Cotidiano

Mudança no primeiro escalão de Waldez





 (Foto John Pacheco)

Na manhã desta segunda-feira (07), o governador do Amapá Waldez Góes anunciou mudanças no seu novo mandato para o primeiro escalão. Durante solenidade, cinco novos secretários foram empossados em seis pastas. A cerimônia aconteceu no Palácio do Setentrião, na sede do Executivo.

Os novos gestores já são conhecidos no governo estadual, sendo que alguns deles chegaram a assumir pastas no primeiro mandato de Waldez, encerrado em dezembro de 2018. Alguns deles haviam saído para disputar o pleito eleitoral, no entanto, sem alcançar os objetivos estão retornando ao governo. Os empossados foram: Antônio Teles, Rafael Pontes, Tenente-coronel Cláudio Braga, Marcela Chesca e Julhiano Avelar.

Antônio Teles assumirá a Secretaria de Desenvolvimento das Cidades (SDC), que era comandado por João Henrique Pimentel. Teles retorna para o primeiro escalão após deixar a Secretaria de Planejamento (Seplan) para concorrer às eleições.

Rafael Pontes assume a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), de onde se afastou para também concorrer às eleições.

Marcela Chesca assume a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), que era ocupada pela vereadora Maraína Martins. A nova secretaria já atuou na própria secretaria e na prefeitura de Oiapoque.

Julhiano Avelar deixa a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e assume o Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap), além do Instituto Estadual de Florestas (IEF). As duas pastas são bastantes polêmicas, devido serem alvos de operações da Polícia Federal nos últimos dois anos.

Tenente-coronel Cláudio Braga assume o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que trata da inteligência e segurança do governador. Antes do cargo, ele atuava no comando do 6º Batalhão da Polícia Militar.