Cotidiano

Mulheres percebem crescimento profissional e uma vida melhor através da educação





A Universidade da Mulher, projeto de extensão universitária da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), formará em breve a 7ª turma com 80 alunas de 39 a 60 anos de idade. Coordenado pela professora Kelly Huanne, o curso promoveu palestra com o deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), nesta semana. Ele é responsável pelo custeio do Unimulher, junto com outros projetos de extensão da UNIFAP. Camilo destinou emendas que somam R$ 1 milhão e 200 mil nos orçamentos de 2020 e 2021 para isso. Antes, a então deputada Janete, hoje vereadora, colocava recursos das emendas para a iniciativa.

“É uma alegria do mandato de poder participar do projeto Unimulher. Janete me fez esse pedido. Eu sempre faço questão de lembrar isso. Janete é muito lembrada pela luta que ela tem junto com essas mulheres e sou feliz de ter recebido um pouco dessa sensibilidade. Vou colocar recursos novamente, sempre que tiver mandato parlamentar, para que outras mulheres possam também participar desse projeto”, afirmou o deputado Camilo.

“É muito gratificante como servidora conduzir um trabalho que possibilita a restauração de tantos sonhos dessas mulheres que passam pelo projeto, pela UNIFAP; o quanto esse projeto traz resultados satisfatórios”, afirmou a coordenadora Kelly Huanne. “Camilo é o grande responsável pela UNIFAP poder ofertar os cursos Unimulher à comunidade amapaense”, completou.

Para próxima turma, a coordenadora prevê atividades itinerantes do curso, pelos bairros de Macapá, por conta da dificuldade de muitas mulheres irem até à Universidade e terem serviço de Internet para participarem das aulas on-line. A coordenadora ressalta, no entanto, que as inscrições se esgotam rapidamente e as turmas tem pouquíssima evasão.
Gratidão - As alunas são gratas pela oportunidade e reconhecem o crescimento como mulheres cidadãs e empreendedoras que alcançam após o curso.

Carmem Costa conta que até trocou de aparelho de telefone celular para poder participar das aulas. “Estou muito feliz de estar participando. Estou motivando pessoas da minha idade e mais jovens que eu para participar desse curso e de outros cursos. Quero agradecer ao deputado e que que mais mulheres possam ter essa oportunidade”.
A Emanuele Lima conta que o curso promoveu uma virada na sua vida. “Iniciei o meu negócio. Sou massoterapeuta, sou esteticista. Quero parabenizar por esse projeto maravilhoso. Iniciei uma nova faculdade agora. Fui com tudo e tô aqui!”, comemora.

Romilda Leite disse que o curso foi muito positivo para sua vida. Ele agradeceu ao deputado Camilo. “O senhor está dando a oportunidade de crescimento profissional, de ter uma vida melhor através da educação”.
“Ouvir esses depoimentos fortalece para mim que essa é a escolha correta, para que outras mulheres possam ter essa oportunidade, que outras tiveram antes de vocês e outras terão depois de vocês. Com certeza, é a aposta correta a se fazer”, afirmou o deputado Camilo.
Empreendedorismo – Entre as disciplinas ofertadas no curso estão Feminismo, gênero e direito das mulheres; Organização Financeira para Mulheres; Mulher empreendedora: da ideia à gestão da empresa; Direito da Mulher; Saúde da mulher e Jornada de autoconhecimento. O empreendedorismo tem destaque. “Nós não conseguimos contribuir com os processos de empoderamento das mulheres se nós não conseguimos contribuir com os processos de geração de renda”, confirma a coordenadora Kelly.
Camilo disse que o papel imposto pela sociedade cobra uma contribuição elevada das mulheres. Mas afirmou seu compromisso “É meu papel como homem, como político, trabalhar para mudar essa realidade”.


Sizan Luis Esberci
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP)