Cotidiano

Confira as notícias do Governo do Amapá





- Amapá recebe lote de vacinas Janssen para terceira dose de indígenas

Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido 

O Governo do Amapá recebeu um lote com 100 doses da vacina Janssen, aplicada em dose única. Os imunizantes são destinadas para vacinação de indígenas dos seguintes grupos: acima de 70 anos, imunossuprimidos e transplantados de órgão sólidos.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) armazenou os imunizantes e irá entregá-los para o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) - responsável pela aplicação das vacinas - de acordo com o cronograma estabelecido.

O Ministério da Saúde estabelece a vacina Pfizer como prioritária para terceira dose, contudo, também autoriza outro imunizante contra covid-19 para a dose de reforço.

Neste caso, será utilizada a Janssen por conta da logística e dificuldade de acesso aos povos indígenas, visto que a Pfizer deve ser mantida em temperaturas mínimas.

"Justamente por conta da logística vamos distribuir estas doses para os povos indígenas, o transporte da Janssen é menos complexo e pode haver maior margem de segurança para chegar até os locais mais isolados com garantia de que a vacina irá funcionar”, afirmou a chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andrea Marvão

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 959.070 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 621.656 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 77,28% receberam a primeira dose da vacina; e 31,90% foram imunizadas com a segunda dose ou dose única.

- Governo inicia a construção do novo prédio da Escola Estadual José Ribamar Teixeira, em Porto Grande

Objetivo é oferecer uma estrutura moderna, que trará mais conforto aos 400 estudantes. Ordem de serviço foi assinada nesta terça, 21.

O Governo do Amapá iniciou a construção do novo prédio da Escola Estadual José Ribamar Teixeira - a primeira instituição de ensino da cidade de Porto Grande - com a assinatura da ordem de serviço da obra. O objetivo é oferecer uma estrutura moderna, com espaço amplo e climatizado, oferecendo maior conforto e segurança para os 400 estudantes e comunidade escolar. 

A estrutura atual será demolida e, em seu lugar, será construída uma edificação em uma área de 1.561,68 m² que será dividida em três blocos: no primeiro, funcionará o apoio técnico-pedagógico com secretaria, arquivo, coordenação pedagógica, diretoria, sala dos professores, atendimento educacional especializado, laboratório de informática, sala de múltiplo uso, biblioteca com sala de leitura, acervo, almoxarifado e banheiros.

O segundo bloco terá 8 salas de aulas - cada uma com capacidade para 32 alunos. O último será ocupado pelo refeitório que possuirá uma área aberta com capacidade para 192 estudantes.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinf), Alcir Matos, o novo prédio terá acessibilidade em sua estrutura para que possa atender toda a comunidade.

Além disso, a escola possui o conceito de obras pré-fabricadas o que proporciona maior agilidade na execução das edificações e minimiza o tempo de entrega.

“Vamos construir uma estrutura totalmente nova. Para isso, iremos utilizar estrutura metálica em perfis pré-fabricados para pilares e vigas, que serão calculados posteriormente no projeto de superestruturas, o que trará mais celeridade na execução e minimização de possíveis manutenções futuras", reforça o gestor.

O prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, destacou que a obra é um grande ganho para a população, uma vez que a escola foi uma das primeiras instituições de ensino do município.

“Essa escola faz parte da história do nosso município e é querida por todos. Estamos muito felizes com mais esse avanço que o governo trouxe para Porto Grande”, reforçou Bessa.
     
Avanços educacionais

A secretária de Educação, Goreth Sousa, reforçou o compromisso do governo com o setor educacional em todos os municípios, através da expansão dos programas prioritários como o Criança Alfabetizada e o Travessia.

Ela também citou as 25 escolas estaduais do Novo Saber, além de reformas e adaptações de prédios.

“Em Porto Grande, já temos uma escola do Novo Saber com ótimos resultados e um trabalho pedagógico de excelência. Já temos este tipo de escola em 11 dos 16 municípios e, em breve, teremos escolas de tempo integral em todas as cidades”, finaliza a gestora.

Os investimentos para reforma e aparelhamento da escola são do tesouro estadual e estão orçados em R$6 milhões de reais.

A entrega está prevista para setembro de 2022.Durante a construção, os alunos estudam em um prédio anexo.

- Força-tarefa prende suspeito de envolvimento em homicídio de criança na zona oeste de Macapá

 

A prisão é uma pronta resposta da força-tarefa da Segurança Pública do Governo do Amapá que está nas ruas para combater a criminalidade e garantir a proteção da vida dos amapaenses.

Na terça-feira, 21, a Justiça do Amapá converteu a prisão em flagrante em preventiva e o preso seguirá para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

O crime ocorreu no domingo, 19. Segundo a investigação, a criança estava na frente da casa onde morava com a família quando foi atingida durante o tiroteio entre duas facções rivais.

Ainda segundo a Polícia Civil, o suspeito, identificado como Marcos Aurélio Marques Nascimento, de 22 anos, foi o responsável por levar o atirador ao local onde aconteceu o crime.

O segundo envolvido está foragido, mas já foi identificado pelas equipes de inteligência. 

"Este homem [Marcos Aurélio] foi um dos envolvidos no crime. Em uma moto, ele levou um indivíduo que iria matar outra pessoa, mas, durante o tiroteio, acertou a criança", detalhou o delegado geral de Polícia Civil, Uberlândio Gomes.

Uma coletiva de imprensa será realizada na quarta-feira, 22, para detalhar a prisão e o desenvolvimento da investigação policial.

Repressão ao crime organizado

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) anunciou cinco medidas para o enfrentamento à violência e repressão às organizações criminosas, em conjunto com as corporações da Segurança Pública.

LEIA MAIS: Atuação das Forças de Segurança para pacificação de áreas de risco garante tranquilidade em Macapá e Região Metropolitana

São ações já implementadas pelo Estado e que serão intensificadas:

Transferência de líderes apenados, mapeados pelas agências de inteligência do estado, do Iapen para penitenciárias federais, em um amplo trabalho de articulação com o Ministério Público e o Poder Judiciário para a desarticulação desses grupos;

Ações coordenadas das agências de inteligência da Sejusp, Polícia Militar, Polícia Civil e Iapen, junto com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) para desmobilização das organizações criminosas e atuação estratégica das forças de Segurança;

Redução do expediente administrativo para reforço do contingente de agentes no policiamento ostensivo;

Incursões pelas equipes especializadas nos locais de maior incidência de confrontos entre grupos criminosos;

Articulação de ações conjuntas com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para integrarem operações dentro de suas competências.

- Governo do Amapá implanta plataforma para atender necessidades de informática dos órgãos do Estado

O Governo do Amapá, por meio do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), implantou a Central de Atendimento de Usuários (Service Desk), um sistema moderno e flexível cujo objetivo é centralizar e unir todas as necessidades de informática dos órgãos do Estado em um único lugar, onde uma equipe de profissionais atenderá demandas dos servidores.

A plataforma pode ser acessada pelo link http://redmine.prodap.ap.gov.br/.

“O objetivo da Central de Atendimento de Usuários é facilitar o diagnóstico de problemas demandados pelas unidades de informática das secretarias, trazendo agilidade e colaboração para identificar e solucionar incidentes”, afirmou o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva.

A Central de Atendimento de Usuários, gerida e administrada pela Gerência do Service Desk do Prodap, realiza o atendimento aos servidores do Estado para esclarecer dúvidas, com o primeiro atendimento aos incidentes e requisições, bem como a triagem de atendimento aos sistemas, solicitação de suporte técnico e demais serviços.

A Central permite que os analistas em tecnologia do Prodap classifiquem e encaminhem com precisão os problemas de serviço para as áreas correspondentes.

O gerente do Service Desk do Prodap, Caio Figueiredo, detalha o funcionamento da plataforma.

“O sistema vai registrar todas as demandas como forma de controle e monitoramento do governo. Temos também equipamentos e uma equipe preparada para que possamos desempenhar nosso trabalho da melhor maneira possível”, ressalta.

Cadastro de chamados

A Central de Atendimento de Usuários é de fácil acesso, basta o servidor acessar a plataforma com seu login e selecionar a categoria UN – Service Desk. Para realizar a abertura do chamado, ele deve clicar em Nova Tarefa e adicionar: assunto, texto explicativo do problema, tipo do serviço, nome do solicitante e telefone para contato. Também é possível anexar imagens e arquivos que possam ajudar na solução do problema encontrado.

Para ter acesso à plataforma, o servidor deve solicitar login ao Prodap. A solicitação deve ser direcionada ao endereço governanca@prodap.ap.gov.br, por email institucional em nome do órgão do qual o servidor faz parte.

Fonte: Portal Governo do Amapá