Cotidiano

Confira os públicos atendidos pela vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira (19) em Macapá





A Secretaria Municipal de Saúde organiza ações para aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose em diversos pontos da capital.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá realiza ações para vacinação contra a Covid-19 da população em pontos espalhados em todas as zonas da capital nesta terça-feira (19). O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é ampliar o acesso à vacina e avançar com a imunização.  

Confira abaixo horários e pontos de vacinação de cada público:

Públicos nas Unidades Básicas de Saúde
1ª dose para o público em geral com mais de 18 anos
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos +
3ª dose para pessoas com 50 anos + com comorbidades

Atendimento de 8h as 12h e das 14h às 18h:

UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Álvaro Corrêa, UBS Novo Horizonte
UBS Marcelo Cândia, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro
UBS Rosa Moita, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 50 anos + com comorbidades.

As comorbidades consideradas para a vacinação contra a Covid-19 são aquelas doenças pré-existentes incluídas na lista do Programa Nacional de Imunização (PNI), tais quais: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Nesta fase, a imunização também estará disponível para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down.

Públicos nos pontos de drive-thru
1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento

Atendimento de 9h às 15h:

Drive-thru Zerão
Drive-thru Praça Floriano Peixoto
Drive-thru Curiaú
Drive-thru Marabaixo

Públicos da Unidade Covid Santa Inês – 9h às 15h
1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
1ª dose para público em geral com 18 anos +
2ª dose de Pfizer para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Astrazeneca para quem está com período de recebimento até 25/10
2ª dose de Coronavac para quem está no período de recebimento
3ª dose para idosos com 60 anos 
3ª dose para pessoas com 50 anos + com comorbidades

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos e 21 dias para 50 anos + com comorbidades.

3ª dose para profissionais da Saúde
Unidade Covid Santa Inês – das 9h às 15h

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:
UBS Brasil Novo, UBS BR-210, UBS Álvaro Corrêa, UBS Novo Horizonte
UBS Marcelo Cândia, UBS Pedro Barros, UBS Pedrinhas, UBS Raimundo Hozanan, UBS Padre Raul Matte, UBS Leozildo Fontoura, UBS São Pedro
UBS Rosa Moita, UBS Marabaixo, UBS Cidade Nova e UBS Pacoval.

Documentos para este público
Comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição), carteira de vacinação ou declaração do ConecteSUS e documento oficial com foto.

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para os profissionais da saúde.

Públicos vacinados com Pfizer
1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos
2ª dose de Pfizer para aqueles estão com o prazo de recebimento até 25/1
3ª dose para idosos de 60 anos +

Atendimento de 8h às 12h e das 14h às 18h:

UBS Congó
UBS Perpétuo Socorro

O tempo mínimo entre a 2ª e 3ª dose é de 5 meses para idosos.

Documentos
Para receber o imunizante, é necessário apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação.

O público que receberá a 2ª dose deve apresentar a carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Já as pessoas que receberão a 3ª dose do imunizante verão ter a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.

As pessoas com 50 anos + com comorbidades deverão apresentar um laudo médico que comprove a sua condição e os adolescentes entre 12 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável.

 

Confira outras notícias:

- SOS Bailique: Chegam os primeiros 6 mil fardos de água mineral enviados pela Prefeitura de Macapá

A ajuda humanitária socorre os moradores do arquipélago que sofrem com o avanço do oceano na região. A Secretaria de Mobilização iniciou uma campanha para doação de água.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá montou uma força-tarefa para enviar água potável às comunidades da região do Bailique, que sofrem com o fenômeno do avanço do oceano sobre o rio, que torna a água salgada para o consumo. Os primeiros carregamentos com 6.200 fardos de água mineral começaram a ser distribuídos.

O Bailique fica a 180 quilômetros da cidade e a viagem é feita de barco, com duração de 12 horas, em média.  O envio de água mineral iniciou na sexta-feira (15), sob a liderança das secretarias municipais de Mobilização e Assistência Social. As embarcações foram abastecidas no Canal do Jandiá e o trabalho continuou por todo o fim de semana.

Com a chegada dos primeiros fardos à Vila Progresso, a distribuição foi direcionada às famílias da zona norte do arquipélago, que possui 17 comunidades, e até agora é a mais afetada pelo processo de “salinização”. Com isso, a água fica imprópria para afazeres domésticos e, principalmente, para o consumo humano.

A chegada dos primeiros carregamentos corresponde a 55.800 litros. Neste primeiro momento, cada família receberá 15 fardos de água, com seis garrafas de 1,5 litro cada.

“Estamos direcionando servidores, serviços assistenciais de saúde e sociais, e empenhando todos os esforços possíveis para amenizar os transtornos dos moradores do Bailique. A nossa meta é enviar mais de 10 mil fardos de água esta semana e montamos um posto de apoio no distrito para garantir o bem-estar dos ribeirinhos da região”, destacou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Nesta terça-feira (19) mais uma balsa será enviada ao distrito, com aproximadamente 7 mil fardos.

SOS Bailique
Diante da emergência instalada, a Secretaria de Mobilização e Participação Popular iniciou também uma campanha para doação de água que será enviada junto com os carregamentos do Executivo Municipal.

Os interessados em ajudar podem entregar água mineral na própria secretaria, que fica localizada no prédio da Prefeitura de Macapá, na Avenida FAB. O ponto de coleta funciona 24h.

Situação de emergência
Na quarta-feira (13), um grupo com gestores da Prefeitura de Macapá foi formado para atuar nesta frente de trabalho. Na quinta-feira (14) o prefeito Dr. Furlan assinou o decreto nº 5.540 de 2021, que declara situação de emergência no distrito do Bailique. A medida foi necessária para amenizar os transtornos aos moradores do arquipélago que tiveram o ameaça o bem-estar ameaçados com o fenômeno.

Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias a minimizar a situação que afeta a região. As autoridades competentes também estão autorizadas a adotar medidas excepcionais necessárias.

- Prefeitura de Macapá inaugura parquinho na Fazendinha

Local antes era uma lixeira viciada. A agenda de domingo (17) teve ainda visitas a bairros da zona norte da cidade.

Por Alexssandro Lima - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá entregou o parquinho de recreação e lazer no bairro Fazendinha. O novo espaço foi construído na passarela Pantanal, próximo à ponte do Apertadinho e foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).

O objetivo do parquinho é otimizar espaços públicos, proporcionando conforto e lazer para a comunidade um aparelho social seguro para crianças.

“Um dos principais motivos da construção do parquinho é a integração entre as crianças de diversas idades, com deficiência ou não, favorecendo o desenvolvimento de aspectos sensoriais, comunicativos, afetivos, sociais, cognitivos e motores”, afirmou a secretária da Semmopp, Rayssa Furlan, autoria do pedido de construção do parquinho.

Ainda segundo a secretária, o espaço é um exemplo de como a Prefeitura de Macapá vem atuando para melhorar a paisagem urbana de Macapá, beneficiando a população com transformações que garantem cidadania e dignidade a todos. “O lugar onde antes as pessoas jogavam lixo, agora é um espaço cheio de alegria para nossas crianças. Ficamos muito felizes em trazer esta benfeitoria para a Fazendinha”, finalizou.

O parquinho foi feito com madeira e tem área coberta, escorregador, mini parede de escalada, jardim e bancos. “Este era um espaço abandonado e agora temos um lindo parquinho onde nossas crianças podem brincar. Todos estamos muito felizes e, como avó, fiquei encantada em trazer meu neto para cá e ver a alegria das crianças enquanto brincam”, afirmou Sandra Regina da Rosa Oliveira, moradora do bairro.

A possibilidade de as crianças brincarem todas juntas é o grande diferencial e um pedido dos pais e da comunidade. “Com um espaço assim, temos a verdadeira inclusão”, finalizou o prefeito Dr. Furlan.

Visita a bairros da zona norte
Após inauguração do parquinho na Fazendinha, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, seguiu para os bairros Infraero 1 e Jardim Felicidade 2 com os secretários municipais de Habitação e Ordenamento Urbano, Obras e Infraestrutura, Zeladoria Urbana, Iluminação Pública, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá, assim como pelo vereador Caetano Bentes (Rede).

No Infraero 1 a travessa Catalina e Rua Tony Tavares receberam a visita dos gestores, que conversaram com moradores, onde o pedido é pela revitalização da via e asfaltamento.

Seguindo para o Jardim Felicidade 2, a equipe se reuniu com os moradores da avenida Paulo do Espírito Santo, onde o asfalto já chegou e está em fase de finalização, já a Rua Francisco Xavier das Chagas em breve será revitalizada e asfaltada.

- Professores e coordenadores pedagógicos participam de capacitação do programa Edutech Amazon

O programa insere nas salas de aula novas metodologias de ensino com foco na matemática. Formações serão periódicas e têm o objetivo de aumentar a eficiência da Educação no município.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nos dias 18 e 19 de outubro a primeira formação de professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal no Programa Edutech Amazon, lançado há duas semanas. O objetivo é inserir nas salas de aula novas estratégias de ensino da matemática, com ferramentas que dialogam com o novo momento pelo qual a Educação está inserida.

As capacitações ocorrem no período da manhã, no auditório Macapá do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como público-alvo profissionais da Educação que atuam no processo educacional dos estudantes das turmas do 5º ano. Nesta segunda-feira, estiveram presentes no evento profissionas de escolas da zona norte da capital. Já nessa terça-feira o evento contará com a presença de profissionais da zona sul e dos distritos de Macapá.

“A maioria dos professores da rede municipal é de pedagogos, que possuem poucas horas de estudo da matemática em sua formação de nível superior. Nós queremos superar esta lacuna, por isso os materiais didáticos que adquirimos, essas formações e as ferramentas Google For Education, são tão importantes para oferecer a esses professores novas estratégias de ensino da matemática”, frisou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

As oficinas possuem caráter obrigatório e são ministradas pelas equipes da empresa paraense Inovações Tecnológicas de Impacto na Educação (Inteceleri), contratada pela prefeitura para implementar dentro da rede municipal o Programa Edutech Amazon. As capacitações serão realizadas até o ano que vem.

- Prefeitura de Macapá intensifica fiscalização de bares e casas noturnas da capital

Força-tarefa composta pela CTMac, Guarda Municipal, PM e SVS atuaram na ação. Dois estabelecimentos foram fechados por descumprir medidas de segurança e sanitárias.

Por Dulci Sousa - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) de Macapá deu continuidade à fiscalização de bares e boates, clubes e casas de show da capital no fim de semana para orientar empresários e frequentadores sobre o descumprimento de horários, aglomerações e licenciamento ambiental. Na madrugada do sábado (16) dois estabelecimentos foram flagrados sem licença – um na rodovia JK e outro no bairro Trem.

Os fiscais receberam mais de 50 denúncias, aplicaram 15 advertências e 2 multas no valor de R$ 3 mil cada foram lavradas e os estabelecimentos, que estavam sem licenciamento, foram fechados.

A ação, que acontece todos os finais de semana, é em parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Polícia Militar (PM/AP) e Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP)

O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, ressalta que a realização de eventos que promovam aglomeração pode incorrer em sanções administrativas, como advertência, multas e até mesmo a suspensão das atividades.

“Com a retomada de bares e boates, pensamos em uma fiscalização mais ostensiva, além de fiscalizar, iremos atuar com educação ambiental para conscientizar os proprietários a cumprir com o novo decreto municipal que diz que a capacidade dentro dos locais é de 50%, o horário de funcionamento é até 1h e é preciso se regularizar junto à Semam para tirar a licença do estabelecimento”, explicou o gestor.

“Mesmo a fiscalização continuando a atuar nas ruas, encontramos ainda muitas irregularidades, como descumprimento de horários, festas clandestinas e ambientes sem licença”, destacou o chefe de Fiscalização, Adrian Cerdeira.

A população pode colaborar com denúncias sobre aglomerações, festas clandestinas e descumprimentos dos decretos através do telefone disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente 98802-8642.

 

- CMM aprova Projeto de Lei do vereador Claudiomar Rosa que garante prestação de socorro a animais vítimas de acidentes

A 26ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, pautou e aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 122/2021-CMM, de autoria do vereador Claudiomar Rosa (AVANTE), que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestar socorro aos animais atropelados no município de Macapá.

De acordo com os artigos, o PL aponta que “sem prejuízo das sanções penais cabíveis, considera-se infração administrativa, deixar o motorista ou passageiro de veículo automotor, ciclomotor, motocicleta ou bicicleta, na ocasião do acidente, de prestar imediato socorro ao animal atropelado, ou, não podendo fazê-lo diretamente, por justa causa, deixar de solicitar auxílio da autoridade pública”.

No projeto, fica a responsabilidade do Poder Executivo Municipal oferecer todos os meios que sejam de fácil acesso à população, como telefones, sites, aplicativos, entre outros, para facilitar a possibilidade de denúncias, ficando sujeito a multa no valor equivalente a um salário mínimo, a pessoa que descumprir as cláusulas determinadas no PL. A fiscalização e a aplicação de multas serão de responsabilidade de órgãos e instituições municipais, determinados pela Prefeitura de Macapá.

Para o vereador Claudiomar Rosa, “os maus-tratos aos animais sempre existiram, no entanto, com o crescimento das mídias sociais, os casos ganharam mais midiatização. E, também é importante dizer sobre a mudança de comportamento das pessoas que cuidam de seus pets, pois, nos últimos anos, esses animais passaram a ganhar mais espaço na vida das pessoas, ocorrendo um maior envolvimento afetivo dos pets com seus donos, que são tratados como verdadeiros membros da família, e também já ouvimos relatos de pessoas que tiveram consideráveis melhoras em seus tratamentos de depressão, reabilitação entre outros”, finalizou.

Ascom/Claudiomar Rosa

Fonte: Prefeitura de Macapá - Câmara Municipal de Macapá