Cotidiano

Confira as notícias da Prefeitura de Macapá





 

Bioparque da Amazônia celebra o Dia do Biólogo com programação educativa

 

O parque é localizado no distrito da Fazendinha e funciona de quarta a domingo, com atividades voltadas para educação ambiental, contemplação da natureza e prática de esportes radicais.

 

 

Por Aline Paiva - Fundação Bioparque da Amazônia

O Bioparque da Amazônia celebra o Dia Nacional do Biólogo com uma programação educativa nesta sexta-feira (3), data em que se comemora a regulamentação da profissão. A intenção é proporcionar aos visitantes um momento de lazer atrelado às noções ambientais sobre a fauna presente no local.

 

A programação contará com duas visitas guiadas. A primeira será realizada ao Meliponário, com Richardson Frazão, biólogo e responsável técnico da empresa Nectar Consultoria na Amazônia, que atua no manejo e consultoria especializada das colmeias no localizado no Bioparque. A segunda tem como tema: ‘Conhecendo os Animais da Fauna Brasileira’ e percorrerá os logradouros do parque, com ensinamentos do biólogo Walber Vasconcelos.

 

Também será promovida a palestra ‘Conservação de Sirênios no Estuário Amazônico’, com a facilitadora Danielle Lima, do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos, do Instituto Mamirauá. A conversa abordará a estabilização dos animais marinhos resgatados em situações adversas em Macapá.

 

De acordo com o diretor-presidente do Bioparque, Marcelo Oliveira, a ação deseja prestar homenagem a estes profissionais essenciais para manutenção do parque. Além disso, as atividades de contemplação da natureza e prática de esportes radicais seguem mantidas normalmente.

 

‘’Pensamos em uma ação didática com os biólogos do parque, que realizam um trabalho fundamental de monitoramento da biodiversidade. Para isso, iremos promover um momento especial, em alusão a esta data importante. Os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre os cuidados essenciais aos animais’’, destaca.

 

Biólogos
O Bioparque da Amazônia possui em sua equipe técnica sete biólogos, que são responsáveis pelo acompanhamento da biodiversidade em geral.

 

“Realizamos trabalhos variados que compõem a flora, com acompanhamento das árvores e produção de mudas, e também da fauna, com a verificação do bem-estar, comportamento e alimentação balanceada dos animais que habitam o parque”, explica o biólogo responsável do Bioparque, Breno Nery.

 

A ação acontece em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), por meio do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos (GPMAA) e da Rede de Pesquisa e Conservação de Sirênios no Estuário Amazônico (SEA), que auxilia o Bioparque no manejo de animais marinhos da espécie peixe-boi.

 

Programação
Data: 3 de setembro (sexta-feira)

• 09h – Visita guiada ao Meliponário, com o Biológo Richardson Frazão
• 09h30 – Visita guiada aos logradouros e conversa sobre o tema ‘Conhecendo os Animais da Fauna Brasileira’, com o Biológo Walber Vasconcelos
• 10h30 – Palestra sobre a conservação de Sirênios no Estuário Amazônico, com a integrante do Instituto Mamirauá Danielle Lima

 

IV simpósio sobre prevenção do suicídio discute pandemia e impactos na saúde mental

O mês de setembro é o mês alusivo à prevenção ao suicídio. A programação busca discutir estratégias de prevenção.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Rogério Lameira

Nesta quinta-feira (2) iniciou o IV simpósio sobre prevenção do suicídio com o tema ‘A crise suicida na pandemia’, promovido pela Prefeitura Municipal de Macapá em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (AMBACs), Instituto Joel Magalhães (Ijoma) e Ministério Público do Amapá (MP).

O mês de setembro é alusivo à prevenção ao suicídio. A programação busca discutir estratégias de prevenção e acontece nos dias 2 e 3 deste mês, transmitido pelo Facebook do Ijoma e AMBACs, no período da manhã e tarde, a partir das 8h.

Durante a noite, a partir das 19h, o simpósio ocorre através da plataforma Google Meet.

Esse ano, devido à pandemia da Covid-19, o encontro será de forma híbrida, com encontros presenciais, considerando um número controlado de participantes e atividades transmitidas pelas redes sociais e plataformas de transmissão online.

O Simpósio de Prevenção ao Suicídio não tem inscrições prévias. Profissionais, acadêmicos e comunidade em geral podem participar, afim de construir mais ações para o cuidado com as pessoas, em particular na prevenção do suicídio no estado Amapá.

De acordo com o psicólogo e coordenador do AMBACs, Washington Brandão, a iniciativa busca capacitar os profissionais. “Esse simpósio é importante porque ele vem solidificar a pesquisa e a formação continuada dos profissionais e da comunidade acadêmica, e da população em geral, sobre a temática do suicídio e minimamente facilita a diminuição ou a extinção dos tabus que existem sobre o tema”, comenta Washington Brandão.

Através do encontro é possível fortalecer a necessidade de um olhar multiprofissional sobre o comportamento suicida. A comunidade pode acompanhar o IV Simpósio De Prevenção ao Suicídio nos links abaixo:

Dia 02/09, às 19h – meet.google.com/hwd-ewjh-vrv.

Dia 03/09, às 19h – meet.google.com/tjj-avzy-cvf.

 

Orgulho de Ser Amapá: 78 anos de fundação do Território Federal e de inauguração do Mercado Central

A programação especial foi preparada pela Prefeitura de Macapá com o mandato do senador Randolfe Rodrigues, a Assembleia Legislativa do Amapá e o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Resgatar o orgulho de ser Amapá, baseado nas pessoas e em nossos patrimônios. Nos 78 anos de fundação do Território Federal do Amapá e do Mercado Central, a Prefeitura de Macapá é parceira na campanha “Orgulho de Ser Amapá”, que tem o objetivo de difundir o amor pelas nossas raízes, história e valores culturais.

A programação especial foi preparada com o mandato do senador Randolfe Rodrigues, a Assembleia Legislativa do Amapá e o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, que realizam entre os dias 10 e 13 de setembro, no Mercado Central, eventos dedicados à valorização das riquezas do estado e dos patrimônios culturais de Macapá.

Os eventos serão inteiramente gratuitos, com lançamento do box de livros “Amapá: Mitos e Histórias”, shows artísticos, baile de dança, exposição de fotografias históricas, exposição e comercialização de produtos locais, homenagem aos pioneiros e aos mestres dos saberes e figuras de relevo dos 16 municípios.

Haverá ainda o momento de plantação de uma muda e de uma cápsula do tempo com os sonhos dos desbravadores e de crianças amapaenses.

Obedecendo as normas sanitárias de prevenção à Covid-19, a estimativa é de um público de cerca de 1.700 pessoas, entre presenciais e internet.

Campanha da Prefeitura sobre cuidados ao embalar o lixo doméstico tem diminuído casos de acidentes com garis

No primeiro semestre deste ano a Zeladoria Urbana registrou cinco ocorrências. Número inferior ao do ano passado, que chegou a 10% no mesmo período.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Deu certo! A campanha da Prefeitura de Macapá que orienta a população sobre os cuidados necessários ao embalar materiais pontiagudos ou cortantes tem garantido a diminuição dos casos de acidentes com garis durante a coleta seletiva.

Dados da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana mostraram que no primeiro semestre de 2021, cinco ocorrências foram registradas, o que é 10% menos que os registros do mesmo período de 2019. Maior parte dos acidentes envolveu seringas, cacos de vidro, espetos, facas e outros tipos de lâminas.

O gari Rosivaldo Lima Souza, 51 anos, coletor de lixo nas áreas de ressaca, onde as sacolas são recolhidas e colocadas na entrada das pontes, disse que a compreensão da população permitiu mais agilidade e segurança no trabalho. “Quando faço a coleta de casa em casa e observo o lixo bem armazenado nas sacolas, sei que posso fazer o manuseio sem me preocupar com agulhas, vidros e outros materiais que possam me ferir. Além do que, não perco tempo abrindo as sacolas para separar os resíduos”, relatou.

“Estou há pouco mais de dois meses nessa função e satisfeito em saber que agora existe essa preocupação da prefeitura em orientar a população a embalar melhor o lixo para a nossa segurança”, disse o coletor Lucas dos Santos Assunção, 22 anos.

“Tenho observado com frequência que a população está mudando seus hábitos e fazendo o descarte correto do lixo. Claro que ainda tem muita gente que não faz isso, mas já temos um avanço”, considerou o gari Edmilson da Silva, 41 anos.

O secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, reforçou que as campanhas educativas auxiliaram na redução dos acidentes, e que poder contar com a população tem sido importante para o resultado positivo do trabalho. “Essa parceria com a comunidade em atender nossas orientações tem refletido diretamente no saldo positivo dos serviços. É uma campanha diária e permanente”, disse Jean Patrick.

Saiba como embalar material perfuro cortante
Embrulhe os pedaços de vidro, cacos de espelho, ampolas e similares em folhas de jornais, papelões, caixas de sapato ou de leite, ou ainda dentro de garrafas PET cortadas.

 Se possível, identifique o tipo de material que está na embalagem, para que o gari redobre o cuidado ao manusear.

 Você também pode identificar no saco de lixo que ali há material cortante. Dessa forma o coletor e outras pessoas que farão o manuseio ficarão cientes dos riscos.

Procure colocar o lixo em sacos resistentes e sempre bem fechados.

Novas obras irão ampliar atendimento e rede de assistência social em Macapá

Os macapaenses irão ganhar dois Creas e um Cras. Os novos centros estão em construção e vão expandir os serviços e atendimentos assistências.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura 

Para ampliar a rede de atendimento aos beneficiários, a Prefeitura de Macapá investiu mais de R$ 1,5 milhão em obras destinadas à assistência social. São três novos equipamentos que irão expandir os serviços assistenciais para pontos da cidade que estavam descobertos.

Estão em construção um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no distrito da Fazendinha. Dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – um no bairro Nova Esperança e outro no bairro Buritis. As obras são executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

  • Obras Cras Fazendinha 
  • Obras do Creas Nova Esperança 

O Cras fazendinha está com mais de 80% dos serviços concluídos, a obra custou R$ 507 mil, recursos enviados pelo deputado federal Vinicius Gurgel. O Creas Nova Esperança já avançou bastante e está com 70%, os recursos foram destinados pelo então deputado federal Cabuçu Borges, no valor de R$ 545 mil. E o Cras Buritis com 55% dos serviços concluídos e a obra custará R$ 545 mil.

Além das novas edificações, a Semob realiza a reforma Céu das Artes Zona Sul. Os serviços são necessários após o local sofrer vandalismo. O centro de atendimento social hospeda também um Cras, escola de arte e projetos com esportes. A obra foi concluída no final de 2020 e ainda não entrou em funcionamento por problemas de estrutura.

Para a secretária municipal de Assistência Social, esses espaços vão garantir o desenvolvimento de serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e permitir o acesso a direitos sociais. “As obras no âmbito da Assistência Social que já foram entregues e que estão em andamento em Macapá são reflexo do compromisso que temos em entregar para a população um serviço socioassistencial com estrutura adequada e qualidade”, disse.

As obras irão beneficiar famílias que estão em situação de vulnerabilidade, risco social, condições de abuso, alcoolismo, desemprego. Além de oferecer ações de proteção básica, assistência social, assistência psicológica, cadastramento a benefícios federais e acompanhamento em programas de renda.

Novas projetos

Além dessas novas obras, a equipe Semob trabalha na formulação dos projetos de reforma do Centro da Criança no bairro Pedrinhas e do Céu das Artes Zona Norte. Os recursos que deverão ser utilizados foram destinados pelo deputado federal Acácio Favacho, no valor quase R$ 1 milhão.

Céu das Artes na zona sul 

Outro projeto que deve iniciar em breve é a construção do Centro Comunitário no arqueólogo do Bailique na comunidade Igarapé do Carneiro, área do Centro Comunitário da Macedônia. Os recursos previstos foram destinados pelo deputado Camilo Capiberibe, no valor de R$ 250 mil.

“Nossa equipe está empenhada para executar todos os recursos que são enviados pelos parlamentares. Temos vários projetos que ainda serão executados para assistência social, saúde, educação e Infraestrutura”, disse o subsecretário de Obras, Ivy Vasconcelos.

Prefeitura entrega novo lote com mais de 3 mil cartões de Auxílio Alimentação; veja a lista

Responsáveis podem fazer a retirada do cartão a partir do dia 7 de setembro, na Casa do Bolsa.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Macapá divulga a lista de beneficiários do novo lote de cartões Auxílio Alimentação. Os perfis contemplados são os empreendedores que se cadastraram pelo formulário eletrônico coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), mototaxistas, taxistas e auxiliares que realizaram revisão cadastral, além de famílias residentes no distrito do Bailique.

Empreendedores
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), responsável pelo gerenciamento dos beneficiários, mais de 12 mil pessoas no perfil de empreendedores foram inscritas pelo formulário eletrônico disponibilizado no site da Prefeitura. Com o filtro da Semas e do Ministério Público do Estado do Amapá (MPE), através do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), 2.941 pessoas com os dados regulares estão aptas a receberem o cartão.

LISTA DE BENEFICIÁRIOS APTOS

Beneficiários do Arquipélago do Bailique
Ao todo foram 248 beneficiários residentes no distrito do Bailique estão sendo contemplados nesta nova remessa. As inscrições foram feitas na viagem da Prefeitura ao arquipélago, realizada em maio deste ano.

LISTA DE BENEFICIÁRIOS APTOS

Taxistas e mototaxistas
A remessa destinada a 117 taxistas, mototaxistas e auxiliares é para os beneficiários que tiveram inconsistência e fizeram revisão cadastral junto à Casa do Bolsa e à Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac). 

LISTA DE BENEFICIÁRIOS APTOS

Inscritos e não contemplados
O cidadão que se inscreveu no programa e não conseguiu ser contemplado, deve após 30 dias do início da entrega, procurar a Casa do Bolsa munido de documentação para verificar o motivo da não concessão do benefício e realizar a atualização cadastral para possíveis próximas chamadas.

Início das entregas
As entregas ocorrerão na Casa do Bolsa a partir do dia 7 de setembro, feriado nacional do Dia da Independência. Para fazer a retirada, basta levar um documento oficial com foto.

Pagamento
O recurso utilizado no pagamento do programa Auxílio Alimentação é oriundo de emenda parlamentar de enfrentamento à pandemia no valor de R$ 19,1 milhões, alocada pelos deputados Acácio Favacho, Luiz Carlos e senador Randolfe Rodrigues. O montante de R$ 991.800,00 da emenda, deverá ser utilizado no pagamento das duas parcelas de R$ 150 deste lote de cartões.

 

Fonte: Prefeitura de Macapá