Cotidiano

Confira as notícias da Prefeitura de Macapá





Em duas noites de espetáculos, 1º Festival da Canção Macapaense apresenta 20 canções inéditas

O Fescam tem o investimento de aproximadamente R$ 18 mil em premiações para valorização da música amazônica, com recursos oriundos da Fundação Municipal de Cultura.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Júnior Dantas

A música amazônica foi destaque durante as eliminatórias do 1º Festival da Canção Macapaense (Fescam), realizado pela Prefeitura de Macapá. Nos dias 17 e 18 de setembro, as apresentações das canções inéditas de 20 artistas tucujus encantaram o público que acompanhou o espetáculo de maneira virtual.

Criado para fomentar a produção musical na capital, o 1º Festival da Canção Macapaense apresenta canções inéditas, que foram avaliadas por uma comissão de julgamento sob os critérios de Melhor Arranjo, Letra, Intérprete e Melodia.

O Fescam tem organização da CIA. Oi Noiz Aki, representada neste festival pelo diretor artístico Cláudio Silva. O investimento é de aproximadamente R$ 18 mil em premiações para valorização da música amazônica, com recursos oriundos da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), através do Programa Macapá tem Cultura.

Abertura
Abertura do Fescam foi regada à regionalidade amazônica, com o show do artista Adelson Preto, que ao som dos tambores trouxe ancestralidade para o público de casa. A manifestação cultural do marabaixo abriu a Live. O toque das caixas permitiu que os ladrões marabeixeiros transmitissem a essência cultural macapaense. O batuque também animou os telespectadores, mostrando o quanto é bom ser nortista.

‘’Estou feliz da vida com a realização deste momento. Este festival é mais um incentivo para a cultura amapaense, pois coloca os nossos artistas para trabalhar transmitindo alegria. Que daqui saia um bom vencedor’’, destacou Adelson Preto.

  • Foto: Júnior Dantas 
  • Foto: Júnior Dantas 

1º Noite de Eliminatórias
‘Nega Jolie’, de autoria de Amadeu Cavalcante e interpretada por Cléverson Baia, foi a primeira canção apresentada no Fescam. A segunda, teve interpretação da Banda Desiderare e se chamava ‘Mobília’. A terceira da noite, denominada ‘Estradas Festivaleiras’ foi escrita e interpretada por Chermont Jr. Em seguida, a quarta música intitulada ‘Avepoema’, do compositor Aroldo Pedrosa foi cantada por Alber Matos (Pavarotti).

‘Um Açaí pra Arrematar’, de Lene Balieiro, foi a quinta da rodada de apresentações. A sexta, ‘Retrato de Abril’, teve interpretação de Helder Brandão. Comandada por João Amorim, a sétima apresentação trouxe a canção ‘Oração’.

Finalizando as eliminatórias do noite, as apresentações ainda contaram com a oitava música  ‘Uirapuru’, de Rafael Senra; a nona intitulada ‘Canícula’, de Ronilson Mendes; e a décima e última canção, chamada ‘Corpo Fechado’, de Nonato Santos.

CONFIRA AQUI A 1º NOITE DO FESCAM

  • Foto: Júnior Dantas 
  • Foto: Júnior Dantas 
  • Foto: Júnior Dantas 

2º Noite de Eliminatórias
A segunda noite de eliminatórias do Fescam trouxe mais 10 artistas renomados, com interpretações de canções inéditas durante as apresentações que abrilhantaram os telespectadores.

A primeira música foi ‘Pororoca’, de Sabrina Zahara, seguida das canções ‘No Pé do Tambor’, Zaqueu Santos e interpretada por Lene Balieiro; ’Meu Raio de Sol’, de Letícia Sfair; ‘Lanterna Chinesa’, Nitai Santana; ‘Nega do Curiaú’, de Lucélia Torres; ‘Jardinaeiro Cantor’, de Harinama Sukhi Das; ‘Amazônia, Meu País’, de Cley Lunna.

Finalizando as apresentações, a competição trouxe os espetáculos musicais ‘Cantoria da Chuva’, de Bruno Muniz, ‘Macunaíma’, de Nonato Soledade e ‘Sina (l) dos Tempos’, de Carol.

Enquanto ocorria as apurações com os jurados para seleção das 10 canções finalistas, foi transmitido o show do artista pernambucano Almério.

CONFIRA AQUI A 2º NOITE DO FESCAM

  • Foto: Rogério Lameira
  • Foto: Rogério Lameira 
  • Foto: Rogério Lameira 

Finalistas
As 10 canções finalistas concorrerão aos primeiros três lugares e as categorias de Melhor Arranjo, Intérprete e Música Popular do festival. Neste domingo (19), será feita mais uma rodada de apresentações com as músicas finalistas, com transmissão pela página da Prefeitura de Macapá no Facebook, partir das 20h.

Ordem de apresentações das músicas finalistas:

Sina (l) dos Tempos – Carol
Amazônia, Meu País – Cley Lunna
Lanterna Chinesa – Nitai Santana
No Pé do Tambor – Zaqueu Santos
Oração – João Amorim
Jardinaeiro Cantor – Harinama Sukhi Das
Nega Jolie – Amadeu Cavalcante
Pororoca – Sabrina Zahara
Avepoema – Aroldo Pedrosa Macunaíma – Nonato Soledade

  • Foto: Rogério Lameira 
  • Foto: Rogério Lameira 
  • Foto: Rogério Lameira 
  • Foto: Rogério Lameira

- Confira em qual Cras receber atendimento de CadÚnico em Macapá

O cidadão deve procurar atendimento na unidade correspondente ao bairro que reside.

Por Virthória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

O atendimento do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) agora pode ser feito também nos Centros de Referência de Assistência Social de Macapá (Cras), por meio de agendamento por telefone.

O cidadão deverá procurar atendimento na unidade correspondente ao bairro que reside, munido da documentação necessária ao acesso do CadÚnico: RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho do responsável familiar e de todos que residem na mesma casa.

Para o cadastro das crianças é exigido o RG, CPF, certidão de nascimento e declaração escolar. Confira os equipamento e área de abrangência.

Cras Esperança
Agendamento pelo telefone: 99186-7860

Endereço: Av. Almirante Barroso, nº 2536, bairro Santa Rita.
Área de abrangência: Nova Esperança; Congós; Novo Buritizal; Cuba de Asfalto; Santa Rita, Alvorada; Conjunto Laurindo Banha, Habitacional Jardim Açucena.

Cras Igualdade
Agendamento presencial no prédio do Cras, localizado no endereço: Rua Ranolfo de Souza Gato, s/n, bairro Marabaixo, ao lado do Conselho Tutelar da Zona Oeste.

Área de abrangência: Comunidade Lagoa dos Índios; Coração; Goiabal; Cabralzinho; Km 09 (da linha A até a rodoviária); Marabaixo I, II, III e IV; Residencial Cajari; Residencial Amazonas; Residencial Jardim América; Loteamento Irmãos Platon.

Cras Felicidade
Contato para agendamento: 98129-4047

Endereço: Av. Coaraci Nunes, nº 903, bairro Central.
Área de abrangência: Beirol; Conjunto Habitacional Mucajá; Conjunto Habitacional São José; Trem; Centro; Buritizal; Santa Inês; Distrito do Bailique (comunidades); Distrito de Carapanantuba (comunidades).

Cras União
Contato para agendamento: 99175-0213

Endereço: Rua Hugo Alves Pinto, nº 39, bairro Perpétuo Socorro
Área de Abrangência: Pacoval; Laguinho; Canal do Jandiá; Perpétuo Socorro; Cidade Nova I e II; Pantanal; Jesus de Nazaré.

Cras Simpatia
Contato para agendamento: 99112-3675

Endereço: Av. Joaquim Procópio de Oliveira, nº 1495, bairro Murici.
Área de abrangência: Fazendinha; Vale Verde; Residencial Alfaville; Mini Polo Hortifruti Grabjeiro; Polo Hortifruti Granjeiro; Igarapé da Fortaleza (antes da ponte da Fazendinha); Chefe Clodoaldo; Murici; Apa da Fazendinha.

Cras Alegria
Contato para agendamento: 99200-6862 ou 99124-5838

Endereço: Rua Redenção, nº 200, bairro Jardim Marco Zero, dentro do Complexo Macapá Criança.
Área de abrangência: Zerão; Pedrinhas; Universidade; Conjunto da Embrapa; Muca; Jardim Marco Zero; Jardim Equatorial; Araxá; Aturiá.

- Semana Nacional de Trânsito inicia com Blitz educativa em respeito à vida

A programação de abertura aconteceu em frente ao Mercado Central.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A Prefeitura de Macapá, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) iniciou neste sábado (18), as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que tem como tema: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.  A programação de abertura aconteceu em frente ao Mercado Central, com uma blitz educativa, em clima agradável e descontraído.

Na oportunidade, os motoristas receberam da equipe da CTMac mudas de plantas e lixeira para carro. A abertura contou com a parceria da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Sest Senat, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Mobilização e Participação Popular (SMMPP), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar.

De 18 a 25 de setembro serão realizadas diversas atividades educativas com o objetivo de sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores, para  o papel que cada um tem na segurança do trânsito e na proteção da vida.

“Nossa intenção é orientar as pessoas para que elas adotem sempre a prudência em seus comportamentos, valorizando a vida. Somente com respeito e educação será possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas por acidentes de trânsito”, disse o diretor-presidente da CTMac, Marcilio Dantas.

A aposentada Carmem Silva falou da importância da campanha. “Sou motorista há mais de 50 anos e reconheço a importância em respeitar o próximo. Uma vida tem valor e, pensando assim, eu busco ser prudente valorizando a minha vida e a de outras pessoas”, declarou.

Confira a programação da Semana Nacional do Trânsito:

20/09 Segunda-feira

Palestras educativas.
Local: Escola Municipal Jardim Felicidade
Horário: 8h

21/09 Terça-feira

Blitz educativas em Ruas e Avenidas de Macapá.

22/09 Quarta-feira

Formatura dos agentes mirins de trânsito, com a entrega de certificados e carteira. (Os alunos terão a oportunidade de conhecer na prática as regras de trânsito no mini circuito montado dentro da escola) 

Local: Escola Amapá
Hora: 8h

23/09 Quinta-feira

Dia do Agente de Trânsito
Programação especial para os agentes, com café da manhã e ação de saúde.
Local: CTMac
Horário: 8h

24/09 Sexta-feira

Blitz em ruas e avenidas da capital.

25/09 Sábado

Bicicleata pelas ruas da cidade, realizada pelo Sest/Senat e CTMac
Trajeto: Sest/Senat – Orla de Macapá
Hora: 5h30

Fonte: Prefeitura de Macapá