Esporte

Punido por troca de motor, Hamilton lidera primeiro treino na Turquia





 

Mercedes revela que trocará motor a combustão da Mercedes de britânico, que perderá 10 posições no grid de largada em Istambul; Verstappen é segundo, com Leclerc em terceiro

A sexta-feira que abre o GP da Turquia foi de notícia boa e ruim para Lewis Hamilton. Boa porque o britânico liderou o primeiro treino livre. Porém, apesar do bom desempenho, o piloto perderá 10 posições no grid de largada após a Mercedes anunciar que trocou o motor a combustão do carro 44 em Istambul. 

Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP da Turquia de 2021 — Foto: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Lewis Hamilton, da Mercedes, no GP da Turquia de 2021 — Foto: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images 

De volta à pista, Max Verstappen foi o segundo mais veloz, seguido por Charles Leclerc, com o motor atualizado da Ferrari (desde o GP da Rússia). Valtteri Bottas ficou no quarto lugar. Carlos Sainz, que recebe o novo motor nessa corrida, e por isso larga do fim do grid, completou o top 5 no primeiro treino livre. 

Resultado do primeiro treino livre para o GP da Turquia — Foto: Reprodução

Resultado do primeiro treino livre para o GP da Turquia — Foto: Reprodução 

Sessão sem incidentes e com asfalto melhor que 2020

A sessão que abriu o fim de semana em Istambul transcorreu sem incidentes, sem escapadas ou qualquer coisa desse tipo. O asfalto mais abrasivo pode ter contribuído para isso, já que no ano passado, recém-recapeada, a pista parecia um ringue de patinação. Já no início do treino de hoje, os pilotos afirmaram que a aderência estava melhor do que no ano passado. 

O destaque da manhã foi a estreia da pintura exclusiva da RBR em homenagem à Honda, que deixa a F1 em 2021. Os carros de Max Verstappen e Sergio Pérez foram pintados de branco para essa etapa (inspirados no primeiro carro da Honda a vencer um GP), que originalmente seria realizada no Japão, ante do cancelamento provocado pela pandemia de Covid-19. 

 

Os pilotos retornam à pista de Istambul logo mais, às 9h, para o segundo treino livre do GP da Turquia. 

Arte horários GP da Turquia — Foto: Infoesporte

Arte horários GP da Turquia — Foto: Infoesporte

Hamilton fecha o dia na frente e lidera segundo treino da F1 na Turquia

 

Britânico já havia feito o melhor tempo na sessão que abriu a etapa em Istambul e superou Leclerc e Bottas, segundo e terceiro colocados; Verstappen foi quinto, atrás de Pérez

 

De volta ao Circuito de Istambul onde tem duas vitórias (em 2010 e 2020), Lewis Hamilton colocou a Mercedes na frente nesta sexta-feira do GP da Turquia, liderando também o segundo treino livre. Apesar da concorrência de Charles Leclerc - que ficou entre os três primeiros na sessão que abriu o dia -, o piloto da Mercedes anotou 1m23s804 em sua melhor volta, colocando 0s1 sobre o monegasco. Valtteri Bottas aparece em terceiro. 

 

Lewis Hamilton nos treinos livres do GP da Turquia — Foto: Onur Coban/Anadolu Agency via Getty Images

Lewis Hamilton nos treinos livres do GP da Turquia — Foto: Onur Coban/Anadolu Agency via Getty Images 

O heptacampeão superou a própria marca do primeiro treino, de 1m24s178, com a qual havia batido o recorde do extraoficial do circuito de 1m24s710, registrada por Juan Pablo Montoya em 2005. 

A Mercedes adiou a troca de motor de Hamilton, mas alterou apenas um dos componentes de sua unidade de potência, o motor a combustão (ICE), acarretando em uma punição de dez posições no grid de largada do domingo. 

Leclerc, um dos destaques do dia, também está com equipamento novo, já que fez sua troca na etapa anterior, no GP da Rússia. Neste fim de semana será a vez do companheiro do monegasco na Ferrari, Carlos Sainz, que larga em último no domingo. 

Resultado do segundo treino livre do GP da Turquia — Foto: Reprodução F1

Resultado do segundo treino livre do GP da Turquia — Foto: Reprodução F1 

Max Verstappen, correndo de branco em uma homenagem da RBR à Honda, fez uma sessão mais discreta do que no primeiro treino, o qual ficou em segundo lugar. O holandês sofreu para encontrar o equilíbrio do carro e, testando novas configurações, não conseguiu igualar os melhores tempos da etapa - tendo, inclusive, seu companheiro de equipe Sergio Pérez à sua frente. 

A sessão correu sem grandes problemas, com exceção de pequenos erros. Ainda nos minutos iniciais, Nicholas Latifi perdeu a traseira escapou da pista na curva 9, ainda nos minutos iniciais, mas conseguiu retornar para o traçado. No encerramento do treino, o canadense da Williams rodou no mesmo ponto. 

Na metade final do treino, Bottas errou na curva 1 e saiu da pista - sem grandes consequências, entretanto. Depois, foi a vez de Pierre Gasly rodar na saída da curva 5. Ele quase acionou uma bandeira amarela, mas o francês da AlphaTauri se corrigiu e voltou para a pista. Nikita Mazepin, da Haas, também queimou os pneus ao girar na curva 8. 

O terceiro e último treino livre do GP da Turquia será neste sábado, 9, às 6h (horário de Brasília).

 

Fonte: Globo Esporte