Cotidiano

Deputado Camilo pede providências para que a CEA resolva a falta de energia





O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) mandou ofício hoje à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) pedindo explicações sobre as constantes interrupções no fornecimento de energia que estão afetando os moradores de Macapá, Santana e os outros municípios do estado. O deputado também questiona se o estado do Amapá está sofrendo racionamento de energia, sem que, de fato, seja anunciado como tal. Os consumidores também reclamam que a oscilação na energia fornecida pela CEA está causando a queima de aparelhos. A Companhia de Eletricidade do Amapá foi privatizada em 25 de julho passado.

Camilo pede que a empresa tenha “agilidade nas providências para que seja reestabelecida a energia elétrica continua, a fim retomar a tranquilidade aos lares amapaenses, uma vez que já enfrentamos outros apagões que causaram prejuízos materiais e psicológicos que ainda atormentam”.

Em novembro do ano passado, 13 dos 16 municípios do Amapá onde vivem quase 90% da população, enfrentou apagão total durante 4 dias e rodízio no fornecimento durante 17 dias, depois da queima de um transformador na principal subestação de rebaixamento do estado, operada por uma empresa privada que não mantinha nenhum transformador de reserva e estava falha com a manutenção. Ainda no período de rodízio, estado enfrentou novo apagão total.
O deputado foi acionado pelas redes sociais e aplicativo de conversação. “Recebemos inúmeros apelos para que busquemos esclarecimentos junto à Companhia de Eletricidade, sobre o que pode estar acontecendo com o abastecimento de energia nestes locais”.

Sizan Luis Esberci
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP)