Cotidiano

Dia de Finados: cemitérios públicos são liberados para visitações e homenagens





Entrada e permanência nos locais devem seguir normas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana 

Depois de quase dois anos com o acesso restrito por causa da pandemia do novo coronavírus, os cemitérios permitem visitantes no Dia de Finados, terça-feira, 2 de novembro. O acesso será monitorado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e deve respeitar os protocolos de combate à Covid-19. O uso de máscaras será obrigatório, assim como o distanciamento social.

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas para os três cemitérios administrados pelo município: Nossa Senhora da Conceição, no Centro; São José, zona sul; e São Francisco, na zona norte. As celebrações religiosas nas capelas também serão permitidas, mas com número limitado de pessoas, de acordo com a capacidade de cada espaço, a fim de evitar aglomerações.

Segundo o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, as medidas de restrição e monitoramento ocorrem ainda por conta da pandemia, porém foi considerada a relevância da data e a importância das homenagens. “Muitas pessoas perderam entes queridos e não puderam participar dos velórios na fase mais grave da pandemia. Por isso, a prefeitura abriu o acesso aos cemitérios para que as homenagens sejam feitas”, explicou.

O secretário reforçou ainda que as pessoas dos grupos de risco, como idosos e crianças, devem evitar os cemitérios no Dia de Finados como medida de prevenção.

Esse ano a Prefeitura reativou os cruzeiros nos cemitérios para que as pessoas possam orar e acender velas para familiares e entes queridos falecidos.

Obras e Limpeza

Pequenos reparos nas sepulturas e outras obras só serão permitidas até 30 de outubro. Depois dessa data, poderão ocorrer somente as limpezas e visitações aos túmulos no feriado de Finados.

Até o fim de outubro, os cemitérios estarão limpos para receber visitantes. As equipes estão trabalhando desde o início do mês com capina, varrição, coleta de lixo e pintura de meios-fios estão sendo feitas na parte interna, calçadas e ruas nos arredores dos cemitérios.

Para evitar aglomeração não haverá recolhimento de material plástico no Dia de Finados. Por esse motivo, depois das homenagens, a família visitante ficará responsável por recolher o que for descartável às lixeiras.

Comércio ambulante

A Prefeitura de Macapá também permitiu o comércio ambulante de velas, flores, lanches e outros produtos. As barracas deverão ser montadas obedecendo o distanciamento de 2 metros, no mínimo, uma da outra.

O objetivo é garantir o trânsito de pedestres e a segurança sanitária, evitando aglomerações. Com essas medidas a Prefeitura quer possibilitar a geração de renda aos pequenos empreendedores da capital, que ano passado sofreram diretamente os impactos econômicos da pandemia.

Confira outras notícias:

- Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria lança Manual de Fiscalização de Contratos

O e-book foi enviado via 1Doc para as secretarias municipais de Macapá. O material fornece suporte teórico de maneira didática.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) lançou nesta quarta-feira (13) um Manual de Fiscalização de Contratos com o objetivo de orientar as unidades gestoras de Macapá. O material didático é destinado aos fiscais de contrato, que são designados para inspecionar e acompanhar a execução dos contratos administrativos efetivados pela Administração Pública Municipal.

As orientações formam um e-book didático que tem a intenção de fornecer suporte teórico e também apresentar o conteúdo dos procedimentos administrativos de forma prática e objetiva. O material foi compartilhado via 1Doc para todas as secretarias municipais de Macapá.

“Com manual podemos auxiliar a gestão pública e melhorar os processos, padronizar os procedimentos, além da comunicação entre os setores, buscando uma ampliação no entendimento da aplicação das leis”, explicou a secretária Municipal de Transparência e Controladoria, Erlândia Vieira Pimentel.

“Ressaltamos ainda que é um manual que faz parte de um trabalho que a controladoria já vem estudando, que consiste na implantação do compliance, já levando em consideração a transição do novo normativo que substituirá a nova geral lei de licitações 14.133 de 2021 na Prefeitura de Macapá”, complementa.

CONFIRA AQUI O MANUAL DE FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS

Manual

O Manual de Fiscalização de Contratos conta com 10 capítulos distribuídos ao longo de 66 páginas, detalhando de maneira teórica o passo a passo do procedimento.

O primeiro capítulo aborda os conceitos básicos sobre contratos, projetos, termos de referência, gestão contratual, registro de ocorrência, serviços contínuos, vigência e inexecução do contrato, rescisão, fiscalização técnica e administrativa, além de explicações sobre o gestor e fiscal do contrato, dentre outros.

O segundo descreve os objetivos e diretrizes de contrato; o terceiro conceitua contratos administrativos e suas especificidades; o quarto detalha sobre os gestores e fiscais de contrato; o quinto narra os procedimentos de gestão e fiscalização de contratos.

O sexto destaca acerca dos procedimentos necessários à continuidade dos contratos; o sétimo fala dos contratos com dedicação exclusiva de mão de obra; o oitavo explana orientações específicas aos fiscais de obras e serviços de engenharia; o nono discorre sobre o registro de preços; o décimo e último informa sobre as sanções administrativas.

- Outubro Rosa: Centro de Especialidades Municipal Dr. Papaléo Paes promove programação voltada à saúde da mulher

A ação ofertará consulta de livre demanda às mulheres.

A partir desta sexta-feira (15), o Centro de Especialidades Municipal Dr. Papaléo Paes promoverá uma série de ações voltadas à saúde da mulher. A ideia da programação é ofertar os serviços que o Centro disponibiliza para o público feminino e, com isso, estimular que mais mulheres usem o espaço para o diagnóstico de eventuais doenças que podem acometer este público. A ação encerra no dia 29 de outubro.

Na sexta-feira (15), a programação iniciará com um treino funcional, que começará às 8h. Após isso, o Centro de Especialidades ofertará consultas de livre demanda para cardiologista, ginecologista, uroginecologista, fisioterapeuta, hematologista, nutricionista, assistente social, terapeuta ocupacional e psicólogo. Além disso, também haverá a oferta de ultrassonografia, coleta de material para exame de prevenção do câncer do colo uterino (PPCU), raio-x, densitometria óssea, exames laboratoriais em geral e orientações a respeito da saúde bucal. As consultas e procedimentos acontecerão entre 8h e 12h.

Já entre os dias 18 e 22 de outubro, o Centro de Especialidades ofertará atendimento de enfermagem voltado à coleta de PCCU, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, exame clínico das mamas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar. A programação também terá a distribuição de brindes e preservativo. Nestes dias, o Centro atenderá o público das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A programação encerra no dia 29 de outubro, com uma ação voltada às funcionárias do Centro de Especialidade. Na ocasião, elas terão acesso a consultas e exames com cardiologista, ginecologista, uroginecologista, ultrassonografia, hematologista e atendimento com equipe multiprofissional. Quanto aos exames, serão oferecidos ultrassonografia, raio-x, coleta de PCCU, testes rápidos, exame clínico das mamas, densitometria óssea e exames laboratoriais em geral.

- Moradores das comunidades quilombolas Ambé e São Pedro recebem atendimentos de saúde

A ação acontece na última semana de cada mês e em novembro mais locais serão atendidos pelos profissionais de saúde.

Por Maison Brito Pereira - Secretaria Municipal de Saúde

Os moradores das comunidades quilombolas Ambé e São Pedro dos Bois receberam atendimentos médico e odontológico em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá. A ação, que acontece na última semana de cada mês, em setembro atendeu 20 pacientes com consultas médicas e 36 pacientes foram atendidos com consultas odontológicas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, as atividades realizadas no município levam serviços de saúde para aqueles que moram em localidades de difícil acesso e promovem atendimentos básicos à população.

“Promover ações de saúde nessas localidades significa valorizar e dar cidadania às pessoas que moram em locais de difícil acesso. Esperamos ampliar nossos atendimentos para outros distritos e, de certa forma, resgatar a autoestima desses cidadãos. Algo que para alguns parece simples, para muitos representa mudança e proporciona qualidade de vida e o nosso trabalho e aproximar a comunidade desses serviços”, disse a secretária.

Durante as ações é possível realizar atendimento odontológico, testes rápidos, aferição de pressão, entrega de medicamentos. Para recebimento da consulta o paciente deve levar documento oficial com foto e cartão do SUS, caso tenha.

Parceria e próximas ações

Os profissionais de saúde irão percorrer as comunidades dando continuidade aos atendimentos médicos ofertados à população de baixa renda e as próximas ações estão previstas para acontecer no dia 13 de novembro, novamente na comunidade do Ambé, e em 20 de novembro, no Abacate da Pedreira – ambas em parceria com o Instituto Joel Magalhães (Ijoma), através da equipe ‘Anjos Parceiros da Vida’.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá