Estão na prioridade os cidadãos que não realizaram a atualização cadastral em um período de dois anos.
A Prefeitura de Macapá inicia nesta terça-feira (21), o cronograma de atendimento do Cadastro Único no residencial Macapaba. A ação, que é exclusiva para os moradores do habitacional seguirá até o dia 23, com retorno no dia 27 de setembro.
Nos três primeiros dias o beneficiário deverá se atentar à dinâmica de atendimento: serão 100 senhas diárias, sendo 50 para o turno da manhã e 50 para o turno tarde. O local de atendimento será o centrinho da quadra 11, na fase 2 do residencial.
Para o cidadão que já atualizou cadastro no ano de 2020 e em 2021, não é necessário procurar atendimento. Estão na prioridade os cidadãos que não realizaram a atualização cadastral em um período de dois anos.
Os documentos necessários para o procedimento são as vias originais do RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho do responsável familiar e de todos que residem na mesma casa. Para o cadastro das crianças é necessário o RG, CPF, certidão de nascimento e declaração escolar.
Atendimento na Casa do Bolsa e Centros de Referência
O atendimento na Central do Cadastro Único, a Casa do Bolsa permanece através de agendamento pelos números 99188-2701 e 99105-9444. O cidadão também pode procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) listados no link acima, conforme a área de abrangência e agendar atendimento pelos telefones disponíveis.
Fonte: Prefeitura de Macapá - Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social
- MacapaTur e Secretaria de Iluminação Pública reúnem com empreendedores do Complexo do Araxá
Plano de serviços inclui recuperação da iluminação, roçagem e limpeza do local. Os trabalhos devem ser iniciados nos próximos dias.
Por Viviane Monteiro - Instituto Municipal de Turismo
Nesta segunda-feira (20), a prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Turismo (MacapaTur) e Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Semip), reuniu com empreendedores de bares e restaurantes que atuam no Complexo do Araxá. O encontro foi para alinhar os serviços de manutenção da iluminação de toda a área do local, tradicional ponto turístico localizado na zona sul da capital.
Os empreendedores relataram que a noite a escuridão provoca insegurança em frequentadores do complexo, afastando clientes.
Pedro Mota, de 21 anos, gerente de um bar e restaurante, relata que durante a pandemia, por um período, o restaurante da família conseguiu ficar aberto.
“Aqui no Araxá nos sentíamos desamparados, até que alguns empreendimentos voltaram e aos poucos os outros restaurantes também retornaram. A retomada do funcionamento foi boa, porque a população precisa disso. São poucas praças que têm restaurantes com serviços de qualidade para oferecer e não podemos ficar esquecidos pelo poder público”, completa Pedro.
O plano de trabalho para a manutenção da iluminação no complexo, assim como de outros serviços como limpeza e roçagem foram firmados e acontecerão com contrapartida dos empreendedores, que irão ajudar no monitoramento do local fazendo denúncias a fim de evitar furtos da fiação dos postes.
“Os bares e restaurantes do complexo já são muito visitados, o serviço oferecido por ele é de qualidade. Com a manutenção da iluminação pública neste local acreditamos que o movimento será maior, pois a praça estará mais segura”, disse Benício Pontes, diretor-presidente do MacapaTur.
Com os serviços realizados, a população voltará a frequentar o local durante a noite, estendendo também às atividades esportivas, que são rotineiras nos vários pontos que fazem parte do ponto turístico.
“Temos investimento e material para a manutenção no complexo. A previsão é que os serviços iniciem esses dias e tenham a conclusão na próxima semana”, afirma José Rigamonti, secretário de Iluminação Pública.
Segundo Pedro, antes os empreendedores do complexo se sentiam desamparados, porém veem o poder público olhar para eles agora.
- Semana Nacional de Trânsito: alunos participam de atividades e palestras educativas promovidas pela CTMac
Programação segue até o dia 25 de setembro com ações voltadas à conscientização sobre o trânsito na capital.
Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá
Alunos da educação infantil da Escola Municipal Jardim Felicidade participaram nesta segunda-feira (20) de palestras e atividades para a educação no trânsito, ministradas por agentes e instrutores da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação faz parte da programação alusiva à Semana Nacional de Trânsito.
Segundo o diretor-presidente da CTMac, Marcílio Dantas, esse trabalho ajuda a formar cidadãos mais responsáveis com o trânsito.
“A CTMac trabalha com projetos inovadores, as palestras possibilitam um aprendizado dinâmico. É preciso trabalhar a conscientização e a educação para o trânsito desde cedo”, reforçou o gestor.
Para o policial rodoviário federal, Hugo Muniz, a parceria entre os órgãos é de suma importância para a formação de caráter e responsabilidade das crianças.
“Esses encontros jamais serão esquecidos. O olhar de admiração deles para os agentes da CTMac e os policiais da PRF são contagiantes. As crianças conseguem absorver o que é repassado e se comprometem em repassar para as pessoas que as rodeiam”, afirma a diretora da escola, Valdinéia Lobato.
PROGRAMAÇÃO
21/09 – Terça-feira
Blitz educativa em ruas e avenidas de Macapá.
22/09 – Quarta-feira
Formatura dos agentes mirins de trânsito, com a entrega de certificados e carteira. Os alunos terão a oportunidade de conhecer na prática as regras de trânsito no minicircuito montado dentro da escola.
Local: Escola Amapá
Hora: 8h
23/09 – Quinta-feira
Dia do Agente de TrânsitoProgramação especial para os agentes, com café da manhã e ação de saúde.
Local: CTMac
Horário: 8h
24/09 – Sexta-feira
Blitz em ruas e avenidas da capital.
25/09 – Sábado
Bicicleata pelas ruas da cidade realizada pelo Sest/Senat e CTMac
Trajeto: Sest/Senat – Orla de Macapá
Hora: 5h30