Saúde

Janeiro Branco: campanha alerta sobre saúde mental e emocional





 

Cuidar da saúde mental e emocional é de grande importância para o ser humano. Pensando nisso, a campanha ‘Janeiro Branco’ objetiva alertar e mobilizar a sociedade em favor desta saúde. Apesar de recente, a iniciativa merece muita atenção.

No Amapá, programações em alusão à campanha serão realizadas pela Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com o tema ‘Janeiro Branco: O Amapá Unido Pela Saúde Mental’, o workshop está previsto para acontecer entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro.

De acordo com a pasta, o objetivo é divulgar os serviços ofertados na rede pública para que os usuários saibam onde podem encontrar atendimento adequado, especifico para cada necessidade.

Durante o evento serão realizadas mesas de debates com diversos temas voltados à campanha. A abertura ocorre no dia 31 de janeiro no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), de 8h as 12h e das 14h às 18h30.

Poderão participar profissionais da saúde, representantes sociais e a sociedade em geral. Não há necessidade de fazer inscrição e os participantes receberão um certificado de participação.

Já no dia 1º de fevereiro, uma oficina será realizada no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal). No dia 2 acontecerá a “Mega Caminhada e Blitz Mental e Emocional: Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”, na praça Barão do Rio Branco às 15h30.

Importância da Saúde Mental e Emocional

Apesar de ser uma campanha nova, surgida em 2014, o ‘Janeiro Branco’ é pouco discutido e gera tabu na sociedade. No entanto, a saúde mental precisa ser compreendida de forma ampliada, colocando o tema em evidência fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o tema.

A necessidade de discutir o assunto é de suma importância, principalmente pelo número crescente de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e agressividade. Essa estatística mostra que as pessoas precisam começar a cuidar dos aspectos mentais e emocionais.