Cotidiano

Prefeitura de Macapá, Conselho de Arquitetura do Amapá e Randolfe Rodrigues lançam concurso para projeto da Praça do Bicentenário





Paralelo a isso, Prefeitura e CAU também assinaram um termo de cooperação visando o aumento do efetivo para fiscalização de obras e combate ao crescimento desordenado.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, junto com o senador Randolfe Rodrigues e do presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá (CAU/AP), Welton Barreiros, assinou na manhã desta segunda-feira (6), o documento que lança o concurso público para a escolha do projeto arquitetônico da Praça do Bicentenário, que vai comemorar os 200 anos de independência do Brasil, celebrado em 2022. O equipamento público será construído no Conjunto Habitacional Mestre Oscar, na zona norte da capital.

“Hoje é um dia histórico, quando a Prefeitura, o CAU e o senador Randolfe inauguram a modalidade de um concurso público para um projeto arquitetônico na nossa cidade. Começamos a conversar sobre isso no início do ano, quando discutíamos várias questões junto ao senador e ele sempre foi muito enfático em relação a esta praça”, disse Dr. Furlan.

“Em 2022 temos um momento importante na história do Brasil e antes disso eu tenho a certeza de que a atenção da arquitetura nacional estará voltada para Macapá. Assim que o projeto for escolhido, vamos fazê-lo como celeridade e condições para que ele seja implantado o mais rápido possível”, completou o prefeito.

A Praça do Bicentenário custará R$ 1,5 milhão e o valor será destinado através de emenda do parlamentar. O projeto arquitetônico do espaço será escolhido por meio de concurso de ideias e o certame será organizado pelo CAU, que terá o apoio das coordenações dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap) e Faculdade Fama.

“Sob a gestão do prefeito, teremos o primeiro concurso público para uma obra pública com participação de arquitetos, urbanistas e engenheiros do Amapá. Essa também será a primeira vez que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo estará envolvido em uma atividade como essa e isso se mostra como um ato de profunda democracia e transparência na coisa pública”, declarou o senador Randolfe Rodrigues.

O projeto vencedor receberá o valor de R$ 45.000,00 e a construção do equipamento será de responsabilidade da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob).

“Desde que assumimos o CAU, estamos indo em todas as entidades públicas para falar sobre a importância do arquiteto e urbanista para que todos entendam que a nossa cidade pode se desenvolver de uma forma correta e combatendo o crescimento desordenado. Fomos acolhidos e estamos colhendo os primeiros frutos dessas visitas. Agradeço a acessibilidade da Prefeitura em entender a importância disso e ao senador, que, através de emenda parlamentar, vai possibilitar a execução dessa praça”, destacou o presidente do CAU/AP, Welton Barreiros.

Além do lançamento do concurso público para escolha do projeto da Praça do Bicentenário, a Prefeitura de Macapá e o CAU/AP assinaram um Termo de Cooperação visando o aumento do efetivo para fiscalização do exercício ilegal da profissão, de obras e, consequentemente, o crescimento desordenado na cidade. A parceria junto ao Conselho será feita através da Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou).

Fonte: Prefeitura de Macapá - Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social