Cotidiano

Prefeitura de Macapá oficializa 36 novos bairros na capital





Fazendinha e Coração deixaram de ser distritos, assim o município passa a ter 64 bairros. Lei que regulamentou a mudança foi assinada em dezembro de 2020.

Por Alexssandro Lima - Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano

A Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), por meio de Projeto de Lei, propôs a alteração, delimitação e criação 36 novos bairros em Macapá. Com a proposta legislativa, Macapá passa a ter 64 bairros, um salto de 78% desde o último censo, em 2010.

O trabalho de atualização dos dados em relação aos logradouros da capital foi realizado por meio de georreferenciamento ao longo de 2020, com sua espacialização dentro do perímetro urbano devidamente definida. A assinatura da lei aconteceu em 31 de dezembro de 2020 e foi oficializada agora.

Com a oficialização, áreas como Ipê, Renascer, Açaí e Pantanal passam a ser, de fato, consideradas bairros. Além desses, os antigos distritos Fazendinha e Coração também foram incorporados. Outras regiões como o Infraero, Jardim Felicidade e Marabaixo, até então sem subdivisões oficiais, atreladas a outros bairros ou áreas, passam a ser divididas por lei.

Como o antigo distrito da Fazendinha tinha subdivisões, o território do atual bairro passa a ser aquele que não contemplava os bairros que existiam, como Chefe Clodoaldo, Vale Verde e Murici, que também foram oficializados.

Locais que pertenciam a outros bairros foram destacados e passam a ter lei de criação própria, como Quilômetro 9 (zona norte/oeste), Bioparque (zona sul), Lago da Vaca (zona norte), Cabralzinho (zona oeste) e Macapaba (zona norte).

De acordo com o secretário da Semhou, Rafael Martins, a partir de agora se inicia uma nova etapa do processo de delimitações e o trabalho de referenciamento geográfico já foi concluído.

“Essas mudanças levaram em consideração a proximidade desses locais da área urbana. Como Fazendinha e Coração, que, quando tratados como distritos, acaba parecendo que é algo distante e de difícil acesso, e não é. É essa é uma das formas com que essas mudanças irão facilitar ainda mais a chegada de políticas públicas e privadas para o desenvolvimento econômico de Macapá”, finalizou o secretário da Semhou, Rafael Martins.

Confira a lista atualizada dos bairros de Macapá:

Açaí
Alvorada
Amazonas
Araxá
Beirol
Bella Ville
Bioparque
Boné Azul
Brasil Novo
Buritis
Buritizal
Cabralzinho
Cajari
Central
Chefe Clodoaldo
Cidade Nova
Congós
Coração
Fazendinha
Goiabal
Igarapé da Fortaleza
Ilha Mirim
Infraero I
Infraero II
Ipê
Jardim América
Jardim das Acácias
Jardim Equatorial
Jardim Felicidade I
Jardim Felicidade II
Jardim Marco Zero
Jesus de Nazaré
KM 9
Lago da Vaca
Lagoa Azul
Laguinho
Macapaba
Marabaixo I
Marabaixo II
Marabaixo III
Morada das Palmeiras
Muca
Murici
Nova Esperança
Novo Buritizal
Novo Horizonte
Pacoval
Palácio das Águas
Pantanal
Parque Aeroportuário
Parque dos Jardins
Pedrinhas
Perpétuo Socorro
Renascer
Santa Inês
Santa Rita
São José
São Lázaro
Sol Nascente
Trem
Universidade
Vale Verde
Zerão

 

Confira outras notícias da Prefeitura de Macapá:

Prefeitura lança processo de seleção e contratação de formadores no Dia Mundial da Alfabetização

O edital que trata das regras da seletiva será publicado no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura nesta sexta-feira (10).

Por Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

A Prefeitura Municipal de Macapá, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou na tarde desta quarta-feira (8) um processo seletivo para contratação de formadores do programa Educa Macapá. O lançamento foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guita, localizada na zona sul da capital, na data em que é celebrado mundialmente o Dia da Alfabetização.

O edital que dispõe sobre as regras da seletiva será publicado no Diário Oficial do Município e no site do executivo municipal na sexta-feira (10). Participaram do lançamento os representantes da Semed, professores e estudantes da rede macapaense de ensino.

O certame é voltado para professores com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) na área de matemática ou letras. Os profissionais atuarão especificamente na formação dos docentes e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, sobre metodologias educacionais inovadoras, no âmbito do programa Educa Macapá.

“O processo faz parte do pacote de ações do programa Educa Macapá, que busca a melhoria do sistema educacional do município, através da formação continuada dos profissionais que lidam diretamente com a aprendizagem dos estudantes”, destacou o secretário municipal de Educação, Edielson Silva.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser efetuadas exclusivamente pela internet, através do preenchimento de formulários que devem ser digitalizados, juntamente com a cópia dos documentos exigidos no processo, para o e-mail disponibilizado pela comissão organizadora do certame. Somente serão aceitos os documentos recebidos no período de 0h do dia 16 de setembro a 23h59 do dia 19 de setembro de 2021.

Durante o evento, estudantes da escola municipal de ensino fundamental Guita leram textos preparados pelos professores e foram animados pelo professor Fábio Souza, também conhecido como Tio Nescau.

A articuladora do programa Educa Macapá, Nádia Serique, explica que o cronograma do certame iniciará na sexta-feira, com a publicação do edital. “Para dar mais visibilidade à seleção, nós decidimos iniciar hoje a divulgação para que o processo alcance mais pessoas. Na sexta-feira, com a publicação no Diário e no site, os interessados terão todas as informações necessárias para participar da seleção”, salientou.

Os aprovados terão vínculo com o município de dois anos, prorrogável por mais dois anos. O salário será no valor de R$ 1.508,00 para uma carga horária de 20 horas semanais.

O certame possui etapas classificatórias e eliminatórias que envolvem avaliação de currículo, análise documental e entrevista. Candidatos com especialização, mestrado ou doutorado terão pontuações compatíveis com o nível de capacitação. Quem já tiver artigo publicado ou experiência com formação de docentes também vai ter uma pontuação extra.

Sobre o Dia Mundial da Alfabetização
O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

 

Nova remessa de cartões Auxílio Alimentação começa a ser entregue na Casa do Bolsa de Macapá

Os novos beneficiários são empreendedores, mototaxistas, taxistas e auxiliares, além de famílias residentes no distrito do Bailique.

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu continuidade nesta quarta-feira (8) à entrega dos cartões do programa Auxilio Alimentação aos beneficiários contemplados por esse lote na Casa do Bolsa.

Os beneficiários são empreendedores que se cadastraram pelo formulário eletrônico coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), mototaxistas, taxistas e auxiliares que realizaram revisão cadastral, além de famílias residentes no distrito do Bailique.

Seu Josinei Oliveira da Silva é autônomo e esteve na casa do bolsa para receber seu cartão. “Ele chegou em uma boa hora para a minha família, a vida nesse período não está fácil pra ninguém. Graças a Deus veio esse cartão”, disse.

O benefício do Auxilio Alimentação é no valor de R$ 300, divididos em duas parcelas. A entrega ocorre na Casa do Bolsa das 8h às 18h. Para retirar o cartão é necessário que o benefício apresente um documento oficial com foto.

O Programa Auxilio Alimentação é executado com recursos de emenda parlamentar dos deputados federais Acácio Favacho (Pros), Luiz Carlos (PSDB) e senador Randolfe Rodrigues (Rede).

Os beneficiários que se cadastraram no programa podem ter acesso à lista dos completados no link macapa.ap.gov.br/prefeitura-entrega-novo-lote…/

Secretaria Municipal de Assistência Social

 

CTMac inicia capacitação e seleção de agentes mirins de trânsito de Macapá

Projeto é direcionado a crianças com idade entre 3 e 12 anos e será ampliado para todas as escolas municipais.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) inicia nesta quarta-feira (8) a segunda etapa da campanha Educar Para o Trânsito, direcionada às crianças com idade entre 3 e 12 anos, com o objetivo de capacitar e selecionar os agentes mirins de trânsito do município, tornando-os multiplicadores de conscientização para seus familiares.

As crianças da Escola Municipal Amapá são as primeiras a participar do projeto, recebendo, no período de 8 a 10 de setembro, de 14h30 às 15h30, orientações importantes e fundamentais para a educação no trânsito.

Durante esse período a CTMac trabalha em parceria com os membros do Grupo de Educação para o Trânsito e Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transportes da Policia Rodoviária Federal (PRF), proporcionando às crianças, através de uma didática dinâmica, o aprendizado sobre os seguintes temas: agentes envolvidos no trânsito e seu trabalho diária, conceitos dinâmicos, principais infrações de trânsito e como garantir um trânsito seguro.

Para se tornar um agente mirim de trânsito, ao final de cada programação, a criança deverá passar por um processo seletivo, uma pequena prova com os assuntos abordados nos encontros.

A campanha Educar Para o Trânsito acontecerá nas demais escolas municipais de Macapá.

O diretor-presidente da CTMac, Marcilio Dantas, explica que os agentes mirins selecionados serão diplomados, receberão camisa e boné de agente mirim de trânsito, bloco de multas e carteirinha. Os primeiros agentes selecionados na escola Amapá participarão da programação em alusão a Semana Nacional do Trânsito.

“As crianças são espontâneas e verdadeiras e sempre chamam a atenção dos adultos, além de serão futuros condutores, o que torna ainda mais importante esse projeto”, afirma Marcilio.

A chefe do Departamento de Coordenação e Educação Trânsito, Keila Machado, enfatiza que as ações de educação de trânsito realizadas dentro das escolas são práticas e dinâmicas. “Nossas crianças aprendem brincando e se tornam colaboradoras para a proteção de si mesmas e dos outros e no futuro serão jovens condutores conscientes e responsáveis”, conclui Keila.

O Policial Rodoviário Federal, Lázaro Lima, um dos responsáveis em repassar o conhecimento às crianças, afirma que a meta é trabalhar para educar no trânsito sem medir esforços.

“É um trabalho dinâmico realizado em equipe, as crianças são inteligentes e gostam de aprender e, principalmente, elas gostam de ensinar e esse é o nosso objetivo; capacitar essas crianças para que se tornem agentes mirins e passem a fiscalizar as pessoas que estão a sua volta”, explica Lázaro.

 

Trabalho de pavimentação em vias às margens do Beirol amplia rotas de trânsito

Etapas seguintes dos trabalhos transformarão trechos de vias em binário, ou seja, de mão única. O objetivo é melhorar a segurança e a mobilidade dos pedestres e moradores.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana 

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) finalizou os trabalhos de pavimentação e recuperação de alguns trechos em vias que contornam o canal do bairro Beirol. Ao todo foram revitalizados três quarteirões que vão possibilitar uma nova rota de acesso para outros bairros.

Receberam os serviços de terraplanagem, pavimentação e requalificação asfáltica os cruzamentos das vias 13 de Setembro com Pedro Lazarino e com Felipe Camarão; 1° de Maio com Desidério Antônio Coelho; e Pedro Lazarino até a Xavantes.

A obra foi executada pela Semob com recursos do Tesouro Municipal. De acordo com o secretário da pasta, Cássio Cruz, a pavimentação dessas vias permitirá a abertura de uma nova rota para bairros, principalmente em horários com mais movimentação. 

“Como algumas dessas ruas não eram asfaltadas, não ofereciam segurança e agilidade para os motoristas e pedestres. Agora vamos ofertar mais uma alternativa para locomoção com mais mobilidade”, finalizou. 

Com a obra de infraestrutura finalizada, agora a Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) realiza a sinalização horizontal. Posteriormente, serão instaladas as placas que completam o pacote com a sinalização e ordenamento do trânsito. 

“Queremos evitar o fluxo perigoso que é a mão dupla em uma rua tão estreita. Futuramente, a intenção é transformar esse perímetro em binário, vias de mão única, até o trecho da avenida Tupis. Isso ainda vai levar um tempo para organização e educação dos motoristas”, finalizou o diretor-presidente da CTMac, Marcilio Dantas.

Fonte: Prefeitura de Macapá