Cotidiano

Vigilâncias Ambiental e Sanitária de Macapá fiscalizam e orientam donos de batedeiras de açaí sobre insetos barbeiros





- Vigilâncias Ambiental e Sanitária de Macapá fiscalizam e orientam donos de batedeiras de açaí sobre insetos barbeiros

Após as orientações, o proprietário recebe um pote para fazer a coleta do inseto, caso identifique, e é necessário manter o barbeiro vivo. A ação será ampliada para outros pontos da capital.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa) inspecionou batedeiras de açaí no bairro Universidade orientando a população sobre o inseto barbeiro, que transmite a doença de Chagas. A ação, que é executada pela Divisão de Entomologia e a Vigilância Sanitária Municipal, será ampliada para outros pontos da capital.

Para secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, o trabalho é fundamental para coibir o hospedeiro da doença de chagas. “Essa orientação é necessária para que a pessoa saiba identificar os insetos que podem ser facilmente confundidos com o barbeiro. Através das informações coletadas é possível realizar estudos sobre o vetor. Com a ação poderemos coibir a comercialização indevida do fruto do açaí, alimento considerado essencial para muitos macapaenses”, frisou.

Ao longo da vistoria foram coletadas amostras do caroço de açaí e do suco do alimento para análise no Laboratório Central do Amapá (Lacen). “Durante a orientação aos batedores de açaí é utilizado o material didático para explicar sobre o ciclo de vida do inseto e da doença, qual a espécie mais comum na capital e como elas podem ser encontradas junto ao fruto do açaí”, explicou o diretor do Departamento de Vigilância Ambiental, Bruno Barros.

Após as orientações, o responsável pelo estabelecimento recebe um pote para fazer a coleta do inseto, caso identifique, e é necessário manter o barbeiro vivo. Após a captura a pessoa deve acionar a Divisão de Entomologia da Vigilância Ambiental para identificação da espécie e realização da análise parasitológica.

Serviços de manipulação, preparação e armazenamento também foram averiguados pelas equipes da Vigilância Sanitária, assim como as condições de higiene do estabelecimento, com o uso de máscara, toca, luvas e água potável para produção do açaí.

- Zeladoria Urbana inicia frente de serviço na Avenida Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, no Infraero II

A via tem 4 km de extensão e os serviços devem ser concluídos em aproximadamente 30 dias.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fotos: Rogério Lameira

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana iniciou o serviço de limpeza e desobstrução na Avenida Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, no bairro Infraero II, na zona norte de Macapá. De acordo com a equipe responsável, o serviço levará aproximadamente 30 dias para ser concluído.

“A Zeladoria Urbana sempre recebeu uma série de solicitações para que os serviços chegassem a esta via e de imediato ela foi inserida no cronograma de atividades da Secretaria. Agora nossas equipes estão empenhadas em devolver a dignidade, a segurança e a melhoria na qualidade de vida dos moradores, que em breve terão uma rua totalmente limpa e apta ao tráfego de pessoas e veículos”, afirmou o titular da Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias.

A via tem 4 km de extensão e alguns desses trechos estão intrafegáveis devido ao mato alto e acúmulo de lixo na avenida. “Assim como fizemos em outras vias da cidade, vamos trabalhar para devolver a dignidade aos munícipes que precisam se locomover por esta avenida todos os dias”, completou Jean.

Natanael dos Anjos, um dos moradores da via, relata que, devido ao mato alto, sempre enfrentaram problemas com ratos, insetos e animais peçonhentos, o que demandava um cuidado maior, especialmente com as crianças. “Há muito tempo a gente não via a limpeza dessa via e a partir dessa iniciativa da Prefeitura teremos um local mais seguro para morar” destacou.

“Além da melhoria da nossa qualidade de vida, essa iniciativa vai melhorar o fluxo de veículos e pessoas e, com isso, desafogar as outras ruas do bairro”, finalizou o morador.

Prefeitura de Macapá cria Comitê Paralímpico e Paradesportivo Municipal

O objetivo é incentivar e apoiar a prática esportiva de paratletas e paradesportistas em todas as suas modalidades, principalmente nas escolas.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social 

Foi comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física e a Prefeitura de Macapá criou o Comitê Paralímpico e de Paradesporto Municipal buscando incentivar e apoiar a prática esportiva de atletas com qualquer deficiência – seja motora, visual, física, auditiva ou cerebral. O evento de assinatura do decreto 5.047 de 2021 aconteceu nesta terça-feira (21).

“Enquanto gestão, temos o dever de assegurar os direitos relativos à saúde, esporte e lazer das crianças e dos adolescentes com qualquer deficiência. Esse Comitê foi criado para incentivar, principalmente, o esporte na base escolar”, destacou o prefeito Dr. Furlan.

O Comitê tem o compromisso de promover a participação de paratletas e paradesportistas no esporte em todas as suas modalidades, desenvolvendo programas e ações voltadas aos profissionais da área do esporte paralímpico ligado à rede escolar municipal.

“Nosso objetivo é despertar nas pessoas com deficiência o interesse ao esporte e incluí-las na prática. Para isso, vamos fomentar desde cedo nas escolas municipais. É um compromisso que temos a honra de assumir”, afirma o coordenador de Esporte e Lazer, Cleudo Trindade.

Participaram do evento cerca de 20 atletas da Federação de Paradesporto do Amapá (FPA). Yndiraima Cunha é a presidente e contou emocionada sobre as medalhas que a equipe trouxe para casa. “Competimos nos jogos paralímpicos universitários e ganhamos 39 medalhas para o nosso estado”, comemorou.

“Nossas lutas são diárias e somos valorizados por meio do esporte. Por isso, é tão importante para a gente esse momento”, finaliza a paratleta.

Leonam Pinheiro é paratleta do tênis de mesa e de basquete. Para ele, o esporte mudou a sua vida. “Há 10 anos que eu iniciei no esporte e foi através dele que eu percebi que minha vida não tinha acabado, que todo dia era uma possibilidade de viver algo novo”, disse emocionado. 

Representantes do Comitê
Farão parte do Comitê Paralímpico e de Paradeposto Municipal as secretarias municipais de Direitos Humanos, Educação, Mobilização e Participação Popular e coordenadoria de Esporte e Lazer. Além deles, a Federação de Paradesporto do Amapá (FPA), Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP), Associação Amapaense de Esporte Adaptado e a Universidade Federal do Amapá.

Prefeitura de Macapá renova equipamentos das escolas municipais

Equipes da Prefeitura de Macapá realizam durante esta semana a entrega de geladeiras nos estabelecimentos de ensino. Planejamento também prevê a entrega de freezers, centrais de ar e materiaIs de cozinha.

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Fotos: Isadora Carneiro

A Prefeitura de Macapá atua desde janeiro para modernizar o modo como a relação entre a escola e o estudante se estabelece. Além de focar na inovação das metodologias pedagógicas adotadas dentro da sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem atuado no fortalecimento educacional do município, que passa por iniciativas voltadas ao processo de aprendizagem dos estudantes à estrutura física da rede macapaense de ensino.

Projetos, programas e ações têm feito de Macapá um ponto referencial na educação no Amapá, como o Educa Macapá e as práticas do Criança Alfabetizada, programas adotados pela gestão municipal. Destacam-se ainda a força-tarefa para a abertura das escolas aos estudantes desde maio, o funcionamento das oito creches municipais e a reforma e o aparelhamento das unidades escolares.

Dando início ao planejamento da Semed, que prevê a entrega de freezers, centrais de ar e materiais de cozinha às escolas municipais. Durante esta semana, equipes da Prefeitura de Macapá realizam a entrega de geladeiras nos estabelecimentos de ensino. Nesta etapa, 10 aparelhos estão sendo direcionados às escolas que apresentaram uma maior necessidade de troca dos equipamentos. Outras três geladeiras serão instaladas nos alojamentos dos sevidores públicos da Educação que atuam nos distritos.

“Essas ações demonstram o cuidado que a prefeitura de Macapá tem com a Educação em nosso município. Identificamos a falta e a precariedade de equipamentos nas unidades escolares. Nós estamos atuando para corrigir todos esses problemas, pois entendemos que o processo educacional abrange também essas questões”, afirmou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

O coordenador de Planejamento e Gestão da Semed, Rodrigo Gomes, é o servidor responsável pelas entregas. Ele ressalta quais medidas estão sendo tomadas para a aquisição dos novos equipamentos.

“Estamos dando celeridade a vários processos administrativos e em breve faremos a entrega de novos equipamentos, de acordo com a necessidade de cada escola. Além disso, nós continuamos com o cronograma de reformas e ajuda contábil às escolas com problemas nos caixas escolares”, explicou.

A diretora da Escola Municipal Paraíso das Acácias, Margarete Souza, relata que a escola necessitava de uma nova geladeira. “Estamos recebendo uma geladeira de grande porte para que possamos melhorar as condições de armazenamento de alimentos em nossa escola. Nós percebemos que a que nós utilizávamos estava apresentando falhas, então fizemos a solicitação de troca que foi prontamente atendida. Eu me sinto muito grata pelo fato teren  ouvido nosso pedido. Atender bem os nossos estudantes é o nosso principal objetivo”, disse.

Fonte: Prefeitura de Macapá