinformação sobre a Covid-19, e sobre as vacinas, até repreendendo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por suas críticas ao modo como a empresa está lidando com a questão. Ao fazer isso, a empresa afirmou que “mais de 2 bilhões de pessoas viram informações oficiais sobre a Covid-19 e vacinas no Facebook, o que é mais que qualquer outro lugar na Internet.”

Mas os documentos internos do Facebook sugerem uma desconexão entre o que a empresa disse publicamente sobre sua resposta geral à desinformação da Covid-19, e algumas das conclusões de seus funcionários sobre o assunto.

“Não temos ideia da escala do problema [da hesitação à vacina Covid-19] quando se trata de comentários”, observou um relatório de pesquisa interna publicado no site interno do Facebook em fevereiro de 2021, um ano após o início da pandemia.

“Nossos sistemas internos ainda não estão identificando, rebaixando e / ou removendo comentários antivacinas com frequência suficiente”, diz outro trecho do documento.

No mês seguinte, relatórios adicionais levantaram preocupações sobre a prevalência da hesitação da vacina — que em alguns casos pode resultar em desinformação — em comentários, que os funcionários disseram que os sistemas do Facebook eram menos equipados para moderar do que as postagens.

“Nossa capacidade de detectar comentários de hesitação à vacina é ruim em inglês e basicamente inexistente em outro lugar”, afirmou um dos relatórios de março de 2021.

Os documentos foram incluídos como parte das divulgações feitas à Comissão de Valores Mobiliários e fornecidos ao Congresso de forma editada pelo consultor jurídico da denunciante do Facebook, Frances Haugen. Um consórcio de organizações de notícias, incluindo a CNN Internacional, analisou as versões editadas recebidas pelo Congresso.

“Infodemia” da Covid-19

Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a descrever a desinformação da Covid-19 como um “infodemia” nos estágios iniciais da pandemia no ano passado, em meio a uma enxurrada de postagens nas redes sociais sobre teorias da conspiração sobre as origens do vírus, conselhos perigosos sobre tratamentos defeituosos e relatórios não confiáveis ​​sobre vacinas.

A organização pediu às grandes empresas de tecnologia que lhe dessem uma linha direta para sinalizar postagens em suas plataformas que poderiam prejudicar a saúde das pessoas. O CEO Mark Zuckerberg postou no Facebook em 3 de março de 2020 que sua empresa estava trabalhando com a OMS e outras organizações de saúde para ajudar a promover informações precisas sobre o vírus.

Na época, havia apenas cerca de 90.000 casos de coronavírus registrados em todo o mundo e cerca de 3.100 mortes conhecidas, sendo a maioria dos casos na China. As vacinas aprovadas ainda estavam a meses de distância. Mas a empresa já estava lutando com a disseminação de desinformação e mitos sobre a Covid-19.

“Como os padrões da nossa comunidade deixam claro, não é normal compartilhar algo que coloque as pessoas em perigo”, escreveu Zuckerberg. “Portanto, estamos removendo alegações falsas e teorias de conspiração que foram sinalizadas pelas principais organizações globais de saúde.”

"The Facebook Papers": consórcio da imprensa internacional teve acesso a documentos inéditos da empresaA OMS pediu às grandes empresas de tecnologia que lhe dessem uma linha direta para sinalizar postagens em suas plataformas que poderiam prejudicar a saúde das pessoas / REUTERS/Dado Ruvic

Ele acrescentou que a empresa planejava dar à OMS “tantos anúncios gratuitos quanto eles precisassem para sua resposta ao coronavírus, juntamente com outro apoio em espécie”, e daria “milhões a mais em créditos de anúncios” para outras organizações autorizadas também.

Porém, uma enxurrada de comentários levantando questões e preocupações ilegítimas sobre vacinas na plataforma significava que, em alguns casos, essas organizações não queriam tirar proveito dessa ajuda gratuita.

Um dos relatórios internos de março de 2021 observou que a taxa de comentários de hesitação sobre a vacina era tão alta nas postagens do Facebook “que atores de saúde autorizados, como a UNICEF e a OMS, não usarão os gastos com publicidade gratuita que estamos fornecendo a eles para promover o conteúdo pró-vacina, porque eles não querem encorajar os comentaristas antivacinas que enxameiam suas páginas.”

Os funcionários do Facebook estavam preocupados com que, embora os sistemas de Inteligência Artificial (IA) da empresa fossem treinados para detectar informações incorretas em postagens, o mesmo não acontecia com os comentários, que podem ter maior probabilidade de ter conteúdo hesitante sobre a vacina, mostram os documentos.

“O risco agregado de [hesitação da vacina] nos comentários pode ser maior que nas postagens e, ainda assim, investimos pouco na prevenção da hesitação nos comentários em comparação com nosso investimento em conteúdo”, afirmou outro relatório de março de 2021.

“Uma bandeira da UNICEF foi a disparidade entre o Facebook e o Instagram”, afirmou um comentário no relatório, “onde eles disseram o seguinte: ‘Uma das maneiras de gerenciar esses cenários no Instagram é fixando os comentários principais. A fixação nos ajuda a destacar nossos principais comentários (que será quase sempre um link para informações úteis sobre vacinas) e também destacar outros comentários importantes que são pró-vacina'”.

A UNICEF e a OMS não responderam aos questionamentos da reportagem.

Facebook diz que fez melhorias

Um porta-voz do Facebook disse que a empresa fez melhorias nas questões levantadas nos memorandos internos incluídos neste relatório e disse que a empresa “abordou o desafio da desinformação nos comentários por meio de políticas que nos ajudam a remover ou reduzir a visibilidade de informações falsas, ou potencialmente enganosas”.

“Enquanto também promovendo informações confiáveis ​​e dando às pessoas controle sobre os comentários em suas postagens. Não há soluções padrão para impedir a disseminação de informações incorretas, mas estamos empenhados em criar novas ferramentas e políticas que ajudem a tornar as seções de comentários mais seguras”, afirmou.

Entre outros esforços, o Facebook — assim como outros gigantes da mídia social Twitter e YouTube — acrescentou a desinformação da Covid-19 à sua “política de greve”, segundo a qual os usuários podem ser suspensos (e potencialmente removidos) por postar conteúdo violador desde o início da pandemia. As plataformas também começaram a rotular conteúdo relacionado ao coronavírus para direcionar os usuários a informações de fontes confiáveis.

No início deste ano, descobriu-se que o Facebook arquivou a divulgação pública de um relatório de “transparência” após revelar que o link mais visto na plataforma no primeiro trimestre de 2021 era uma notícia que dizia que um médico morreu após receber a vacina contra o coronavírus, noticiou o New York Times.

A cobertura da mídia jornalística irresponsável e sensacionalista de supostos perigos associados às vacinas da Covid-19 também parece ser amplamente recompensada no Facebook. O memorando interno de fevereiro observou que uma história de tabloide sobre mortes por vacinas foi compartilhada mais de 130.000 vezes na plataforma.

Os desafios da empresa, no entanto, não foram apenas vinculados a comentários e artigos de notícias. Em maio do ano passado, os grupos cívicos “mais ativos” nos Estados Unidos “foram as centenas de grupos anti-quarentena, além do conjunto padrão que esteve mais ativo por meses / anos (Trump 2020, Tucker Carlson, etc.)”, de acordo com uma postagem de 18 de maio de 2020 no site interno do Facebook.

O autor do post escreveu como esses grupos estavam repletos de desinformação da Covid-19, e observou que o conteúdo dos grupos aparecia fortemente nos feeds do Facebook das “dezenas de milhões de americanos que são agora membros deles”.

Novos controles de segurança

Um porta-voz do Facebook disse à CNN Internacional que a empresa havia adicionado novos controles de segurança aos grupos desde aquele post interno de maio de 2020.

Em julho de 2021, Biden disse que plataformas como o Facebook estavam “matando pessoas” com a desinformação da Covid-19. Biden mais tarde desistiu dessa afirmação, mas não antes de um executivo do Facebook publicar uma forte repreensão ao presidente no site da empresa.

“Em um momento onde os casos de Covid-19 estão aumentando na América, o governo Biden escolheu culpar um punhado de empresas de mídia social americanas”, escreveu Guy Rosen, vice-presidente de integridade do Facebook.

“Embora a mídia social desempenhe um papel importante na sociedade, está claro que precisamos de uma abordagem de toda a sociedade para acabar com esta pandemia. E os fatos — não as alegações — devem ajudar a informar esse esforço.”

Ele acrescentou que quando o Facebook vê desinformação sobre as vacinas Covid-19, “nós agimos contra isso”, e apontou uma pesquisa que a empresa conduziu com Carnegie Mellon que mostra que a grande maioria dos usuários do Facebook nos Estados Unidos foram ou gostariam de ser vacinados.

Ainda assim, o relatório interno de fevereiro de 2021 sobre a prevalência de mensagens antivacinas em comentários do Facebook sugeriu que “o sentimento antivax está superrepresentado em comentários no Facebook em relação à população mais ampla” nos Estados Unidos e no Reino Unido.

“Esta representação excessiva pode transmitir que é normativo hesitar em relação à vacina Covid-19 e encorajar uma maior hesitação à vacina”, afirmou o relatório.

- Procura por profissionais de tecnologia cresce 671% durante a pandemia

Terceira reportagem da série especial Economia Digital mostra como os desenvolvedores são importantes na revolução digital

procura por profissionais de tecnologia cresceu mais de 670% só em 2020. Um dos profissionais mais procurados é o desenvolvedor, fundamental para o avanço da revolução tecnológica em curso.

A terceira reportagem da série especial Economia Digital mostra como novas oportunidades no mercado de trabalho impulsionam a tecnologia brasileira.

No Brasil, desde o início da pandemia, houve 85 mil novas vagas para quem lida com tecnologia. Para algumas funções, em São Paulo, a procura por profissionais em 2020 cresceu mais de 600%.

“Todas as empresas de tecnologia estão recrutando. Ao mesmo tempo, a gente também tem uma revisão do que é o formato de empresa do mundo de hoje”, diz o co-fundador da 99 Jobs, Eduardo Migliano.

Essa revolução digital colocou os profissionais de tecnologia em um novo mundo. Entre as 10 profissões que mais cresceram no Brasil estão analista de sistemas, analista de suporte, analista de business intelligence e desenvolvedor.

A empresa PK XD foi uma das que contrataram muita gente nova para pensar e fazer do mundo virtual um lugar ainda mais interessante.

Nos primeiros quatro meses de 2020, eles atraíram 10 milhões de pessoas para um de seus principais jogos. Hoje, o game já possui 50 milhões de usuários.

“O jogo começou com 8 pessoas, basicamente 4 artistas e 4 programadores”, conta o diretor de tecnologia do PK XD, Charles Barros. “Dessas 8 pessoas, a gente cresceu bastante, chegamos a 100 pessoas no início do ano e, até agora, estamos com quase 200.”

Foi tanta vaga que surgiu de uma vez na área de tecnologia, que as portas se abriram até mesmo para quem estava longe de conseguir um trabalho na própria cidade. O levantamento de uma empresa de identificação digital registrou 163 mil contratações por meios digitais em 2020, um aumento de 87,9% em relação a 2019.

A área de tecnologia também é líder com o maior número de vagas voltadas pra profissionais recém-formados. Os desenvolvedores brasileiros são talentosos e disputados pelo mercado. O problema é quando o mundo paga em dólar ou euro, e quer levar esses profissionais para outros países.

Nesse momento, é a hora de focar no mais importante. Como eles são fundamentais para o crescimento do setor, é preciso entender como segurá-los.

“O dinheiro não é tudo para essa nova geração que está aí, eles querem desafio e propósito. Uma forma de segurá-los aqui na nossa região é oferecer a eles oportunidades de trabalho que os desafios e que sejam alinhados com seus propósitos pessoais”, avalia o presidente da VTEX no Brasil, Rafa Forte.

Fonte: CNN Brasil