Política

Pela terceira vez, STJ suspende julgamento de Waldez Góes





 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu, pela terceira vez, o julgamento do governador do Amapá, Waldez Góes. O processo estava entre as pautas do órgão desta terça-feira (18), mas após votação de cinco ministros, o ministro Og Fernandes pediu vista, não havendo resultado do processo.

O gestor é acusado de não repassar aos bancos os empréstimos descontados de salários de servidores estaduais. A ação é recorrente a uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF). De acordo com as investigações, os não repasse dos consignados ocorreram entre os anos de 2009 e 2010, período em que Waldez cumpria seu segundo mandato como governador do Estado. Segundo a denúncia, mais de R$ 74 milhões em empréstimos consignados foram retidos com a ação.

Além de Waldez Góes, o ex-governador Pedro Paulo Dias e dois ex-secretários do governo também estão sendo processados no caso.

O processo ocorre desde o período dos possíveis não repasses. Em 2014, Waldez chegou a ser inocentados em primeira instância pela 4ª Vara Cível de Macapá, no entanto, o MPF recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça do Estado.

O processo acabou sendo encaminhado para o STJ, onde está até hoje sendo avaliado. O último julgamento sobre o assunto aconteceu em setembro deste ano. Na ocasião, o presidente do STJ, João Otavio Noronha, votou pela condenação de Waldez para cumprir pena de seis anos e nove meses. Em contrapartida, a defesa do governador alega que ele não utilizou o recurso em benefício próprio, mas sim para pagar o funcionalismo.