Esporte

Conmebol define datas de rodada tripla das Eliminatórias em outubro





A Conmebol divulgou hoje as datas e horários dos jogos de outubro das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Assim como em setembro, haverá rodada tripla no mês que vem.

Os jogos serão disputados nos dias 7, 10 e 14 de outubro. O Brasil enfrenta Venezuela, Colômbia e Uruguai, respectivamente. O técnico Tite vai anunciar os convocados na sexta-feira da semana que vem.

Veja as datas e horários dos jogos da seleção brasileira:

  • Venezuela x Brasil, 7 de outubro, às 19h30 (11ª rodada)
  • Colômbia x Brasil, 10 de outubro, às 16h (jogo atrasado da 5ª rodada)
  • Brasil x Uruguai, 14 de outubro, às 20h30 (12ª rodada)

rodada tripla será realizada em função das partidas de março adiadas devido à pandemia da covid-19. Na ocasião, os clubes europeus vetaram a liberação dos jogadores para defender as suas seleções.

O Brasil lidera as Eliminatórias, com 100% de aproveitamento. A equipe comandada por Tite venceu os oito jogos até aqui e soma 24 pontos — seis a mais que a Argentina, segunda colocada.

Os quatro primeiros colocados se classificam diretamente para a Copa do Mundo, enquanto o quinto colocado participa de uma repescagem para obter a vaga para o Mundial.

- Fifa: Brasil permanece na vice-liderança do ranking de seleções

A Inglaterra, finalista da última edição da Eurocopa, tirou a França da terceira posição do ranking de seleções da Fifa, publicado nesta quinta-feira (16), deixando a campeã mundial em quarto lugar.

A Bélgica permaneceu no topo do ranking, seguida pelo Brasil. A Itália, campeã europeia e com uma série de invencibilidade recorde de 37 partidas, está em quinto lugar, com a Argentina em sexto.

O terceiro lugar iguala a melhor classificação da Inglaterra desde 2012. A equipe comandada pelo técnico Gareth Southgate perdeu na disputa dos pênaltis para a Itália na final da Eurocopa no estádio de Wembley, em julho, e foi semifinalista da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

A França saiu da Eurocopa nas oitavas de final.

No ranking feminino, a Suécia alcançou o segundo lugar, atrás dos campeões mundiais Estados Unidos, com a Alemanha caindo para o terceiro lugar.

A seleção brasileira ocupa a sétima colocação, uma à frente da Inglaterra, que está sob o novo comando de Sarina Wiegman.

- Brasil será sede dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15 em 2023

Primeira edição do evento reúne cerca de 2.500 estudantes em Belgrado, na Sérvia

O Brasil será a sede da segunda edição dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15, que serão disputados em 2023, no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15), em Belgrado, durante a cerimônia de abertura da primeira edição do evento.

A candidatura do Brasil foi apresentada oficialmente na terça-feira (14) ao presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF, na sigla em inglês), Laurent Petrynka, pelo secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, que está na Sérvia acompanhado pelo secretário adjunto da pasta, André Alves.

“Estamos muito felizes com o sucesso de nossa missão em Belgrado”, celebrou Marcelo Magalhães. Para o secretário, o anúncio tem conexão direta com uma das prioridades da atual gestão da Secretaria Especial do Esporte, que é inverter a pirâmide esportiva brasileira e valorizar o desporto escolar e o esporte de base.

“No dia 29 de outubro começam, no Rio de Janeiro, os Jogos Escolares Brasileiros. Desde o ano passado, quando oficializamos o apoio à CBDE para a retomada dos JEB’s, temos trabalhado para fazer desta edição a melhor de todos os tempos. O resgate dos JEB’s, após um hiato de 17 anos sem a realização do evento, é o primeiro passo para fortalecermos a prática esportiva entre nossos estudantes”, afirmou o secretário Especial do Esporte.

“Em 2022, teremos os Jogos Escolares Sul-Americanos no Brasil. Agora, com os Jogos Mundiais Sub-15 garantidos no Rio em 2023, tenho certeza de que nossas crianças e jovens terão ainda mais motivação para se dedicarem aos estudos e às atividades esportivas”, completou.

Marcelo Magalhães lembrou ainda que a confirmação dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15 Rio representa mais um capítulo do Brasil como sede de megaeventos esportivos. “Desde 2007, quando o Rio sediou os Jogos Pan-Americanos, o Brasil tornou-se o anfitrião dos maiores eventos esportivos do mundo. Recebemos os Jogos Mundiais Militares (2011), a Copa das Confederações (2013), a Copa do Mundo (2014), os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (2015) e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Temos enorme know-how na organização de eventos de grande porte”, concluiu o secretário.

Primeira edição

A primeira edição dos Jogos Mundiais Escolares Sub-15 reúne cerca de 2.500 estudantes de 13 a 15 anos, de 36 países, que disputam provas em 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, basquete 3 x 3, xadrez, futebol, judô, caratê, orientação, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei e wrestling. O evento teve início no sábado (11) e segue até o dia 19 de setembro.

No total, 27 estudantes do Brasil estão em Belgrado para a competição, o primeiro evento internacional da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) desde o início da crise sanitária, em 2020. O país compete na Sérvia no futebol feminino e no wrestling, tanto no masculino quanto no feminino.

 

Fonte: UOL - Agência Brasil- Gov.br