Cultura

Papa confia a Maria viagem à Hungria e Eslováquia





O Papa confia a Nossa Senhora na Basílica de Santa Maria Maior a sua peregrinação ao coração da Europa, de 12 a 15 de setembro. O Papa visitará Budapeste e a Eslováquia

Fonte: Gabriella Ceraso – Vatican News

Ontem à noite, às 19h, o Papa foi à Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone da Virgem Salus Populi Romani: um ato de entrega que precede sempre a partida do Papa para suas viagens ao exterior. Portanto, como informa a Sala de Imprensa do Vaticano, o momento de oração também estava em preparação para a peregrinação que começa amanhã, 12 de setembro, e termina na quarta-feira 15. 

Na capela Borghese, que abriga o ícone da Virgem com o Menino em seus braços - a Salvação do povo romano que se confiou a Ela em todos os momentos de dificuldade - Francisco colocou um buquê de flores sobre o altar e ficou em oração.

Assim Nossa Senhora guiará a 34ª viagem apostólica, "uma peregrinação no coração da Europa" entre a Hungria e a Eslováquia, mas sobretudo "uma viagem espiritual", que começa com a adoração da Eucaristia e se concluirá com a oração a Nossa Senhora das Dores. Francisco chegará a Budapeste no domingo de manhã para a celebração do encerramento do Congresso Eucarístico Internacional e depois seguirá para a Eslováquia, para a capital Bratislava, e depois para Prešov, Košice e por fim Šaštin, onde celebrará a Missa de encerramento no Santuário Nacional Mariano, dedicado há 250 anos a Nossa Senhora a quem a tradição popular atribui o título de "Nossa Senhora das Sete Dores". De lá, em 15 de setembro, o retorno a Roma, no início da tarde.

Para apoiar o Papa, a oração dos fiéis, solicitada por Francisco no Angelus do domingo passado (05/09), mas também a intercessão de "tantos confessores heroicos da Fé, que testemunharam o Evangelho naqueles lugares em meio à hostilidade e à perseguição". Suas histórias de martírio, mas também um olhar sobre o futuro da evangelização e da missão, são as principais linhas desta peregrinação tão esperada.

Francisco: a família é forte quando se abre à vida e não discrimina

O Papa envia uma mensagem aos participantes da 14ª peregrinação das famílias pela família, que se realiza neste sábado em vinte santuários de dezenove regiões da Itália: " Vocês são o rosto luminoso da fé num tempo de dificuldade e de sofrimento", escreve o Pontífice. O convite a rezar pelo Encontro Mundial das Famílias de 2022 em Roma.

Fonte: Salvatore Cernuzio/Mariangela Jaguraba – Vatican News

A família está "viva" se estiver unida em oração. É “forte quando redescobre a Palavra de Deus. É "generosa" se permanece aberta à vida, não discrimina e serve os mais necessitados. Com essas palavras o Papa Francisco se dirige aos casais, pais, avós, filhos e netos, que participam da 14ª Peregrinação nacional das famílias pelas famílias, que começa neste sábado, 11 de setembro, na Itália. Um momento de oração nacional, promovido pela Renovação Carismática, pela Conferência Episcopal Italiana (CEI) e pelo Fórum das Associações Familiares, que envolve, presencialmente e on-line, milhares de famílias de toda a Itália em 20 santuários de 19 regiões.

O Evangelho da família

O Papa expressa sua gratidão por este "testemunho de comunhão e alegria", que se traduz no grito lançado em uníssono: "A família está viva! Depois, aprecia o "esforço" de ir ao encontro do maior número possível de pessoas "para se tornar um sinal vivo do amoris laetitia que brota do Evangelho da família". As famílias envolvidas na Peregrinação "mostram o rosto luminoso da fé em Jesus Cristo, num tempo esmagado por tantas dificuldades, sofrimentos e novas pobrezas", afirma Francisco.

Não buscar a alegria consumista e individualista

O tema escolhido para a iniciativa “Em comunhão... a alegria!” é uma escolha direcionada que reitera o convite a "não procurar a alegria consumista e individualista, que só pesa no coração, mas aquela alegria que se vive em comunhão, que se partilha e se participa, porque somos mais bem-aventurados no dar do que no receber". Com efeito, "o amor fraterno multiplica a nossa capacidade de alegria, porque nos torna capazes de alegrar-nos pelo bem dos outros", afirma o Papa.

"A família está viva se estiver unida em oração", afirma o Papa em sua mensagem. "A família é forte se redescobre a Palavra de Deus e o valor providencial de todas as suas promessas". A família é generosa e constrói a história se permanecer aberta à vida, se não discrimina e serve os mais frágeis e necessitados, se não deixa de oferecer ao mundo o pão da caridade e o vinho da fraternidade".

O Encontro Mundial das Famílias em Roma

Daí o incentivo a continuar neste caminho, a fim de preparar o 10° Encontro Mundial das Famílias que será realizado em Roma de 22 a 26 de junho de 2022, e contemporaneamente também nas comunidades diocesanas de todo o mundo. Uma preparação material e concreta, mas acima de tudo uma preparação espiritual. Por esta razão, em sua mensagem, o Pontífice repropõe o texto integral da oração oficial do Encontro de Roma, convidando a recitá-la "a partir de agora".

A oração oficial

O amor na família: vocação e caminho de santidade

Pai Santo,

estamos aqui diante de Ti

para louvar-Te e agradecer-Te

pelo grande dom da família.

Nós Te pedimos pelas famílias

consagradas no sacramento do matrimônio,

para que possam redescobrir

todos os dias a graça recebida

e, como pequenas Igrejas domésticas,

saibam testemunhar a Tua presença

e o amor com o qual Cristo ama a Igreja.

Nós Te pedimos pelas famílias

Que passam por dificuldades e sofrimentos,

doença ou por problemas que só Tu conheces:

que Tu as sustentes e as tornes conscientes

do caminho de santificação ao qual as chamas,

para que possam experimentar a Tua infinita misericórdia

e encontrar novos caminhos para crescer no amor.

Nós Te pedimos pelas crianças e jovens

para que possam encontrar-Te

e responder com alegria à vocação que planejaste para eles;

por seus pais e avós,

para que sejam conscientes

de serem um sinal da paternidade e maternidade de Deus

no cuidado dos filhos que, na carne e no espírito,

Tu confias a eles;

pela experiência de fraternidade

que a família pode dar ao mundo.

Senhor, concede que cada família

possa viver a própria vocação à santidade na Igreja

como um chamado para ser protagonista da evangelização,

a serviço da vida e da paz,

em comunhão com os sacerdotes e em cada estado de vida.

Abençoa o Encontro Mundial das Famílias.

Amém.

Oração oficial para o X Encontro Mundial das Famílias 22-26 de junho de 2022.