Cotidiano

Idosos do projeto Viver é Melhor recebem atendimento de saúde





Foram 40 idosos atendidos nesta quarta-feira (13). As ações são desenvolvidas em unidades diferentes, assim possibilitando que o público seja atendido mais próximo à sua residência.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Quarenta idosos do ‘Projeto Viver é Melhor’ receberam ações de saúde nesta quinta-feira (14), para participar das atividades físicas desenvolvidas pelo projeto. A ação é realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro e é mais uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atender os idosos, além de atualizar os exames médicos deste público.

A programação voltada aos idosos acontece em alusão ao Dia Internacional da Terceira Idade, comemorado em 1º de outubro.

Consultas com clínico geral, cardiologista, odontólogo e kits odontológicos, teste rápido para Hepatite B, C,HIV, Sífilis, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, coleta de exames laboratoriais PSA, eletrocardiograma e massagem, além de acompanhamento com fisioterapeuta, educador físico, auriculoterapia, psicóloga, nutricionista fazem parte das ações do ‘Mais Saúde Até Você’.

Algumas mulheres aproveitaram para aprender sobre os produtos que podem ser utilizados na limpeza no rosto. Dolores Almeida, aos 62 anos, conta que desde nova sempre manteve todos os cuidados com sua saúde. “É importante esse momento de autocuidado com a pele, ainda mais em Macapá, que é uma cidade muito quente”, disse a idosa.

Um dos exames mais procurados pelos idosos é a consulta com cardiologista. Paulo Sérgio Soares levou a mãe Eline Maria Coelho, de 80 anos, para consultar e atualizar alguns exames.

“Minha mãe faz parte do projeto e um dos requisitos para participar é estar em dia com a saúde, passar pelo cardiologista, tudo para evitar qualquer tipo de complicação na hora dos exercícios”, pontuou Paulo.

Para a titular da Semsa, Karlene Lamberg, através das ações é possível estar mais próximo da população e assim verificar as demandas da comunidade. “Cada ação é desenvolvida em uma unidade diferente, ou seja, são pessoas de todos os bairros sendo atendidas, recebendo o serviço de saúde próximo de sua residência. Observamos as demandas e procuramos melhorar os serviços dentro de cada unidade, assim como ampliar para que todos os bairros possam ser assistidos com ações de saúde”, destacou.

- CTMac e Unifap iniciam plano de trabalho para mobilidade urbana de Macapá

Equipe técnica da Companhia e Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Unifap buscam formalizar termo de cooperação para projetos trânsito e obras da cidade.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) montaram um plano de encontros para traçar melhorias de tráfego na área de entorno da ponte Sérgio Arruda. As equipes das instituições reuniram na quinta-feira (14).

Os coordenadores dos cursos de Engenharia Elétrica e Civil do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Unifap estão à frente da iniciativa, que pretende ainda formatar um acordo de cooperação técnica para o planejamento da contingência da mobilidade urbana de Macapá, principalmente para o período de construção da ponte que faz a ligação da zona sul à zona norte da capital.

No encontro, a Unifap apresentou à equipe da CTMac os projetos para a demolição e construção da Ponte Sérgio Arruda. O documento traz a identificação das principais demandas direcionadas ao trânsito, verificando os benefícios e problemas causados pela obra.

Para a Unifap, o projeto representa uma grande oportunidade de mostrar o trabalho do corpo técnico de ciências exatas da universidade. Os diretores da CTMac pontuaram as principais necessidades e adaptações que precisam ser realizadas no plano de trabalho antes do início das obras.

“A equipe da CTMac está à disposição para sanar dúvidas e ajudar no planejamento das demandas. Esse é um trabalho que deve ser realizado com cautela e conhecimento para que, ao iniciar a construção, o trânsito aconteça de forma tranquila por outras rotas”, conclui o diretor-presidente da Companhia, Marcílio Dantas.

O coordenador do curso de engenharia civil da Unifap, Régis Brito, enfatiza que a equipe da universidade é capaz de realizar um projeto inovador para a obra da ponte, beneficiando e melhorando a vida de muitas pessoas, principalmente as que moram em torno da região.

“É um projeto que não se trata somente da construção de uma ponte, é algo que envolve todos os aspectos que tendem a melhorar a qualidade no que tange a mobilidade urbana e qualidade no esgotamento, saneamento, drenagem e urbanismo”, frisou o coordenador.

Para o coordenador do projeto Ressignificação da Ponte Sérgio Arruda e Seu Entorno, Adenilson Oliveira, a intenção da Unifap é buscar parcerias com os órgãos competentes para viabilizar o início do projeto.

“A Unifap pretende assinar um termo de cooperação técnica com a CTMac para que os trabalhos possam futuramente ser idealizados. A Unifap viabiliza o projeto e a CTMac executa a demanda de tráfego”, explica o coordenador.

- CER promove ação em comemoração ao Dia da Pessoa com Deficiência Física

A programação incluiu palestras, oferta de serviços e um momento de vivência, que é voltado a pessoas que não possuem deficiência.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fotos: Adevaldo Cunha

O Centro Especializado em Reabilitação (CER), da rede municipal de saúde, promoverá neste sábado (16) uma série de atividades para marcar a passagem do Dia da Pessoa com Deficiência Física, que foi celebrado na segunda-feira, 11 de outubro. A atividade acontecerá no prédio do CER e contará com palestras e oferta de serviços à população.

“A pessoa com deficiência é o maior público que atendemos no CER e a expectativa com essa ação é trazer esse público para perto do Centro a fim de que eles conheçam o espaço e todos os serviços que oferecemos”, afirmou a diretora do local, Camila Cadena.

A programação inicia às 9h com a apresentação de um balé formado por pessoas com deficiência e, posteriormente, ocorrerá uma rodada de palestras que falarão sobre o direito da pessoa com deficiência física, autocuidado do familiar da pessoa com deficiência física e atendimento desse público nos serviços. Além de oficinas de avaliação da saúde auditiva, estimulação de linguagem e auriculoterapia. Este momento encerrará com uma palestra sobre capacitismo, que visa conscientizar os participantes a respeito do emprego incorreto de alguns termos da língua portuguesa.

“Às vezes usamos palavras que ofendem as pessoas que tem algum tipo de deficiência e com isso queremos mostrar que é possível manter um canal de diálogo sem ofender ninguém”, destacou Camila Cadena.

Momento de vivência
A programação também terá um momento de vivência, que será voltado às pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência. Isso se dará através da prática esportiva e com isso, os participantes poderão experimentar jogos vôlei sentado, bocha, entre outras atividades lúdicas.  “Em pleno ano paraolímpico, a ideia é que aproximar tanto as pessoas com deficiência quanto aqueles que não possuem deficiência da prática esportiva”, completou a diretora.

Parcerias
A atividade será feita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que, por meio da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência e Portador de Doenças Raras, será a responsável pelas palestras e através da Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), levará as atividades esportivas.

Além isso, a iniciativa também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp), que será responsável pela doação de cestas básicas que atenderão alguns pacientes carentes atendidos pelo CER e também a aos moradores da área de entorno do Centro.

- CTMac e Guarda Municipal renovam convênio de cooperação técnica para atividades em Macapá

 

Termo prevê ações de polícia administrativa, ações preventivas de segurança para a Guarda; À Companhia de Trânsito planejamento e capacitação de servidores, entre outras práticas.

 

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

 

Em reunião realizada nesta sexta-feira (15), os gestores da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) reafirmam Termo de Convênio de Cooperação Técnica firmado em 2020.

 

Esse foi o primeiro encontro realizado entre os gestores dos órgãos, após a posse da nova comandante da GCMM.

 

Os gestores abordaram itens importantes sobre os princípios básicos de ações conjuntas a serem desenvolvidas pelas partes. Inclusive, as derivadas pelo Executivo Municipal, mediante planejamento logístico e operacional. Há ainda os serviços de aplicação do poder de polícia administrativa nas áreas de suas competências, promovendo ações preventivas, educativas e repressivas nas vias e logradouros municipais.

 

 

Entre as pautas abordadas, a Guarda Municipal se dispõe a colaborar no planejamento e execução das ações de apoio e fiscalização de trânsito de competência da CTMac, dispondo de recursos humanos necessários para a execução, entre outros planejamentos abordados no Termo de Cooperação.

 

A comandante da Guarda, Joeva Reis, acredita que as ações em conjunto são fundamentais para o trabalho de excelência. “O termo firmado entre CTMac e GCMM é importante para a segurança da população e o trânsito da capital”, enfatiza.

 

Em contrapartida, a CTMac oferece capacitação técnico-operacional, disponibiliza áreas para alocar os veículos apreendidos nas operações conjuntas, planejar ações, fiscalizar a atuação dos servidores nas ações em conjunto, avaliar e relatar a execução dos serviços e fornecer logística operacional das ações.

 

Para o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, o encontro é uma oportunidade de estreitar os laços entre as instituições.”Nossa meta é trabalhar em parceria garantindo assim um trânsito seguro e benéfico para a população”, destacou o gestor.

- Prefeitura instala luminárias de LED na comunidade quilombola São João do Matapi

A comunidade passa a contar com 17 luminárias de 60w e 4 projetores de 200w. Serviço foi realizado na quinta-feira (14).

Por Marcelo Felipe - Secretária Municipal de Iluminação Pública

Na quinta-feira (14), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretária Municipal de Iluminação Pública, instalou luminárias de LED na comunidade quilombola de São João do Matapi. O serviço foi realizado através do programa MacapaLuz.

A comunidade não tinha iluminação pública e agora conta com 17 luminárias de 60w e 4 projetores de 200w, que irão acabar com a escuridão nas passarelas que dão acesso às casas dos moradores.

O serviço na comunidade é custeado com recurso oriundo da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

“É uma determinação do prefeito Furlan atender o pedido da comunidade. Estamos levando iluminação pública a lugares que antes não tinha, em um trabalho para atender a todos, principalmente as comunidades esquecidas”, destacou o secretário municipal de Iluminação Pública, José Elia Rigamonti.

Fonte: Prefeitura de Macapá