Cotidiano

Waldez anuncia pagamento integral do salário aos servidores estaduais e data para o 13º





O governador do Amapá, Waldez Góes, anunciou nesta quinta-feira (28) – véspera do Dia do Servidor Público – o retorno do pagamento integral do salário do funcionalismo público estadual e a data para a segunda parcela do 13º salário de 2021.

Assim, os servidores estaduais voltam a receber integralmente no último dia útil de cada mês. A medida já vale para a próxima sexta-feira, 29, para todo o funcionalismo, referente ao mês de outubro.

Outra novidade anunciada pelo governador é o pagamento da segunda parcela do 13º salário para o dia 15 de dezembro – a primeira parcela foi paga no mês de junho.

Góes afirmou que as medidas só foram possíveis graças ao esforço imprimido pelo governo para colocar as ações de proteção à economia e à vida durante a pandemia de coronavírus,assistindo os mais impactados e pequenos empreendedores e mantendo a organização fiscal do Estado.

Entre as ações, está o Programa Amapá Mais Forte, um pacote econômico implementado em 2020 com ações como: linhas de crédito para reerguer empreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas (MPE); e o Renda Cidadã Emergencial, um auxílio para empreendedores e transportadores escolares.

Para contribuir com a renda das famílias, o Governo implementou programas como o Comida em Casa, que alcança milhares de trabalhadores informais atingidos pelos efeitos da pandemia de covid-19. Outra medida foi a entrega de cartões do Renda Cidadã Emergencial para famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Estado também assegurou a distribuição de cestas de alimentos para famílias de alunos da rede estadual durante as aulas remotas com o Programa Merenda em Casa.

Waldez também destacou que a compreensão dos amapaenses nos momentos de maior restrição de atividades econômicase sociais foi fundamental para as condições mais favoráveis ao final de 2021.

“Mesmo com as dificuldades enfrentadas, complementamos a renda das famílias,distribuímos alimentos e apoiamos os empreendedores durante a pandemia. A volta do pagamento integral dos nossos servidores numa mesma data é um símbolo da nova fase que já estamos vivendo e um grande passo no nosso plano de retomada do crescimento do Amapá, de construção de uma nova economia”, frisou Góes.

O governador ressaltou que a equipe de governo está se dedicando a um plano de retomada do crescimento econômico, visando um novo modelo,baseado na inovação, tecnologia e na bioeconomia.

Góes também anunciou que determinou às equipes de Planejamento e Administração os estudos para a data-base do funcionalismo público do Amapá, referente ao ano de 2022.

- CRDT suspende atendimento na sexta-feira, 29

As atividades serão retomadas na próxima quarta-feira, 03 de novembro, após reformas na estrutura

O Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT) comunica que na sexta-feira, 29, não haverá atendimento ao público. O local passará por reparos na estrutura e as atividades retornam integralmente na próxima quarta-feira, 3, a partir das 8h.

- Ação social da PM leva educação ambiental e orientações de sobrevivência na selva para crianças do Conjunto Habitacional São José
Por: Claudio Morais 

Cerca de 300 crianças, atendidas por projetos sociais da Polícia Militar do Amapá (PM-AP) no Conjunto Habitacional São José e outras localidades da zona sul de Macapá, recebem nos dias 27 e 28 de outubro, lições de cidadania, educação ambiental, além de instruções do que uma criança deve fazer ao se perder na floresta.

As atividades são de iniciativa do 1º Batalhão da PM, instalado dentro do Conjunto São José, e que executa diversos projetos sociais voltados para o esporte e a cidadania. Essa proximidade com a comunidade faz parte do plano de ações integradas do Governo do Amapá para prevenção da violência e combate às organizações criminosas.

O comandante do 1º Batalhão, Ten.Cel. Trajano, destacou o papel social da instituição para a formação, proteção e defesa dos jovens em situação de vulnerabilidade.

“O nosso batalhão tem, tradicionalmente, uma forte presença social como parte do trabalho preventivo contra a violência. Cada criança e adolescente que participa das ações sociais e educativas está menos sujeita à criminalidade e à violência, e exposta desde cedo a bons exemplos”, explicou o comandante.

As atividades fixas do Batalhão Tigre, como também é conhecido o 1ºBPM, incluem aulas de jiu-jitsu, capoeira, muay thai, vôlei e futebol. Em conjunto com o projeto Cidadão Mirim, em parceria com a Unidade de Policiamento Comunitário do Araxá (UPC), ocorrem ainda ações de prevenção às drogas e à violência, e de valorização da vida.

A excursão ao Bioparque nesta quarta-feira, 27,  foi guiada por oficiais da PM em conjunto com os guias do Bioparque da Amazônia.

“É fundamental para a formação dos cidadãos do futuro que eles conheçam os biomas da nossa região, sobretudo para a valorização e preservação da natureza. E com a extensão de florestas que nosso estado possui, fundamental também é conhecer os perigos e como sobreviver a eles”, explicou o subtenente Abimael, que ministrou a palestra sobre sobrevivência na selva aos pequenos.

Pedro Ian, de 11 anos, que participa das atividades do 1º BPM, comemorou a excursão ao parque.

"Eu nunca tinha conhecido um parque, essa experiência está sendo marcante para mim. A parte mais legal foi o que aprendemos sobre sobrevivência na mata, [...] o principal é nunca entrar desacompanhado de um adulto", disse o garoto.

- Com 240 integrantes, delegação amapaense chega ao Rio para os Jogos Escolares Brasileiros 2021

 

Por: Rafael Moreira 

 

O Amapá já está completo para os Jogos Escolares Brasileiros de 12 a 14 anos. Na manhã desta quinta-feira, 28, mais de 150 pessoas, entre atletas, técnicos e coordenadores chegaram ao Rio de Janeiro, onde será realizado a edição 2021 dos JEB's.

A primeira parte da equipe chegou na quarta-feira, 27, na cidade carioca. No total, a delegação amapaense é formada por cerca de 240 integrantes, uma das maiores delegações dos Jogos Escolares.

A competição inicia no sábado, 30, e vai até o dia 5 de novembro. Ainda nesta quinta-feira, a delegação amapaense fará o credenciamento e conhecerá as instalações do Parque Olímpico, onde serão realizadas as disputas.

O Amapá terá representantes nas modalidades individuais: atletismo, badminton, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez e wrestling; e modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de areia.

Os JEB's 2021 são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).

- Governo do Amapá promove treinamento especializado em atendimento pré-hospitalar para socorristas do Samu

Por: Claudia Cavalcanti 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Amapá encerrou nesta quarta-feira, 27, um treinamento de capacitação das equipes que atuam em ambulâncias no Hospital Estadual de Santana (HES) e nas unidades do Samu e Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do município.

O objetivo é capacitar todas as equipes que trabalham no transporte e resgaste de pacientes para que estejam alinhadas quanto às técnicas de atendimento pré-hospitalar de todos os níveis de complexidade, o que irá fortalecer a assistência prestada para a população.

O enfermeiro Elielson Mota, que faz parte do Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu Amapá, explicou que as técnicas ensinadas durante o treinamento são as mais corriqueiras e usadas nos atendimentos.

“O profissional precisa estar preparado para realizar atendimentos de todos os níveis de complexidade, para que o atendimento ao paciente seja mais seguro e rápido, de forma que a vítima seja atendida o mais rápido possível e tenha o mínimo possível de sequelas”, explicou.

O treinamento iniciou na segunda-feira, 25, e envolveu aulas teóricas e práticas com simulações de técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em recém-nascidos, crianças e adultos, imobilização na prancha e fraturas, curativos, colocação de colar cervical, retirada de capacetes automobilístico e atendimentos a pacientes vítimas de quedas ou de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A técnica em enfermagem Ediana Marques, que trabalha no serviço de transporte de pacientes internados no HES, ressaltou que a troca de experiências entre as equipes contribui para ampliar o conhecimento.

“O Samu que já tem protocolos bem definidos, o que é bom para adaptarmos ao nosso trabalho, porque não podemos prever que complicações que o paciente pode desenvolver durante o transporte.  Quanto mais preparada a equipe estiver, melhor ela vai atender o paciente”, disse a servidora.

- Mobilidade Urbana: Linha E será interditada para obras neste sábado, 30

Por: Joyce Batista

A Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) informa que a Linha E da Rodovia AP-440 (KM 9), será interditada neste sábado, 30, entre 7h e 19h, em razão de serviços da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), através da empresa Engefort.

Segundo a Codevasf, o trabalho faz parte da obra em execução no referido ramal. Além disso, haverão funcionários nos dois extremos da via para orientar os usuários da mesma sobre a paralisação provisória.

- Durante encontro em Macapá, Estado e União discutem a implantação de programas federais da Educação

Por: Fernando Carneiro Pereira 

Durante encontro em Macapá, na manhã desta quinta-feira, 28, os Governos do Amapá e Federal discutiram programas e políticas públicas educacionais com os municípios amapaenses.

A agenda, liderada pelo ministro da educação, Milton Ribeiro, e o governador Waldez Góes, com a presença de membros da bancada federal amapaense, também auxiliou os gestores na prestação de contas dos municípios. O atendimento aconteceu no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, no Centro da capital amapaense.

O evento dá continuidade à agenda estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), criada com o intuito de explicar e tirar dúvidas sobre os principais programas e auxiliar os gestores na prestação de contas dos municípios, buscando solucionar os problemas enfrentados por eles.

Segundo o ministro da educação, a agenda é uma forma de resolver questões técnicas que os municípios têm dificuldades em solucionar.

“Nós temos cumprido uma determinação do Governo Federal, saindo dos gabinetes em Brasília para ver o que os prefeitos estão realizando em seus municípios, para que possamos resolver as demandas que eles têm dificuldade com maior facilidade”, afirmou Ribeiro.

Para, Marcelo Ponte, presidente do FNDE, os atendimentos presenciais mostram novas possibilidades de consultas para os gestores municipais.

“Hoje, o Amapá é o 19º estado que visitamos nessa comitiva itinerante. São mais de 1.600 municípios atendidos in loco, e no Amapá pretendemos ajudar as equipes das prefeituras a solucionar demandas de escolas inacabadas, acesso a crédito escolar e ao nosso cardápio de possibilidades para resolução de problemas”, pontuou o presidente.

O governador do estado, Waldez Góes, destacou a visita como importante para o desenvolvimento da educação estadual.

“As nossas políticas educacionais estão bem desenvolvidas e receber o apoio do FNDE é fundamental para dar segmento no avanço dessa pasta, agora devemos alinhar as prefeituras e Governo Federal para os investimentos acontecerem”, disse Góes.

A secretária da educação, Goreth Sousa, ressaltou a importância da formação dos técnicos para acesso aos recursos federais.

“A formação ofertada hoje aos técnicos municipais, reforça a capacidade desses profissionais para que as secretarias de educação não fiquem inadimplentes por algum erro técnico durante o acesso ao recurso e a prestação de contas, assim, podendo captar maiores recursos para seus municípios”, comentou Goreth.

Para o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, a agenda é um indicativo de melhora na captação de recursos educacionais para os municípios.

“Essa visita é uma oportunidade muito grande para tirarmos dúvidas e avançarmos nos cadastramentos de emendas e ganhos para a sociedade, esperamos desenvolver ainda mais com as orientações para captação de recursos”, finalizou Furlan.

As pendências que não foram resolvidas durante o atendimento serão tratadas pela equipe técnica, que posteriormente darão um parecer às prefeituras.

- Desde 2019, Governo já convocou 47 candidatos para o quadro permanente da Agência de Fomentos do Amapá
Por: Emília Borges  

Desde 2019, o Governo do Estado já convocou 47 candidatos aprovados no concurso da Agência de Fomentos do Amapá (Afap), lançado em 2018 para preencher o quadro permanente da instituição, com vagas para cargos efetivos de nível médio e superior. O certame foi homologado em maio de 2019.

A servidora Raniele Juvêncio, 24 anos, foi convocada em 2020 para o cargo de assistente administrativo e conta a alegria que sentiu ao ser aprovada no seu primeiro concurso.

“Quando saiu o gabarito eu fiquei muito feliz porque imaginei que ia passar. A Afap seria o meu primeiro emprego, estágio, tudo. Hoje eu me sustento com o salário daqui”, conta Raniele.

Em plena pandemia a Afap estava contratando novos funcionários para melhorar e ampliar seu atendimento ao público, uma vez que a crise financeira provocada pelo novo coronavírus também precisava ser combatida, como destaca o presidente da instituição, Francisco de Assis.

“Nós precisávamos encontrar soluções para atender a crescente demanda por crédito. Os empreendedores precisavam se adaptar a nova realidade pandêmica e o Estado criou vários programas necessário para lidar com o momento, como o Programa Amapá Mais Forte. Por isso, a mão de obra dos concursados foi essencial neste momento”, explicou Assis.

O presidente ressaltou ainda a reabertura dos postos avançados. A Afap possui três postos para atendimento ao público, distribuídos entre Laranjal do Jari, Santana e Oiapoque.

“Já convocamos servidores para os postos avançados da Afap e esperamos, em breve, estar com todos os postos funcionando plenamente”, comenta Francisco.

Prorrogado em 2021, o segundo concurso público da Afap tem validade até maio de 2023. Com isso, a Afap continua convocando candidatos conforme a demanda da instituição.

Fonte: Portal Governo do Amapá