Cotidiano

Homem inspirado no Estado Islâmico é morto na Nova Zelândia após ferir seis pessoas





De acordo com informações das autoridades locais, o crime teria sido motivado pelo Estado Islâmico

Um homem armado com uma faca feriu pelo menos seis pessoas dentro de um centro comercial na cidade de Auckland, na Nova Zelândia, nesta sexta-feira (3). De acordo com informações preliminares, o ataque teria sido inspirado pelo Estado Islâmico. O autor foi morto pela polícia no local.

O Estado Islâmico não se manifestou sobre a autoria do ataque. De acordo com um comunicado divulgado pelas autoridades locais, o homem foi morto em apenas 60 segundos após o início do ataque.

Em comunicado, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, informou que o nível de segurança no país permanecerá no nível médio. Ela também afirmou que o homem responsável pelo ataque, um cidadão do Sri Lanka e residente da Nova Zelândia há 10 anos, era “monitorado constantemente”.

“Estávamos fazendo tudo o possível para monitorá-lo e, de fato, o fato de podermos intervir tão rapidamente, em cerca de 60 segundos, mostra o quão de perto o estávamos observando”, disse o comissário de polícia Andrew Coster ao briefing.

“Foi um ataque realizado por um indivíduo, não por uma fé”, afirmou Adern ao comentar o ataque em entrevista coletiva. De acordo com a primeira-ministra, o autor é o “único responsável por esses atos”.

Fonte: CNN Brasil com informações da CNN Internacional e Reuters