Aparelho foi apresentado em 23 de outubro de 2001 pelo então presidente da Apple, Steve Jobs
Em 23 de outubro de 2001, Steve Jobs (1955-2011) tirou pela 1ª vez um iPod do bolso no palco de um evento de lançamentos da Apple. Ali era apresentado ao mundo o célebre player, que seria vendido a US$ 399 (valores nominais), com 5GB de armazenamento.
Naquele evento, o presidente da Apple prometia “uma biblioteca de CDs no seu bolso”, já que o iPod comportava até 1.000 músicas de uma vez.
O pequeno aparelho de som portátil alavancou os negócios da empresa de tecnologia californiana e mudou a história do consumo de música pelo mundo. Era o auge da pirataria digital pela internet, quando pipocavam serviços de transmissão de canções sem custo algum.
Os primeiros tocadores de música em formato digital surgiram no final de 1998 e no inicio de 1999. Entre eles, o Personal Jukebox, feito pela Compaq Research. Ele suportava o equivalente a um CD de música e às vezes pulava a faixa se batesse em alguma superfície. A Diamond Multimedia, com sua linha de tocadores MP3, foi a que cativou primeiro o público e despertou a ira do mundo da música.
As gravadoras queriam que a empresa fosse sujeita a uma taxa de mídia e ao pagamento de royalties aos proprietários dos direitos autorais sobre cada dispositivo.
Em outubro de 1999 um juiz do tribunal distrital dos EUA negou à associação de gravadoras norte-americana um pedido de liminar contra o Rio e mais de 200 mil players foram vendidos em seguida.
Steve Jobs viu a decisão como uma oportunidade de lançar um novo produto, com software e design bem resolvidos. Ele estava convencido de que a big techpoderia otimizar o mercado de música digital com sucesso.
A Apple tinha recém-lançado o iTunes, em janeiro de 2001, que possibilitava a extração e gerenciamento de CDs em computadores. A próxima etapa foi a criação de um reprodutor de música.
Jobs era obcecado pelo design limpo e pela funcionalidade do iPod. Já o armazenamento do produto ficou a cargo da japonesa Toshiba, que desenvolveu uma unidade de disco barata de 5GB com capacidade para 1.000 músicas.
As gravados pediram que o dispositivo fosse exclusivo para Macs, já que a Apple respondia por 5% das vendas mundiais de computadores. O sucesso acabou fazendo a big tech convencer as gravadoras a permitir que ele fosse compatível com o Windows. A fatia de mercado só cresceu a partir dali.
O pequeno aparelho — e os megapopulares fones brancos, vistos nas orelhas de celebridades em todo o mundo — virou objeto de desejo nos anos subsequentes. As vendas de iPods ultrapassaram 100 milhões em abril de 2007. Seu pico anual foi em 2008, quando registrou a venda de 54,8 milhões de dispositivos.
A marca, no entanto, já tinha planos na época de “aposentar” os iPods, e em 2007 lançou o iPhone. Hoje, apenas o iPod Touch ainda é fabricado.
Hoje os produtos mais conhecidos da Apple são os iPhones, assim como MacBooks, AirPods, iPads e relógios.
Fonte: Poder360