Cotidiano

Lançamento do 1º iPod completa 20 anos





Aparelho foi apresentado em 23 de outubro de 2001 pelo então presidente da Apple, Steve Jobs

Em 23 de outubro de 2001, Steve Jobs (1955-2011) tirou pela 1ª vez um iPod do bolso no palco de um evento de lançamentos da Apple. Ali era apresentado ao mundo o célebre player, que seria vendido a US$ 399 (valores nominais), com 5GB de armazenamento.

Naquele evento, o presidente da Apple prometia “uma biblioteca de CDs no seu bolso”, já que o iPod comportava até 1.000 músicas de uma vez.

O pequeno aparelho de som portátil alavancou os negócios da empresa de tecnologia californiana e mudou a história do consumo de música pelo mundo. Era o auge da pirataria digital pela internet, quando pipocavam serviços de transmissão de canções sem custo algum.

Os primeiros tocadores de música em formato digital surgiram no final de 1998 e no inicio de 1999. Entre eles, o Personal Jukebox, feito pela Compaq Research. Ele suportava o equivalente a um CD de música e às vezes pulava a faixa se batesse em alguma superfície. A Diamond Multimedia, com sua linha de tocadores MP3, foi a que cativou primeiro o público e despertou a ira do mundo da música.

As gravadoras queriam que a empresa fosse sujeita a uma taxa de mídia e ao pagamento de royalties aos proprietários dos direitos autorais sobre cada dispositivo.

Em outubro de 1999 um juiz do tribunal distrital dos EUA negou à associação de gravadoras norte-americana um pedido de liminar contra o Rio e mais de 200 mil players foram vendidos em seguida.

Steve Jobs viu a decisão como uma oportunidade de lançar um novo produto, com software e design bem resolvidos. Ele estava convencido de que a big techpoderia otimizar o mercado de música digital com sucesso.

A Apple tinha recém-lançado o iTunes, em janeiro de 2001, que possibilitava a extração e gerenciamento de CDs em computadores. A próxima etapa foi a criação de um reprodutor de música.

Jobs era obcecado pelo design limpo e pela funcionalidade do iPod. Já o armazenamento do produto ficou a cargo da japonesa  Toshiba, que desenvolveu uma unidade de disco barata de 5GB com capacidade para 1.000 músicas.

As gravados pediram que o dispositivo fosse exclusivo para Macs, já que a Apple respondia por 5% das vendas mundiais de computadores. O sucesso acabou fazendo a big tech convencer as gravadoras a permitir que ele fosse compatível com o Windows. A fatia de mercado só cresceu a partir dali.

O pequeno aparelho — e os megapopulares fones brancos, vistos nas orelhas de celebridades em todo o mundo — virou objeto de desejo nos anos subsequentes. As vendas de iPods ultrapassaram 100 milhões em abril de 2007. Seu pico anual foi em 2008, quando registrou a venda de 54,8 milhões de dispositivos.

A marca, no entanto, já tinha planos na época de “aposentar” os iPods, e em 2007 lançou o iPhone. Hoje, apenas o iPod Touch ainda é fabricado.

Hoje os produtos mais conhecidos da Apple são os iPhones, assim como MacBooks, AirPods, iPads e relógios.

Fonte: Poder360