Cotidiano

Mais de 140 pontos de iluminação em LED são revitalizados pela Prefeitura no Complexo do Araxá





Além de aumentar a iluminação, a medida garante mais segurança aos frequentadores, que usam o espaço para lazer e prática esportiva.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Rogério Lameira

A Prefeitura de Macapá entregou mais de 140 pontos de iluminação em LED (Diodo Emissor de Luz) no Complexo do Araxá, na zona sul da capital. A instalação do material foi feita pela Secretaria Municipal de Iluminação Pública (MacapaLuz) e faz parte de uma série de melhorias que a pasta vem promovendo a fim de garantir uma melhor iluminação no município e nos espaços públicos.

Os serviços substituíram os antigos equipamentos de iluminação pública por outros modernos, com lâmpadas potentes e com maior durabilidade para garantir mais segurança à população.

‘’O Complexo do Araxá se trata de um espaço de lazer para os macapaenses, por isso alinhamos com empresários que atuam no ponto turístico. A iluminação foi modernizada, passando a funcionar com lâmpadas de LED, que apresentam baixo consumo de energia e são mais eficientes na luminosidade noturna’’, destaca o secretário municipal de Iluminação Pública, José Elia Rigamonti.

No local foram instalados em LED: 4 projetores de 300w; 41 projetores de 200w; 4 projetores de 50w; 12 unidades de braço de 1 metro; 17 braço de 2 metros; 19 braço de 3 metros.

Além de 10 unidades de luminárias em LED 100w; 54 de 150w; 32 de 180w; 3 suportes para 4 projetores e 16 cruzetas ou suporte para projetor. Foi implantando também 4 postes e removidos outros 5 postes, que foram recolocados em outros pontos do Complexo a fim de aumentar a iluminação do local.

Fotos: Rogério Lameira 

O custo da obra foi de aproximadamente R$ 434 mil. O recurso é oriundo da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), com articulação do deputado Acácio Favacho.

Revitalização do espaço

O Complexo do Araxá também recebeu outros serviços da prefeitura, como limpeza urbana, realizada pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur). Foram realizados os serviços de roçagem, pintura, varrição, poda e retirada de lixo de toda a área do complexo.

Outras frentes de serviço

A secretaria de Iluminação Pública também revitalizou a iluminação da Rua Cândido Mendes, entre as avenidas Coaracy Nunes e Rio Matapi. Foram instaladas 12 luminárias de LED, além de três refletores de LED na área do entorno da Fortaleza de São José de Macapá, que costuma ser bastante frequentada a noite.

Saiba como solicitar serviço

A solicitação de reparos de iluminação pública, como a substituição de lâmpadas queimadas ou com mau funcionamento em praças ou ruas deve ser feita diretamente na MacapaLuz localizada na avenida José Antônio Siqueira, 875, bairro Laguinho, ou através do telefone 96 99970-3923. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Fotos: Rogério Lameira

- Moradores do distrito do Bailique terão energia renovável em casa

As famílias residentes no arquipélago contarão com kits de placas solares que serão fornecidas pelo Governo Federal.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Macapá, em parceria com a Eletronorte, iniciou o mapeamento de residências no distrito do Bailique para inclusão no programa Mais Luz Para a Amazônia (MLA), programa do Governo Federal que pretende universalizar a energia elétrica renovável em comunidades ribeirinhas, através da utilização de placas solares.

O programa atenderá mais de 200 mil pessoas dos estados da Amazônia Legal, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. O investimento está orçado em mais de R$ 2,5 bilhão em recursos da União.

No Amapá, as atividades iniciaram pelo distrito do Bailique. Participaram do trabalho em conjunto com a Eletronorte, as secretarias municipais de Mobilização e Participação Popular (Semopp), de Assistência Social (Semas) e de Iluminação Pública (Semip).

A jornada iniciou no dia 28 de setembro e finalizou nesta sexta-feira (09). Esta primeira etapa consiste na identificação dos moradores que serão atendidos pelo programa. Durante os doze dias, a equipe desenvolveu o mapeamento de casas nas comunidades Ponta da Esperança, Capinal, Arraiol, Livramento, Santo Antônio, Vila Maranata, Vila Equador, Junco, Vila Galiléia, Vila Boa Esperança, Monte Carlos, Igaçaba, São Pedro do Bailique, Ilha Vitória, Bom Amigo, Açaituba, Navio, Mutá, Mupéua, Papagaio, Itaboca, Igarapé Bailique Grande, Igarapé Grande do Curuá, Limão do Curuá, Freguesia, Marinheiro de Fora, Maúba, Bom Jardim, Franco Grande, além de casas isoladas.

Quem pode participar

A prioridade no atendimento do MLA são as comunidades de áreas distantes e sem nenhum acesso à rede pública de energia, ou que são atendidas somente por geradores a diesel. Com as placas solares, a previsão de fornecimento da energia é de 24h ininterruptas.

“É uma missão que o poder público tem, de dar qualidade de vida melhor para as comunidades longínquas que sofrem com a falta de energia elétrica no Amapá. Isto vai incrementar a produção agrícola, melhorar a conservação dos alimentos e também gerar economia”, explica André Balieiro, técnico do departamento de gestão de programas do governo da Eletronorte.

Cadastro Único para incluir

Possuir o Cadastro Único do Governo Federal é requisito indispensável para o acesso do beneficiário ao programa. Pensando nisto, uma equipe da Casa do Bolsa esteve presente durante todas as visitas às comunidades, realizando o cadastro e recadastro das famílias.

Para Vivaldina Paixão, de 55 anos, foi muito importante a equipe estar junto. Ela atualizou o CadÚnico na comunidade onde mora, a Vila Maranata. Segundo a dona de casa, a possibilidade de ter energia elétrica 24h traz esperança aos moradores.

“Para nós é um sopro de esperança. Nossa população já aguarda ansiosamente pela implantação desse projeto, que sem dúvidas vai trazer muito desenvolvimento para dentro da nossa comunidade e todo o Bailique”, disse.

Além das residências, também farão parte do programa as escolas, igrejas, postos de saúde, agência distrital, agências bancárias e centros comunitários localizados no distrito.

- Guarda Civil Municipal de Macapá comemora Dia Nacional da Guarda

A GCMM é um órgão integrante da defesa social, subordinada à Prefeitura de Macapá.

Por Cristiane Mareco - Guarda Civil Municipal de Macapá 

A Prefeitura de Macapá, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), comemora no domingo 10 de outubro o Dia Nacional da Guarda Municipal, instituída pela Lei 12.066, de 2009, como reconhecimento do trabalho realizado pela categoria.

A GCMM é um órgão integrante da defesa social, subordinada ao prefeito de Macapá, tendo como principal atribuição à proteção dos direitos humanos fundamentais, preservação da vida, a redução do sofrimento e diminuição das perdas, o patrulhamento preventivo, o compromisso com a evolução social e uso progressivo da força.

No exercício de suas competências, a guarda municipal poderá colaborar ou atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública da União, dos Estados e do Distrito Federal ou de municípios vizinhos.

A instituição conta com aproximadamente 571 integrantes, sendo 47 inspetores e 524 guardas municipais, composta por departamentos, divisões, companhias de guardas, grupamentos operacionais, projetos sociais e parceiros institucionais.

Recentemente o comando da Guarda Civil Municipal passou a ser efetivado pela Comandante Joeva dos Reis Silva, que tem o compromisso de integrar a força-tarefa desenvolvendo ações de segurança pública, em parceria com setores da administração municipal e do sistema de defesa social.

Para Joeva, o trabalho diário da guarda é baseado na legalidade e respeito à lei. “A Guarda tem um trabalho importantíssimo na sociedade macapaense realizando atividades em diversos postos de serviços, fiscalizando e executando rondas preventivas, além de atendimentos em órgãos municipais. Para se tornar um Guarda Municipal é necessária a aprovação em concurso público e treinamento especifico, por isso é necessário empenho e dedicação”, explica a comandante.

“Em nome da Prefeitura de Macapá parabenizo todos os integrantes da Guarda Civil Municipal pelo trabalho diário realizado com empenho e dedicação. Agradeço a parceria, cordialidade e respeito como fui recepcionada ao assumir o comando da GCMM”, conclui Joeva.

Fonte: Prefeitura de Macapá