Cotidiano

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta-feira (21) para vários públicos de Macapá





As ações contemplaram a aplicação da primeira e segunda dose, além do reforço para idosos, pessoas acima de 50 anos com comorbidade e profissionais da saúde.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

A Prefeitura de Macapá continua a vacinação que alcança vários públicos da capital. Nesta quinta-feira (21), as ações para aplicação da primeira e segunda dose, além da dose de reforço será realizada em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade Covid Santa Inês e pontos fixos de drive-thru.

Confira abaixo horários e pontos de vacinação de cada público:

• Públicos nas Unidades Básicas de Saúde

1ª dose para o público em geral com mais de 18 anos
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
2ª dose para adolescentes com comorbidades que estão no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 50 anos + com comorbidades

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Álvaro Corrêa, UBS Novo Horizonte
UBS Marcelo Cândia, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro
UBS Rosa Moita, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 50 anos + com comorbidades.

As comorbidades consideradas para a vacinação contra a Covid-19 são aquelas doenças pré-existentes incluídas na lista do Programa Nacional de Imunização (PNI), tais quais: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Nesta fase, a imunização também estará disponível para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down.

• Públicos nos pontos de drive-thru

1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento

Atendimento de 9h às 15h:

Drive-thru Zerão
Drive-thru Praça Floriano Peixoto
Drive-thru Curiaú
Drive-thru Marabaixo

• Públicos da Unidade Covid Santa Inês – 9h às 15h

1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 50 anos + com comorbidades

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 50 anos + com comorbidades.

• 3ª dose para profissionais da Saúde

Unidade Covid Santa Inês – das 9h às 15h

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Álvaro Corrêa, UBS Novo Horizonte
UBS Marcelo Cândia, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro
UBS Rosa Moita, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

Documentos para este público
Comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição), carteira de vacinação ou declaração do ConecteSUS e documento oficial com foto.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para os profissionais da saúde.

• Públicos nas UBSs Congós e Perpétuo Socorro

1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
2ª dose de Pfizer para aqueles estão com o prazo de recebimento até 25/10
3ª dose para idosos de 60 anos +

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h. O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante verão ter a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.

As pessoas com 50 anos + com comorbidades deverão apresentar um laudo médico que comprove a sua condição e os adolescentes entre 12 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável.

Confira outras notícias:

- Prefeitura de Macapá oferta atendimento do CadÚnico em ação itinerante da Justiça no Bailique

O Cadastro Único é um dos serviços mais procurados pelos cidadãos durante a ação.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

Nesta semana, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), acompanha a ação itinerante do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) no distrito do Bailique. O Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal é o serviço oferecido pela pelo Município durante a ação e um dos mais procurados pelos cidadãos. Nos três primeiros dias, mais de 130 atendimentos foram realizados.

A jornada iniciou na última segunda-feira (18) e finalizará no dia 22. Nos dias 18, 19 e 20 de outubro os trabalhos se concentram no posto fixo do TJAP, localizado na Vila Progresso. A partir desta quinta-feira (21), a ação itinerante segue para a comunidade Porto Fábrica. Na sexta-feira (22), os serviços serão oferecidos na comunidade de Itamatatuba. Em ambos os dias, os atendimentos serão prestados no interior do barco João Bruno II.

A 140ª edição da Jornada Fluvial ao Arquipélago do Bailique tem o objetivo de levar a jurisdição e outros serviços essenciais às comunidades mais distantes da capital. Conciliações, audiências, estudos sociais, fiscalização do Comissariado da Infância e Juventude; habilitação de seguro desemprego, aposentadorias, emissão da Carteira de Trabalho e CPF; atendimento de CadÚnico; atendimento ao empreendedor; oitivas da Polícia Civil e orientação e notificação expedida pelo Conselho Tutelar são alguns dos atendimentos oferecidos pelo TJAP no Bailique.

Sidiane dos Santos da Silva, de 23 anos, reside na comunidade Macedônia. Beneficiária do programa Bolsa Família, ela fez a atualização cadastral durante a ação.

“Eu acho que o atendimento do Bolsa melhorou muito aqui no Bailique porque a equipe vem na Itinerante da Justiça, mas também a gente pode ser atendido aqui durante todo o tempo. Isso foi um avanço gigantesco que a Prefeitura trouxe para a população daqui”, opinou a dona de casa.

O cidadão que precisar de atendimento de CadÚnico no Bailique basta agendar pelo telefone 99160-5469. O serviço funciona de segunda a sexta, das 08h às 14h, no prédio do projeto Doce Lar, na Vila Progresso.

- Secretaria de Ordenamento Urbano notifica estabelecimentos por obstrução de calçada no centro de Macapá

A ação aconteceu em comércios, restaurantes, sorveterias, lanchonetes e boxes da praça Zaguri.

Por Alexssandro Lima - Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano

As secretarias municipais de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) e de Meio Ambiente (Semam), com apoio da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), fizeram a notificação e retirada de empreendedores que atuavam de forma irregular na região central da cidade, obstruindo o passeio público.

A ação aconteceu em comércios, restaurantes, sorveterias, lanchonetes e boxes da praça Zaguri. Mas  também percorre diversos bairros da capital com o intuito de coibir o uso inapropriado de solo e para que esses empreendedores entendam que não podem obstruir pontos usados para o trânsito de pedestres.

“Realizamos as fiscalizações de obstrução de calcadas periodicamente, já faz parte do dia a dia da secretaria. Muitas denúncias chegam e precisamos resolver, pois existem estabelecimentos utilizando a calçada como extensão do seu empreendimento, obstruindo as calçadas com produtos para vender e também ocupando com mesas e cadeiras”, disse o gestor da Semhou, Rafael Martins.

“Já notificamos e esse trabalho de educação vem sendo feito com frequência, não podemos mais permitir que o passeio público seja obstruído. Dessa vez tivemos que tomar medidas drásticas e fazer o recolhimento e apreensão de mesas e cadeiras”, ressaltou Rafael.

Ainda de acordo com o secretário da Semhou, esta ação foi mais uma vez focada na orientação dos proprietários para que retirassem mesas e cadeiras das calçadas.

“Para o empreendedor que queira utilizar parte da calcada, é possível entrar com pedido de ocupação de solo na Semhou. Esse pedido será analisado e poderá ser deferido, caso a calçada tenha espaço suficiente e for constatado que não irá atrapalhar os pedestres”, finaliza o secretário.

- Prefeitura oferta curso básico de libras para professores da rede municipal de ensino

Treinamento possui carga horária de 60 horas. O objetivo é propagar o conhecimento em Libras para professores do Atendimento Educacional Especializado e do ensino regular.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação 

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferta 25 vagas em um curso presencial da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nível 01 para servidores da rede municipal de ensino. O treinamento terá carga horária de 60 horas e ocorrerá de 25 de outubro a 31 de novembro. Estão inscritos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do ensino regular.

O objetivo do curso é propagar o conhecimento em Libras a partir da vivência prática e do vocabulário básico para a comunicação com os surdos, além de desenvolver o básico da conversação por meio de dinâmicas, vídeos, exercícios e vivência.

“A gente acredita que um profissional bem treinado consegue oferecer um serviço mais humanizado e inclusivo. Então esta é mais uma ação da prefeitura que vem no sentido de trabalhar a formação continuada dos profissionais da Educação e a inclusão dos estudantes com deficiência”, frisou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

O curso ocorrerá nas segundas, terça e quartas, das 19h às 21h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nascimento, localizada na Rua Marcelo Cândia, 615, Santa Rita.

Capacitação Internacional
Fruto de uma parceria entre a Semed e o Instituto Perkins Internacional, um outro curso voltado a professores do AEE e do ensino regular está em execução no momento.

Com início em 20 de setembro e término em 29 de novembro, o curso ‘Educação de Estudantes com Deficiência Múltipla e Deficiência Sensorial (DMU/DS) – Nível Básico’ pretende melhorar a qualidade da educação e inclusão de crianças e jovens com deficiência visual, deficiência múltipla e surdocegueira.

A formação é realizada na modalidade de Educação à Distância (EaD) e possui carga horária de 80 horas.

- Cartão auxilio-alimentação para pessoas LGBTQIA+ em vulnerabilidade social; Lista de beneficiários é divulgada

Apenas pessoas cadastradas no CadÚnico que atenderam aos critérios necessários receberão o benefício neste primeiro momento.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Em ação conjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh) e Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através da Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade. Ao todo, foram 22 pessoas LGBTQIA+ cadastradas no CadÚnico, que estão em situação de vulnerabilidade social, e serão atendidas com o cartão de auxilio-alimentação.

LISTA DE BENEFICIARIOS APTOS

O benefício estará disponível em breve e faz parte das atividades continuadas da campanha ‘Macapá Contra a LGBTfobia’ – lançada em maio pela Prefeitura, em alusão à data nacional de combate à violência como o público.

A contemplação das pessoas LGBTQIA+, aptas ao benefício, aconteceu de acordo com a análise feita pelo Ministério Público, atendendo os critérios necessários para a seleção, através do Cadastro Único (CadÚnico) feito durante as ações realizadas na campanha contra LGBTfobia.

“É de extrema importância garantir dignidade à população LGBTQIA+, pois muitos deles e, principalmente, os selecionados, estiveram passando momentos de muita dificuldade em decorrência da pandemia, inclusive em situação de vulnerabilidade social. Os benefícios eventuais oferecidos pelo CadÚnico são direitos do cidadão e a inclusão da população nestes programas é a garantia disso”, destacou o coordenador da Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade (Copdi), Edem Jardim.

Campanha contra LGBTfobia
Desde maio, a campanha tem beneficiado a população LGBTQIA+ com os serviços essenciais de assistência e saúde. No início foram mais de 70 pessoas cadastradas no CadÚnico e, com o decorrer das ações, os benefícios eventuais foram sendo entregues aos selecionados. Dentre os serviços ofertados: vale-gás e cestas-básicas foram entregues à população LGBTQIA+, além de ações de saúde e transmissões ao vivo com rodas de conversa em datas alusivas às lutas da comunidade.

- Palco do tradicional futebol macapaense, arena da praça Chico Noé começa a receber grama sintética

As arenas Boné Azul, Murici e Fazendinha também estão em processo de revitalização. Além do gramado sintético, locais recebem serviços de drenagem, pintura, e reparos na iluminação.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

O novo gramado sintético já pode ser visto na arena Paulinho Tupinambá, na praça Chico Noé, no bairro Laguinho, que tem anos de tradição no futebol amapaense. A obra, que é esperada ansiosamente pelos moradores do local, já recebeu os serviços de revitalização com pintura e drenagem e tem previsão de entrega para o mês de novembro. 

Marionaldo Azevedo, vice-presidente e diretor de esporte da Associação de Moradores Clube dos Trinta, acompanha o andamento da obra. A associação tem 24 anos de existência e teve como seu primeiro presidente o Paulinho Tupinambá. O clube dos trinta faz parte das 12 associações do bairro que utilizam o campo.

“Estamos todos ansiosos, os representantes das associações estão sempre olhando a obra, tem gente vindo no campo de manhã, de tarde e de noite. E para comemorar a inauguração já estamos planejando a nossa comemoração com uma partida especial”, disse o vice-presidente. 

A obra já tem mais de 90% dos serviços concluídos e é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). Todos os serviços custarão R$ 1,1 milhão com recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre (DEM).

“Além do lazer, o esporte tem valor social para a comunidade que recebe uma obra dessa. Será um espaço completo e moderno para os campeonatos, os projetos sociais, prática de atividade física em geral. Essa é a nossa maior arena em processo de revitalização e em breve vamos entregar para uso”, disse o subsecretário de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos.  

Outras arenas em reforma
Para incentivar a prática esportiva, desde o início do ano a Prefeitura de Macapá entregou quatro arenas esportivas nos bairros Muca, Zerão, Santa Inês e Pantanal, que vão atender projetos sociais e campeonatos comunitários. 

Outras arenas passam por revitalização: no bairro Boné Azul, a obra está com 55% dos serviços concluídos e foi orçada em R$ 346 mil. A arena Murici também tem mais da metade das etapas de execução finalizadas e custará R$ 368 mil. Dessas, a arena da Fazendinha é a mais avançada, com 70% dos serviços concluídos e custará R$ 775 mil. Todas essas obras são executadas com recursos destinados pelo Senador Davi Alcolumbre (DEM).

“Além das arenas que estão em execução atualmente em Macapá, nós aprovamos junto ao Ministério da Defesa outras seis novas arenas. Esses projetos estão em fase de ajustes e em breve irão para licitação. Estão nesse pacote a arena na praça Nossa Senhora de Fátima e as arenas nos bairros Novo Horizonte, Zerão, Jardim Felicidade 2, Lago da Vaca e Pedrinhas”, finalizou o subsecretário.

- Prefeitura de Macapá, Sesa e Iapen realizam testagem rápida em reeducandos do sistema prisional

Testes de HIV, covid-19, sífilis, hepatite B e C, malária, hanseníase, tuberculose, além de aferição de pressão, peso e altura foram realizados.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Os reeducandos que cumprem pena no Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen) receberam atendimentos de saúde e testagem rápida. A Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participou da ação em parceria com o Governo do Estado.

Testes de HIV, sífilis, hepatite B e C, malária, hanseníase, tuberculose, aferição de pressão, peso e altura, além do teste rápido para Covid-19 foram realizados.

Os serviços serão seguirão durante a semana. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Iapen já realizaram a ação em outros anos, mas essa é a primeira vez que a Prefeitura colabora na iniciativa.

A ação de testagem rápida dentro da penitenciária segue as determinações asseguradas por lei que garantem serviços de saúde para pessoas que estiverem reclusas da sociedade. De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, o trabalho desenvolvido garante segurança para os apenados, familiares dos apenados e ainda para os agentes penitenciários.

“Com o objetivo de prevenir a saúde de todos, a Prefeitura de Macapá, através desta parceria, desenvolve ações que beneficiam todas as pessoas sem distinção. O acesso à saúde é um direito do cidadão”, destacou a gestora.

O educador penitenciário e enfermeiro, Roosevelt Pureza, ressalta que esta é uma ação executada todos os anos.

“Essa é uma ação integrada de multitestagem que objetiva alcançar o maior número de detentos possíveis. Pretendemos continuar a parceria com o município e disponibilizar mais testes para os apenados. O trabalho acontece todos os anos, mas essa é a primeira vez que o município participa”, acrescentou.

Atualmente, o Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen) possui cerca de dois mil internos entre homens e mulheres. Fornece alimentação três vezes ao dia para os reeducandos e assegura assistência médica, odontológica, psicológica, social, educacional e jurídica, bem como assistência material com kis de higiene pessoal.

Fonte: Prefeitura de Macapá