Cotidiano

Confira as notícias da Câmara Municipal de Macapá





Vereador Alexandre Azevedo defende melhorias para os Bairros Universidade, Marabaixo III e Cabralzinho

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, três requerimentos e uma indicação do vereador Alexandre Azevedo (PP), durante a 16ª Sessão Ordinária, realizada na quinta-feira, 2 de setembro. As matérias defendem melhorias na infraestrutura urbana dos três bairros.

Alexandre Azevedo defende a revitalização da Praça do Buraco nas imediações da Rua Amadeu Gama, em frente à Escola Neuzona, no Bairro
Universidade. O documento foi encaminhado à secretaria municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

Em outro requerimento, o parlamentar solicita também a Semob, serviços de terraplanagem e asfaltamento na Rua 16, entre as Ruas 6 e 7, no Bairro
Marabaixo III. Os mesmos serviços foram pedidos também para a Alameda do Sossego, no Bairro Marabaixo III.

O vereador teve, ainda, uma indicação aprovada, solicitando a pintura da faixa de pedestre na Rodovia Duca Serra, próximo a escola Estadual Maria Socorro Andrade Smith, no Conjunto Cabralzinho. O pedido foi direcionado à secretaria de estado dos Transportes (Setrap).

Ascom/Alexandre Azevedo
Foto: Jaciguara Cruz

Vereadora Maraína Martins pede iluminação pública para o Parque do Forte

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, quatro requerimentos da vereadora Maraína Martins (Podemos). A votação foi na 16ª Sessão Ordinária da Casa, ocorrida na quinta-feira, 2 de setembro.

Maraína Martins solicita a troca de lâmpadas queimadas no Parque do Forte, no Centro da capital. “O Parque do Forte está com pontos bem escuros, isso representa um risco eminente para quem frequenta o local por conta de assaltos ou pequenos roubos”, relata a vereadora.

Já para o Bairro Jardim Felicidade, na Zona Norte, a parlamentar propôs a instalação de faixa para pedestre na Rua Pedro Wanderley Fernandes. A vereadora pede, ainda, terraplanagem e asfalto na Rua José Ferreira Chucre e na Avenida Alceu Paulo Ramos, ambas nos Bairros Jardim Felicidade I e Jardim Felicidade II, respectivamente.

Ascom/Maraína Martins
Foto: Jaciguara Cruz

Vereador João Mendonça solicita asfalto para três bairros da capital

O vereador João Mendonça (PL) pede asfalto para ruas e avenidas dos Bairros Vitória do São Lázaro, Novo Horizonte e Jardim Felicidade II, na Zona Norte.

Em quatro requerimentos já aprovados pela Câmara Municipal de Macapá, o vereador solicita os serviços de drenagem, terraplanagem e de asfaltamento na Rua Mendes de Sá, no Vitória do São Lázaro; na Avenida Sebastião Lamarão, no Novo Horizonte; e na Rua Deoclides Franco Mont’Alverne, no Jardim Felicidade II.


Mais asfalto - João Mendonça reivindica, ainda, drenagem e asfalto para a Rua João de Deus Dias de Souza, entre as Avenidas Glicério de Souza Figueiredo e Antônia Picanço, também no Bairro Novo Horizonte. “A situação destas vias é bem complicada. E isso tem gerado muitas reclamações de motoristas, motociclistas e pedestres”, destaca o vereador, acrescentando que agora irá acompanhar o trâmite das proposituras aprovadas junto a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), responsável pela execução das obras.

Os requerimentos foram aprovados nesta quinta-feira, 2 de setembro, durante a 16ª Sessão Ordinária da CMM.


Ascom/João Mendonça

Representante dos trabalhadores de transporte por aplicativo aponta dificuldades da categoria na Câmara de Vereadores

A tribuna da Câmara Municipal de Macapá recebeu nesta quinta-feira, 2 de setembro, Charles André Ferreira Gonzales, presidente do Sindicato dos Transportadores por Aplicativo de Macapá. O sindicalista foi ao Parlamento a convite do vereador Paulo Nery (Cidadania).

Tribuna - Durante o uso da tribuna, Charles André Ferreira fez uma breve explanação aos parlamentares a respeito das dificuldades enfrentadas pelos motoristas por aplicativo com o aumento do preço do combustível e, segundo ele, causado pela alta taxa do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrada pelo governo estadual. “Tivemos nossas despesas oneradas com o aumento abusivo do preço do combustível”, destaca o sindicalista.

Apoio - Charles André Ferreira pediu apoio da Câmara de Vereadores para abrir um diálogo com o Governo do Amapá acerca da proposta de redução da taxa do ICMS. “Temos um custo muito elevado com combustível, peças, troca de óleo, pneus, entre outros acessórios necessários para a manutenção do nosso serviço”, completa o motorista.

O vereador Paulo Nery ressalta que hoje são cerca de 5 mil motoristas de transporte por aplicativos atuando na capital. “São pais e mães de família que, ao invés de lucros, estão tendo prejuízos com o serviço. A prova disso é que muitos motoristas por aplicativos já desistiram da atividade por não suportarem a carga de tributos e de despesas geradas para exercer o serviço”, reforça Paulo Nery.

Ascom/Paulo Nery
Foto: Jaciguara Cruz

Vereadora Janete defende o uso imediato da Maternidade de Parto Normal e criação de políticas públicas para desenvolver o Banco de Leite Humano

A vereadora Janete Capiberibe usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá, na quinta-feira (2), para reivindicar a utilização imediata do prédio da Maternidade de Parto Normal da Zona Norte, por parte do governo estadual, e que o município e o estado criem políticas públicas para melhorar a doação de leite materno, de responsabilidade do Banco de Leite.

Na terça-feira (31) a parlamentar, junto à colega vereadora Luany Favacho, visitaram a estrutura da maternidade, localizada entre os bairros São Lázaro e Renascer, para avaliar a condição do prédio, que serviu em 2020 como centro de tratamento da Covid-19, mas logo foi novamente abandonado.

Na visita, as parlamentares constataram que a unidade está pronta para receber pacientes e que falta apenas a contrapartida do Governo do Estado para que o prédio comece a funcionar. Além disso, após a utilização, todos os equipamentos hospitalares foram retirados.

De acordo com a vereadora Janete, a maternidade, construída no governo do ex-governador Camilo Capiberibe (PSB), tem a capacidade de realizar até 600 partos por mês, resultando na média de 20 partos diários.

“Nós, da Comissão e Procuradoria Especial das Mulheres desta Casa, realizaremos uma agenda com o Ministério Público, junto ao Governo do Estado do Amapá, para que haja a inauguração tão esperada, dada as condições precárias de atendimento da Maternidade Mãe Luzia”, declarou.

A vereadora também visitou o Banco de Leite Humano, da Maternidade Mãe Luzia, e durante o discurso, parabenizou a iniciativa da criação do Projeto de Lei, chamado Amor em Frasco, da vereadora Luany Favacho, que preza pelo abastecimento e disponibilização necessária do leite materno para os bebês do Amapá. Ela também ressaltou o ótimo trabalho conduzido pela equipe do Banco de Leite, visto que trabalha em condições mínimas e, mesmo assim, se supera.

Durante a sessão, Janete também teve a aprovação de importantes requerimentos, que visam melhorar a infraestrutura de ruas e sistema elétrico de vias na Zona Norte e Zona Sul, são elas: Travessa Raimundo Jassen, Conjunto América; Avenida Ely Araújo, Congós; Rua Abil e Marís, Açaí; e Avenida Pedro Peticov, Infraero I.

Ascom/Janete Capiberibe
Foto: Jaciguara Cruz

Luany Favacho: Câmara aprova PL que institui a Campanha “Agosto Dourado – Amor em Frasco -”

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, na manhã da quinta-feira (2), o Projeto de Lei nº 070/21-CMM, de autoria da vereadora Luany Favacho (PROS), que dispõe sobre a instituição da Campanha “Agosto Dourado – Amor em Frasco -”, no Município de Macapá.

Conforme o PL, a ação que já ocorre a nível nacional, deverá ser intensificada no âmbito do município de Macapá, anualmente, no mês de agosto, com ampla publicidade educativa, que deverá expor a necessidade de doação de frascos de vidro, para estimular a doação de leite materno, bem como mobilizar a população, quanto à doação de frascos de vidro para armazenamento de leite humano.

Em sua fala, a vereadora agradeceu a todos pelas manifestações recebidas no Parlamento. ”Agradeço a todos os parlamentares pelo apoio e aprovação deste importante Projeto. Desta forma, vamos reforçar a importância do aleitamento materno, da doação de leite humano e a expansão da coleta de leite”, pontuou a parlamentar.

Requerimentos

Ainda na Ordem do Dia, o Parlamento aprovou quatro requerimentos da vereadora: Requerimento 2.253/21-CMM, solicitando ao secretário da SEMOB, recapeamento asfáltico na Avenida Duque de Caxias, entre as Ruas Hildemar Maia e Professor Tostes, no Bairro Santa Rita; Requerimento 2.254/21-CMM, solicitando ao diretor-presidente da CTMac, repintura da ciclovia em toda extensão da Rua Leopoldo Machado; Requerimento 2.255/21-CMM, solicitando ao secretário da SEMZUR, limpeza com remoção de lixeira viciada na Rua Hugo Alves Pinto, na área conhecida como “caesinha”, no Bairro Perpétuo Socorro, e o Requerimento 2.256/21-CMM, que solicita ao diretor-presidente da CTMac, a repintura da faixa de pedestre em frente à Escola Estadual Santa Inês.

Fale com Luany
Canal direto que o cidadão pode interagir com a vereadora, através do WhatsApp 99143-2015.
Ascom/Luany Favacho

Vereador Gian do Nae tem quatro requerimentos aprovados durante sessão ordinária da CMM

O vereador Gian do Nae (MDB) teve mais quatro requerimentos aprovados esta semana pela Câmara Municipal de Macapá. As matérias foram votadas durante a 16ِª Sessão Ordinária da Casa, ocorrida na quinta-feira, 2 de setembro.

Nas proposituras, Gian do Nae pede serviços de limpeza pública na Rua Professor Tostes, no Bairro Jesus de Nazaré, devido a precariedade em que a rua se encontra. O vereador também solicita asfalto para a Rua José Loureiro Senna, no bairro Jardim Felicidade 2.

O parlamentar pede ainda o asfaltamento da Avenida 10, no Bairro Marabaixo, na Zona Oeste, e a limpeza do campo do conjunto Mestre Oscar, na Zona Norte. “Iremos ficar atentos ao trâmite de nossos requerimentos já aprovados. Temos certeza que o apelo dos moradores irá sensibilizar a Prefeitura de Macapá”, finaliza o vereador Gian do Nae.

Ascom/Gian do Nae
Foto: Jaciguara Cruz

Vereadores de Laranjal do Jari conhecem estrutura e funcionamento da Câmara Municipal de Macapá

Uma comitiva de nove vereadores do município de Laranjal do Jari, no Sul do Amapá, fez uma visita de cortesia na manhã da quinta-feira, 2 de setembro, à sede do Poder Legislativo Municipal de Macapá. Os parlamentares vieram à capital conhecer a estrutura e o funcionamento da Câmara Municipal de Macapá.

Laranjal do Jari é o terceiro maior município amapaense. A câmara da cidade é composta por 13 vereadores. Participaram da visita de cortesia e trabalho os parlamentares Walcimar Fonseca (PL), presidente da Câmara Municipal de Laranjal do Jari; Dr. Will (Rede), vice-presidente; Américo Santos (Republicanos); Vera da Farmácia (DEM); Júnior Marques (PROS); Ezio Moraes (PL); Denis Pelheca (PSDB); Zeca Pavão (PV); e Tio Bica (PSD).

A comitiva foi recebida pelo presidente da Casa, vereador Marcelo Dias (Solidariedade) e pelo vereador Nelson Souza (PSD). Os vereadores do Jari conheceram o plenário, sala das comissões permanentes, gabinete parlamentar, sala dos vereadores e o gabinete da presidência.

Marcelo Dias colocou a Câmara Municipal de Macapá à disposição dos vereadores do Jari. “Temos que estar mais próximos e juntos. Temos que nos ajudar mutuamente. Essa interação e a troca de experiências são muito importantes”, observou.

Walcimar Fonseca disse que a visita à Câmara de Vereadores de Macapá foi no sentido de para propor uma parceira de informações, visando contribuir com a melhor estruturação do Poder Legislativo Municipal de Laranjal do Jari. “Queremos saber como tudo funciona aqui, para poder implementar no nosso município, por exemplo, como funciona a forma de trabalho no plenário e o regimento interno da Casa e etc..”, pontuou.

Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz

 

Fonte: Câmara Municipal de Macapá