Saúde

Confira os públicos atendidos pela vacinação contra Covid-19 nesta sexta-feira (22) em Macapá





Podem receber a vacina os cidadãos aptos a 1ª, 2ª e 3ª dose de Coronavac, Astrazeneca e Pfizer.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

As ações de vacinação contra a Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde atendem diversos públicos nesta sexta-feira (22). Os imunizantes estão disponíveis em pontos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade Covid Santa Inês e pontos fixos de drive-thru.

Confira abaixo horários e pontos de vacinação de cada público:

• Públicos nas Unidades Básicas de Saúde

1ª dose para o público em geral com mais de 18 anos
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
2ª dose para adolescentes com comorbidades que estão no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 50 anos + com comorbidades

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Álvaro Corrêa, UBS Novo Horizonte
UBS Marcelo Cândia, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro
UBS Rosa Moita, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 50 anos + com comorbidades.

As comorbidades consideradas para a vacinação contra a Covid-19 são aquelas doenças pré-existentes incluídas na lista do Programa Nacional de Imunização (PNI), tais quais: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Nesta fase, a imunização também estará disponível para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down.

• Públicos nos pontos de drive-thru

1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento

Atendimento de 9h às 15h:

Drive-thru Zerão
Drive-thru Praça Floriano Peixoto
Drive-thru Curiaú
Drive-thru Marabaixo

• Públicos da Unidade Covid Santa Inês – 9h às 15h

1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 50 anos + com comorbidades

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 50 anos + com comorbidades.

• 3ª dose para profissionais da Saúde

Unidade Covid Santa Inês – das 9h às 15hAtendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Álvaro Corrêa, UBS Novo Horizonte
UBS Marcelo Cândia, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro

UBS Rosa Moita, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

Documentos para este público

Comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição), carteira de vacinação ou declaração do ConecteSUS e documento oficial com foto.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para os profissionais da saúde.

• Públicos nas UBSs Congós e Perpétuo Socorro

1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
2ª dose de Pfizer para aqueles estão com o prazo de recebimento até 25/10
3ª dose para idosos de 60 anos +

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h. O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante verão ter a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.

As pessoas com 50 anos + com comorbidades deverão apresentar um laudo médico que comprove a sua condição e os adolescentes entre 12 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável.

Confira outras notícias:

- Avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio avançam na sinalização; sistema binário passa a funcionar em 30 de outubro

Realocação de semáforos e placas e pintura de faixas e centralização fazem parte dos serviços. Os trabalhos estão sendo feitos em parceria com representantes do bairro Alvorada.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

As avenidas Cora de Carvalho e Padre Júlio Maria Lombaerd funcionarão no sistema binário a partir do dia 30 de outubro. A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) segue sinalizando as vias – vertical e horizontal – com realocação de semáforos e placas e pintura de faixas e centralização.

As vias serão convertidas em paralelas de mão dupla, cada uma com um sentido único. A avenida Padre Júlio será sentido Oeste/Leste (da Rod. Duca Serra à Rua São José) e avenida Cora de Carvalho sentido Leste/Oeste (da São José à Duca Serra).

As avenidas recebem ainda trabalhos como o tratamento urbanístico dos eixos estruturais, implantação de passeios públicos, mobiliários urbanos como abrigos de ônibus, sinalização viária das travessias, fiscalização eletrônica de velocidade, mediação de trafego através de semaforização automatizada.

Os trabalhos estão sendo concretizadas em parceria com representantes do bairro Alvorada, até que o Estado possa fazer a intervenção final na Duca Serra.

O sistema binário terá como objetivo estratégico aumentar a segurança viária com a diminuição de movimentos na pista, reduzindo assim zonas de conflito e o número de acidentes; evitando colisões frontais e diminuindo o tempo de transporte, uma vez que essas vias serão preferenciais, aumentando o volume de pessoas e veículos que circularão no trecho.

“As alterações são significativas no trânsito da capital, permitindo que as vias desafoguem o volume de tráfego em horários de pico, favorecendo a mobilidade para o transporte coletivo, motoristas particulares e de carga, assim como pedestres e ciclistas”, explica o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas.

Sistema Binário
A implantação do sistema está inserida no planejamento da mobilidade urbana previsto no plano diretor de desenvolvimento urbano e ambiental, assim como nos estudos sobre transportes e trânsito da CTMac realizados entre 2015 e 2018, que preveem hierarquização das vias de Macapá. 

Essa hierarquização se dá, inclusive, pela criação de um sistema de eixos viários estruturantes, no formato binários, que priorizam os investimentos de infraestrutura e manutenção, devendo-se ainda, incluir, mediante estudos, corredores de transporte coletivo.

- Servidores do MacapaTur recebem capacitação voltada ao Plano Municipal de Turismo

A formação acontece de 20 a 30 de outubro e orienta para a captação de recursos, desenvolvimento turístico e as etapas de planejamento.

Por Viviane Monteiro - Instituto Municipal de Turismo

O Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) deu início nesta quarta-feira (20)  à capacitação sobre o Plano Municipal de Turismo, ministrado pelo turismólogo Cálidon Costa. A formação acontece de 20 a 30 de outubro e orienta para a captação de recursos, desenvolvimento turístico e as etapas de planejamento.

Voltado aos servidores do MacapaTur e demais gestores do turismo no município, a capacitação é gratuita na escola municipal Hildemar Maia, no bairro Trem, zona Sul de Macapá.

“Estamos fazendo curso de para que os gestores do município possam compreender todas as etapas de Plano Municipal de Turismo; uma ferramenta fundamental, não só para o desenvolvimento do turismo, mas também para a captação de recursos e para que se tenha uma linha de raciocínio das ações turísticas ao longo dos anos. É o plano municipal que estabelece as diretrizes que cada município vai adotar nos anos seguintes e assim ter uma continuidade às políticas voltadas para o turismo”, explica o diretor-presidente do MacapaTur, Benício Pontes,

A capacitação vai qualificar os servidores para o desenvolvimento, planejamento e elaboração de projetos para impulsionar o turismo local, assim como elaboração de seminários e gestão pública de turismo.

Segundo Cálidon Costa, que ministra o curso, todas as ações que são possíveis de se realizar terão processo de construção coletiva, quando o gestor público que já compreende sobre gestão e compreende seus colaboradores, tem o apoio incondicional do trade turístico e também dos setores.

“A intenção do curso nada mais é do que demonstrar as fase de um plano e fazer entender a importância de fato do Plano Municipal do Turismo, que, além de ser norteador, serve para a tomada de decisões e para ações que são realizadas e construídas em conjunto para melhorar e fazer com que o turismo da cidade de Macapá seja muito mais desenvolvido”, disse Cálidon.

Durante a qualificação serão abordados os conteúdos:

Gestão e Gestor Público de Turismo;

Planejamento Turístico;

Responsáveis pela elaboração do PMT;

Planejamento do PMT; 

Equipe de Colaboradores: seleção dos representantes, sensibilização e documentação do PMT;

Metodologia e Cronograma do PMT;

Processo de Elaboração do PMT;

Delineamento do PMT;

Convocação e elaboração dos Seminários;

Resultado dos Seminários;

Programas, Metas, Diretrizes, Objetivos e ações;

Roteiro e descrição do PMT;

Validação lei que institui o PMT;

Entrega final do PMT.

- Cras alegria promove ação social dedicada aos idosos

A atividade contou com a parceria da Semsa para oferta de serviços de saúde.

Por - Secretaria Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou nesta quinta-feira (21) uma programação especial voltada para os idosos que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alegria, no bairro Pedrinhas. As atividades contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Os idosos foram atendidos com verificação de pressão arterial e teste de glicemia, além de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, com o tema “Cuidando da Saúde Física e Mental”. A atividade foi realizada em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) da Unidade Básica Pedrinhas, coordenado pela Semsa.

“A proposta é que esse tipo de ação ocorra pelo menos duas vezes ao mês. Para novembro já temos outras atividades programadas e a intenção é ampliar ainda mais, fortalecendo e aumentando o vínculo entre esses idosos”, explicou o coordenador do Cras, Ivanildo Ferreira.

Além da palestra, os idosos participaram de atividades de relaxamento, com a prática de exercícios e dinâmicas de grupo, que podem ser executadas diariamente por eles no próprio ambiente familiar.

“Essa atividade de alongamento é justamente o que os idosos precisam dentro da sua vida cotidiana. Muitos deles não têm a oportunidade de estar em um centro de reabilitação ou de fisioterapia, então trouxemos alguns exercícios de alongamento e de respiração, ensinando-os a praticá-los de forma correta e simples em casa. São exercícios que irão contribuir para a melhoria da saúde e disposição. Com alongamentos diários eles poderão ter um dia mais tranquilo, mais produtivo, com mais disposição e muito mais feliz”, destacou o técnico, Jairo Saraiva.

Seu Domingo dos Santos participou pela primeira vez da atividade e comentou com entusiasmo a alegria de participar do momento.

“Eu fiquei sabendo dessa atividade por acaso, vim ao Cras para atualizar meu CadÚnico esses dias e me convidaram a participar. Essa é a minha primeira vez e estou gostando muito, espero que ocorra mais vezes. Essas atividades e outros benefícios que venham, são muito importantes. Estou muito contente de estar aqui hoje”, concluiu.

- Lei Aldir Blanc: Fumcult realiza escuta pública com segmentos culturais

A roda de conversa acontece nesta sexta-feira (22) na sede do bloco A Banda.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) realiza nesta sexta-feira (22) uma escuta pública com segmentos culturais sobre a execução dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc. O objetivo é alinhar com os artistas a composição do edital que deve ser lançado até o fim do mês.

Em janeiro deste ano, o governo federal autorizou a manutenção dos recursos da Lei Aldir Blanc que não tenham sido empenhados e inscritos em restos a pagar em 2020. Com o comunicado, estados e municípios mantiveram os recursos nas contas geradas para operacionalização da lei, e agora estarão disponíveis para novo edital.

A Fumcult tem em conta de restos a pagar o valor de R$1.491.000,00, que segundo o presidente Olavo Almeida, será investido por meio de edital em alinhamento com os artistas.

“Vamos discutir a execução desse valor que temos em caixa e promover políticas públicas tendo como parceiros os artistas de Macapá. Não é um grande valor, mas será investido da forma mais justa possível”, ressaltou o presidente.

Projeto
Para a utilização desse saldo remanescente, a Prefeitura de Macapá enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que autoriza a execução do recurso. O projeto está em tramitação no parlamento municipal.

Roda de conversa
Artistas dos mais diversos segmentos são convocados para a escuta pública da Fumcult. O edital deve ser lançado até o fim do mês de outubro. A consulta ocorre às 18h no auditório da sede do bloco A Banda, localizado na Avenida Ernestino Borges, no Laguinho.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá