Política

Com 42 votos, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado





O senador amapaense Davi Alcolumbre (DEM) foi eleito, na tarde deste sábado (02), presidente do Senado Federal para os próximos dois anos. Ele é um dos senadores mais jovens a assumir a presidência da Casa. A votação, que deveria ocorrer na sexta-feira (1º) durante a cerimônia de posse dos senadores, foi adiada após tumultos e protestos.

Davi Alcolumbre era um dos nomes mais forte para presidir o Senado, tendo como principal opositor o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Além deles, outros quatro senadores se candidataram à vaga. Ao fim da contagem dos votos, a apuração ficou da seguinte forma: Davi Alcolumbre com 42 votos; Renan Calheiros com 5 votos; Espiridião Amin (PP-SC) com 13 votos; Ângelo Coronel (PSD-BA) com 8 votos; Reguffe (sem partido- DF), 6 votos e Fernando Collor (Pros-AL) com 3 votos.

Na sexta-feira, a eleição foi marcada por um embate sobre se a votação seria aberta ou discreta. A sessão estava sendo comandada por Davi Alcolumbre, que estava como presidente interino da Casa.

Após cinco horas de sessão, a maioria dos 81 senadores decidiu pelo voto aberto. No entanto, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a votação deveria ser secreta.

Neste sábado, a eleição teve que ser feita duas vezes. Isso porquê, na primeira apuração foi encontrada uma cédula a mais na urna. Durante a votação, o senador Renan Calheiros retirou sua candidatura. No entanto, a mesa prosseguiu a votação com o nome do parlamentar.

Carreira política

Ainda em seu primeiro mandato de senador, Davi atuou discretamente em seus quatro primeiros anos na Casa. Ele contou com o apoio do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

O parlamentar já foi vereador de Macapá, além de deputado federal eleito por três vezes e, agora, senador. Em 2018 concorreu ao cargo de governador pelo estado do Amapá, onde ficou em terceiro lugar na disputa.