Cotidiano

Municípios do Amapá aplicaram 89 doses de lotes da vacina CoronaVac suspensos pela Anvisa





Mais de 12 milhões de doses da vacina passaram por processos de produção em uma fábrica na China que não foi inspecionada pela agência e, por isso, terão o uso suspenso no Brasil.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) informou em nota que o Amapá recebeu em julho 200 doses de um dos lotes de CoronaVac suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), das quais 89 foram aplicadas. 

A suspensão no uso das vacinas dos lotes foi determinada em 4 de agosto de firma cautelar após a Agência ser notificada pelo Instituto Butantan de que a fábrica responsável pelo envase das doses não havia sido inspecionada e autorizada. 

Ao todo, são 12 milhões de doses no país nessa situação. 

A SVS apontou que no Amapá as 89 pessoas que receberam as doses de CoronaVac estão sendo monitoradas e nenhuma reação adversa foi apresentada. 

Das 200 doses recebidas no estado, 111 não foram aplicadas e as prefeituras foram orientadas a estocar os imunizantes sem poder ser utilizadas no momento. 

O lote foi distribuído para os municípios de Itaubal, Amapá, Vitória do Jari, Mazagão, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Porto Grande, Pracuúba e Serra do Navio, com 20 doses para cada. 

"A SVS orientou que as prefeituras armazenem as doses que não forem utilizadas em temperatura de +2º a +8ºC, até a conclusão da investigação conduzida pela Anvisa", detalhou a Superintendência.

Fonte: G1 Amapá