Saúde

Mais de 300 mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas na população macapaense





Esse valor corresponde a 70% da cobertura vacinal do município. Os dados são do Localiza SUS, sistema do Ministério da Saúde.

A pandemia do novo coronavírus iniciou no Brasil em 2020. Uma doença até então considerada desconhecida trouxe impactos na saúde pública, além de sentimento de medo. Essa sensação foi aos poucos se transformando em esperança com a chegada do imunizante contra o vírus. Macapá iniciou a vacinação no dia 19 de janeiro de 2021 e, desde então, vem avançando diariamente no intuito de imunizar toda a população residente no município.

Até o momento, já foram aplicadas 329. 895 doses do imunizante, correspondendo a 70,4% da cobertura vacinal dos munícipes. Os dados são do Localiza SUS, que é um sistema do Ministério da Saúde que monitora a vacinação nas cidades brasileiras.

Receberam a primeira dose 71,44% da população macapaense e 23, 75% completaram o ciclo de imunização com o recebimento da segunda dose. É importante ressaltar que a segunda dose garante a eficácia da vacina, aumentando e prologando a proteção contra o vírus da Covid-19.

Grupos prioritários
O Localiza SUS também aponta a cobertura vacinal dos grupos prioritários, todavia, nesta semana, o sistema apresentou inconsistência e não foi possível calcular o percentual de doses aplicadas nos grupos prioritários.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Centro de Especialidades Papaléo Paes oferece serviços médicos especializados para mulheres

A equipe médica do Centro é multiprofissional e conta com enfermeiros, nutricionistas, médicos, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

Desde que foi inaugurado, em 5 de junho, o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes oferece uma série de serviços de média complexidade que são concentrados em um local. Além da oferta de especialidades como cardiologia, dermatologia, pneumologia entre outros. Há também no local parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, a qual possibilita o atendimento via telemedicina.

Parte dos serviços de saúde ofertados pelo Centro são direcionados ao público feminino, que pode acessar desde consultas relacionadas ao pré-natal de alto risco até exames específicos para este público.

“Cada serviço oferecido pelo Centro é desenhado para um público específico, com isso o local atende demandas específicas do público feminino”, afirma o diretor do local, Flávio Aires.

O Centro conta com uma equipe multiprofissional formada por médicos e enfermeiros obstetras, fonoaudiólogo, educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo que cuidam desde questões relacionadas desde o planejamento reprodutivo até o pré-natal de alto risco. Além disso, o público feminino também tem acesso a serviços como distúrbio hormonal e a exames de ultrassonografia, obstétrica, pélvica, transvaginal, abdominal, tireoide, mama e vias urinarias, por exemplo.

“Junto do Centro de Especialidades, inauguramos o Centro de Diagnóstico de Imagem Municipal Macapá [CDIMM], que é o responsável por fazer estes exames”, destaca Flávio Aires.

“O Centro de Especialidades também foi pensado para oferecer um suporte maior à saúde da mulher e o local conta com atendimentos para pré-natal de alto risco, por exemplo. Também existe o atendimento direcionado à climatério, voltado às mulheres que estão numa faixa etária avançada e que já entraram na menopausa e precisam de orientação profissional”, diz a responsável técnica dos médicos, Cristiane Gonçalves.

No Centro também é encontrada a vertente para o planejamento reprodutivo, que abrange uma outra faixa etária de mulheres. A responsável destaca que para esses casos é necessário o acompanhamento de um ginecologista, que indicará o método contraceptivo ideal para cada caso. “A paciente precisa ser acompanhada por ginecologista, para ver qual é o melhor método contraceptivo para ela e a depender do método, a paciente pode ser encaminhada para o Centro para casos mais complexos como a colocação de DIU”, completa Cristiane.

Serviço
O Centro funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e atende cerca de 280 pessoas diariamente, em diversas especialidades. O Centro recebe pacientes com encaminhamento médico das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá, que a responsável pela marcação do atendimento no Centro de Especialidades, feito através do Sistema de Agendamento de Consultas Médicas (Same).

A confirmação é feita por telefone e no dia e horário marcado, o paciente deve apresentar o encaminhamento médico da UBS de origem, CPF, RG, comprovante de residência e cartão do SUS.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Maison Brito Pereira - Secretaria Municipal de Saúde