Saúde

Brasil tem 244 mortes e 9,5 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas





 

Média móvel de óbitos diários ficou em 557, abaixo dos 564 contados no sábado, mas 21% acima da média registrada no domingo anterior

 

O Brasil registrou 244 mortes e 9.458 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

 

Os estados do Ceará e do Mato Grosso do Sul não atualizaram os dados referentes a este domingo (19) e, com isso, de acordo com o Conass, foram mantidos na contagem os números referentes ao sábado para estes estados.

 

A média móvel de mortes ficou em 557, abaixo dos 564 contados no sábado, mas 21% acima da média registrada no domingo anterior, de 460.

 

É normal que os números dos finais de semana sejam mais baixos, por conta das equipes reduzidas nos laboratórios.

 

A média de casos diários foi de 34.286, mais que o dobro de uma semana atrás, mas os números foram influenciados por uma revisão das bases de dados feita no sábado pelo Rio de Janeiro e que acrescentou quase 100 mil novos casos em um único dia, referentes a 2020 e 2021.

 

Com a atualização, o país chega a um total de 590.752 óbitos e 21.239.783 infecções pela Covid-19 desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020.

 

Vacinação de adolescentes

 

Dezenove estados e o Distrito Federal mantiveram a vacinação de adolescentes, entre 12 e 17 anos, apesar da suspensão recomendada pelo ministério da Saúde.

 

A decisão do ministério vai contra o que havia sido estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações: que a população abaixo de 18 anos passaria a receber a primeira dose de Pfizer em meados de setembro. 

 

Novo lote da Pfizer

 

Um voo com novo lote de 1.140.750 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19aterrissou na manhã deste domingo (19) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

 

De terça-feira (14) até este domingo, chegaram oito voos que partiram do aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, completando a entrega de 8,4 milhões de doses. Leia mais.

 

Passaporte da vacina

 

Entre os países que recebem um grande número de turistas brasileiros ainda permanece uma divergência sobre a liberação de pessoas vindas do Brasil vacinadas contra a Covid-19 com a Coronavac.

 

Segundo um levantamento da Agência CNN, atualizado nesta sexta-feira (17), a entrada de brasileiros que receberam o imunizante está autorizada em países como Alemanha, Holanda e Espanha. Leia mais.

Lote de 1,14 milhão de doses da vacina da Pfizer chega ao Brasil neste domingo

Com esta entrega, a farmacêutica completa a entrega de 8,4 milhões de doses para o Programa Nacional de Imunizações nesta semana

Um voo com novo lote de 1.140.750 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19aterrissou na manhã deste domingo (19) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

De terça-feira (14) até este domingo (19) chegaram oito voos que partiram do aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, completando a entrega de 8,4 milhões de doses para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), responsável pela distribuição para estados e municípios.

A vacina da Pfizer contra Covid-19 é a única indicada pelo Ministério da Saúde para ser administrada como terceira dose em idosos e em adolescentes com comorbidades. A decisão de não vacinar adolescentes sem comorbidades vem enfrentando críticas de cientistas e médicos.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina da Pfizer/BioNTech é a terceira mais utilizada no Brasil.

Também estão disponíveis no PNI a Coronavac (Sinovac/Butantan), as vacinas de Oxford/AstraZeneca e Janssen.

100 milhões de doses em setembro

O Ministério da Saúde já recebeu mais de 74 milhões de doses do primeiro contrato com a Pfizer, assinado em março de 2021. O contrato prevê a entrega de 100 milhões de vacinas no total até o final de setembro.

A pasta também negociou, em outro contrato assinado em maio, a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. Segundo a Pfizer, o cronograma será cumprido.

Ou seja, no total, serão enviadas 200 milhões de doses até o fim do ano.

Fonte: CNN Brasil