Cotidiano

Município de Amapá será simbolicamente a capital do Estado nesta sexta-feira, 22





O Governo do Estado oferece ações de saúde e empreendedorismo na programação que marca os 120 anos do município de Amapá nesta sexta-feira, 22. Na data, a cidade será, simbolicamente, a capital do Amapá.

O evento, em parceria com a Prefeitura Municipal, também terá ações de fomento à agricultura familiar, aula inaugural do Programa Amapá Jovem, além de entregas e anúncios de novos investimentos. A programação finaliza com um show em homenagem à cidade.

A transferência simbólica da capital ocorre por decreto assinado pelo governador Waldez Góes em 2009 e se dá em comemoração ao aniversário de criação do município e sua importância para a formação histórica do território brasileiro como se conhece atualmente.

“[É uma] homenagem à resistência histórica do povo amapaense na luta pela posse de terras no extremo norte do país”, justificou o governador no documento.

Outro decreto do governador em reconhecimento da cidade de Amapá foi a sanção da lei que torna 15 de maio, Dia de Cabralzinho, feriado estadual.

História

Ao amanhecer do dia 15 de maio, a Vila do Espírito Santo do Amapá – hoje o município de Amapá – foi invadida por uma tropa da Legião Estrangeira, vinda de Caiena, capital do território ultramarino da Guiana Francesa.

A organização militar francesa era conhecida por agregar homens de várias nacionalidades, sem nenhum tipo de seleção para entrar, por isso, muitos criminosos procurados pelas justiças de seus países encontravam na Legião Estrangeira um refúgio protegido pelas leis internacionais.

À época o Amapá formava uma região de Contestado Franco-Brasileiro. Após a batalha, a República reconheceu o heroísmo de Cabralzinho e seus comandados. O Laudo Suíço, em 1900, ratificou o Rio Oiapoque como fronteira franco-brasileira e pôs fim ao litígio. No ano seguinte, em 22 de outubro de 1901, a lei nº 798 criou a cidade de Montenegro, que em 1903, volta a receber a denominação de Amapá até os dias atuais.

Programação

05:00 às 06:00 horas - Alvorada festiva

08:00 às 09:00 horas - Declaração de instalação da Sede do Governo na Cidade de Amapá.
Local: Galpão em frente a Escola Estadual Vidal de Negreiros.

08:30 às 17:00 horas - Atendimento com serviços do Superfácil Empreendedor; Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) e; da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

  • Feira Itinerante da Agricultura Familiar – 15 boxes para exposição e comercialização de produtos, além da ministração de cursos de fotografia e de empreendedorismo, realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap);
  • Pré-cadastro de novos beneficiários para acesso ao Programa Renda Para Viver Melhor, da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims);
  • Atendimento na Carreta do Amor em alusão à campanha Outubro Rosa, realizado pela Sesa em parceria com o Hospital do Amor.
  • Atendimento psicológico na Unidade Móvel da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM); Local: Escola Estadual Vidal de Negreiros e Galpão em frente a escola.

09:00 às 09:30 horas - Entrega da pavimentação em blocos da Avenida Novo Horizonte, no bairro Bom Sossego, realizada com emenda do deputado Roberto Góes.

10:00 às 11:00 horas - Aula inaugural para 200 jovens beneficiários da 7ª chamada do Programa Amapá Jovem.
Local: Quadra da Escola Vidal de Negreiros.

11:00 às 12:30 horas - 

  • Entrega dos livros didáticos para os alunos da rede municipal de ensino.
  • Entrega dos kits da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a Escola Estadual Veiga Cabral.
  • Entrega dos livros de Língua Inglesa para alunos das Escolas Veiga Cabral, Maria Esmeralda e Rozendo Nascimento.
  • Entrega de materiais e equipamentos para a Escola Vidal de Negreiros.
  • Assinatura do convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento das Cidades (SDC) e Prefeitura Municipal de Amapá (PMA) para limpeza da cidade.
  • Assinatura do convênio entre SDC e PMA para urbanização do entorno do Estádio Júlio Vieira dos Santos.
    Local: Galpão em frente a Escola Vidal de Negreiros.

14:00 às 15:30 horas - Roda de conversa do governador com os acadêmicos do pólo da Universidade Estadual do Amapá – Região dos Lagos
Local: Auditório da Escola Vidal de Negreiros.

16:00 às 17:30 horas – Visita a Comunidade do Piquiá

Entrega de 20 cheques no valor total de R$ 145.900,00 para para produtores da agricultura familiar através do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI) da SDR.
Visita às obras da rede de distribuição de água realizadas pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).
Anúncio da pavimentação com bloquetes de 1,2 km de ruas da comunidade do Piquiá.
20:00 às 00:00 horas – Show do Aniversário do Município

Fonte: Portal Governo do Amapá