Cotidiano

Vem Pra Praça: saiba como fazer para adotar espaços públicos em Macapá





A empresa adotante poderá utilizar o ambiente como área para publicidade.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Macapá tem mais de 50 logradouros públicos para serem adotados pela iniciativa privada. A iniciativa contempla o programa Vem Pra Praça, instituído pela Prefeitura de Macapá por meio da Lei de 2.479 de 2021. A empresa adotante, além de contribuir para que a cidade fique mais agradável e bonita, poderá utilizar o espaço como instrumento de promoção, publicidade e propaganda.

“Estamos estreitando laços com as instituições privadas com o intuito de buscar apoio de pessoas físicas ou jurídicas na conservação, manutenção, zeladoria, revitalização aos nossos espaços públicos. Já estamos com alguns empresários interessados e em breve vamos firmar parceria”, disse o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Os interessados devem sinalizar sua intenção através do preenchimento de protocolo disponibilizado no gabinete do prefeito. Nesse documento, o empresário indica o local que pretende adotar e as ações que serão desenvolvidas no local, como construção, revitalização, pintura, limpeza em geral e desenvolvimento de ações culturais.

A partir dessas informações, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) faz o levantamento do espaço, como quantidade de bancos, os principais problemas que o local apresenta e os possíveis valores que serão gastos. Caso o empresário tenha interesse em revitalizar o logradouro, a Semob monta um projeto de revitalização.

“Apresentamos um projeto de revitalização da praça do Novo Buritizal à empresa LMTE. A partir desse momento, eles deram suas sugestões e opiniões e vamos adaptar de acordo com as necessidades”, explica o subsecretário municipal de Obras, Ivy Vasconcelos.

A finalização da adoção é feita por meio do termo de acordo e cooperação entre Prefeitura de Macapá e instituição privada. Podem participar do programa pessoas físicas,  entidades da sociedade civil, associações de moradores, amigos de bairro e pessoas jurídicas.

Praça do Equinócio: primeira a ser adotada
No dia 27 de agosto, foi adotado o primeiro espaço público: a praça do Equinócio. O local agora está sobre os cuidados da Associação Nipo-Brasileira. De acordo com a presidente da associação, Yumeko Okada, o interesse deles é conservar a limpeza do local e acrescentar uma decoração que transforme em uma praça oriental com o intuito de homenagear os primeiros imigrantes japoneses.

Momento de integração com empresários
Na semana passada, foi realizado um momento de integração entre gestão municipal e empresários de Macapá. Na ocasião, foi sinalizada a adoção de sete logradouros públicos. Dentre eles estão as rotatórias do Araxá, Pedro Lazarino, Marco Zero e Embrapa. Além do canteiro da Claudomiro de Moraes e as praças do Barão e do Novo Horizonte.

Primeira Praça Pet é inaugurada em Macapá

O evento de inauguração aconteceu na tarde deste sábado (4). Na ocasião, o prefeito de Macapá anunciou que o castramóvel voltará a funcionar no município.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Agora os cães e gatos de estimação terão um novo espaço para brincar. A primeira Praça Pet foi inaugurada na tarde do sábado (4) em Macapá. O espaço foi construído para garantir o lazer e socialização dos animais e de seus tutores. Durante o evento de inauguração, o prefeito Dr. Furlan anunciou mais investimentos na causa animal, como o retorno dos serviços do castramóvel no município.

“A Praça Pet foi o primeiro investimento que fizemos dentro da política de bem estar animal. O segundo será o retorno do castramóvel, que a partir de quarta-feira inicia os atendimentos. Além disso, também estamos em tratativas para inauguração da Clínica Veterinária. Nós sabemos da importância de ofertar serviços para os nossos animais, que já fazem parte dos lares de Macapá”, destaca o chefe do executivo municipal.

Fotos: Adevaldo Cunha 

A praça tem uma arena de livre circulação com gramado e alambrado que garantem a segurança dos animais. O espaço também tem calçamento, bebedouro, lixeiras para recolhimento das fezes dos animais, iluminação em led, bancos, um canteiro para contemplação e acessibilidade.

  • A Mel aproveitou para estrear o campo e 
    os brinquedos. 

Fotos: Adevaldo Cunha

“O espaço foi pensado com muito carinho para os nossos pets. A nossa equipe técnica está sempre empenhada em trazer obras que beneficiem a nossa população. Agradeço também as pastas parceiras como Iluminação e Zeladoria que estão sempre dispostos a contribuir para que o espaço fiquei mais agradável”, pontua o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cássio Cruz. 

A Mel aproveitou para estrear o campo e os brinquedos. Sua tutora, Nete Souza, conta que Macapá precisava de um espaço desse para diversão e prática de esportes dos animais de estimação que são tão amados. “Moro aqui perto e fiquei muito feliz que agora a Mel tem um lugar para brincar. A pandemia deixou os animais muito presos em casa e agora é uma ótima oportunidade deles socializarem”, disse.

Fotos: Adevaldo Cunha 

Recurso
A praça pet está localizada no bairro Jardim Marco Zero, ao lado do Céu das Artes, na zona sul. A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) e orçada em R$ 251 mil, sendo R$ 250.501,00 provenientes de recurso destinados através de emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Vinicius Gurgel, através do Ministério da Defesa, e contrapartida municipal.

“É um investimento de lazer para a nossa população e para os nossos animais. A praça ficou bonita e é a primeira obra de muitas que virão em benefício à essa causa”, disse o deputado federal Vinícius Gurgel. 

Fotos: Adevaldo Cunha 

Castramóvel
O contrato de castração para cães e gatos foi assinado na tarde deste sábado (4) com a empresa Up Tech.

O serviço promove o controle populacional de animais por meio da castração, além disso, previne o aparecimento de zoonoses e doenças infecciosas naturalmente transmissíveis de animais para as pessoas.

Os veículos foram adquiridos com emenda do deputado federal André Abdon (PP) e serão  administrados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Na quarta-feira realizaremos a primeira cirurgia de castração de cães e gatos. O serviço será feito por bairros e iniciaremos na Fazendinha, Chefe Clodoaldo e Vale Verde. Mais um benefício para a nossa população”, afirma a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg. 

O dono da empresa Up Tech, Francisco Neto, explicou que por meio do contrato será realizado consulta, triagem, além do procedimento de castração. “É um segmento escasso no estado, por isso, o nosso trabalho se torna fundamental. Estamos empenhados em dar o nosso melhor”, finaliza.

Foto: Adevaldo Cunha

 

 

Prefeito reúne com associação de moradores do Santa Inês e visita bairros da cidade

 

Gestor foi acompanhado de secretários municipais e vereadores e o falou sobre as melhorias já realizadas na área da saúde, educação e limpeza.

 

Por Cristiane Mareco - Secretaria Municipal de Comunicação Social

 

No domingo (5) o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, percorreu bairros da capital, reunindo com a Associação dos Moradores do bairro Santa Inês e visitou as passarelas Jasmim, Santa Fé e Ulisses Guimarães, bairro Cidade Nova e as ruas Luiz Gonzaga e  Vinicius de Moraes, no Sol Nascente, finalizando no Beirol.

 

Agenda do gestor foi acompanhada pelos secretários Municipais de Obra, Zeladoria, Iluminação Pública, Educação, Habitação e vereadores Alexandre Azevedo e Edinoelson Careca.

 

O encontro com os representantes da Associação de Moradores do bairro Santa Inês foi proveitoso, onde tiveram a oportunidade para apresentar algumas demandas direcionadas à saúde, limpeza, sinalização e estrutura para melhor utilização da orla da cidade, com o intuito de proporcionar no local eventos culturais de lazer.

 

  • Socorro Marques agradeceu o empenho da prefeitura em reunir com a comunidade.

Fotos: Rogério Lameira 

Após solicitações, o prefeito agradeceu o convite e destacou que todos os domingos vem reunindo com as comunidades para saber qual a realidade de cada bairro, para que dessa forma possa sanar as demandas.

 

Em conversa, o prefeito falou sobre as melhorias já realizadas na área da saúde, educação e limpeza, desde o início da gestão, afirmando ter projetos para a orla de Macapá.

 

“Na nossa gestão o povo tem voz, trabalhamos em parceria com a população. Todos os domingos eu visito os bairros da cidade, dessa forma eu sei o que população precisa e na medida do possível pretendo sanar as demandas apresentadas”, afirma o prefeito.

 

A líder comunitária do Santa Inês, Socorro Marques, solicitou apoio para os projetos sociais, enfatizando a importância do futelama para os moradores.

 

Em agradecimento, o prefeito foi presenteado com algumas obras literárias do morador do bairro, professor Ivaldo Souza, que fez questão de agradecer pelo trabalho da prefeitura, não somente no Santa Inês como nos demais bairros.

 

A comitiva seguiu visitando as passarela Jasmim, Santa Fé e Ulisses Guimarães. O encontro com os moradores foi caloroso, as pessoas aproveitaram para comunicar ao prefeito as necessidades básicas como limpeza e asfaltamento.

 

“Nosso objetivo é, junto com os moradores, proporcionar melhor qualidade de vida a todos. Temos o compromisso firmado com Macapá de que nenhum local será esquecido”, conclui Dr. Furlan.

 

Fotos: Rogério Lameira 

A moradora do bairro Cidade Nova, Gabriela Oliveira, se mostrou agradecida em receber a visita. Ela explica que reside há mais de 20 anos e essa é a primeira vez que um prefeito visita o local.

 

“É maravilhoso ver o compromisso do prefeito com a população. Hoje nós conversamos com Dr. Furlan sobre nossas necessidades e ele se propôs a resolver os nossos problemas, principalmente com relação à pavimentação da nossa rua”, frisa Gabriela.

 

Fotos: Rogério Lameira 

No bairro Sol Nascente os gestores verificaram os espaços para futuros projetos e obras de infraestrutura e pavimentação.

 

O prefeito finalizou a agenda com uma visita ao bairro do Beirol para verificar os trabalhos de pavimentação das ruas.

 

Fotos: Rogério Lameira

 

 

Feira Agricultura e Arte: 5ª edição 

 

Semag realiza programação para fomento econômico e rural. Venda aconteceu na praça Chico Noé, no bairro Laguinho.

 

Por Naiara Milhomem - Secretaria Municipal de Comunicação Social

 

A prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), promoveu a Feira Agricultura e Arte, que levou nesta 5° edição produtores da localidade de Campina Grande (BR 156), polo hortifrutigranjeiro e mini-polo da Fazendinha, distrito do Maruanum, da comunidade do Carmo, São Pedro, São João e agricultores da área urbana, das zonas sul e norte de Macapá.

 

 

A Feira Agricultura e Arte leva este nome por levar agricultores a vender seus produtos de forma mais abrangente no município fazendo assim o escoamento da produção, fomentando toda a cadeia produtiva e a economia local através das vendas e dos produtos, que incluí o artesanato. Todos estes produtores fazem parte do projeto de agricultura familiar, sendo de área rural que vivem do trabalho agrícola, como a produção de farinha.

 

O secretario da pasta, Raimundo Costa, ressalta a necessidade de fazer neste momento ainda pandêmico elaborações de projetos como este, dando espaço aos empreendedores e complementando a renda destes.

 

 

Objetivo
Valorizar a agricultura familiar, incentivar o trabalho produtivo do homem e do campo, atender as demandas de consumo do mercado local, estimular a cultura das feiras e a troca comunitária, diminuir o êxodo rural é um dos papeis da Semag.

 

A agricultora Marlene Conceição, de 56 anos, que veio da comunidade polo hortifrutigranjeiro, trabalha com plantas ornamentais e verduras e ressaltou a importância do espaço para divulgação do seu negócio. “Lá trabalhamos em casa e aqui tem clientes novos e já damos nossos cartões e assim a clientela aumenta, eles nos procuram e fazem encomendas” Concluiu.

 

O evento sempre ocorre na praça Chico Noé, no bairro Laguinho, no horário de 8 às 14h. Os produtores que estavam presentes ofereceram desde louças, condimentos, mel a plantas medicinais e ornamentais a verduras entre outros produtos comercializados.

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Macapá