Saúde

Adolescentes de 15 anos sem comorbidades serão vacinados contra covid-19 neste sábado (28)





Também será realizada repescagem para pessoas acima de 18 anos que ainda não iniciaram seu esquema vacinal.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Neste sábado (28), a Prefeitura de Macapá inicia a vacinação de adolescentes com 15 anos sem comorbidade. O imunizante eficaz contra a Covid-19 será ofertado para os nascidos entre 1 de janeiro a 30 de abril. As vacinas Pfizer/BioNTec, Oxford/AstraZeneca e CoronaVac estarão disponíveis para a aplicação da segunda dose às pessoas com data marcada no cartão de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também realizará uma repescagem para as pessoas acima de 18 anos, que ainda não iniciaram seu esquema vacinal.

1ª dose para 15 anos sem comorbidades, nascidos entre 1 de janeiro a 30 de abril
Os adolescentes nesta faixa etária podem receber o imunizante das 14h às 20h na Universidade Estadual do Amapá (Ueap), no Instituto Federal do Amapá (Ifap), no Amapá Garden Shopping e nas escolas municipais Professora Odete Almeida Lopes, Maria do Socorro Andrade Smith e Professora Risalva Freitas do Amaral.

Repescagem para pessoas acima de 18 anos
Este público poderá iniciar seu esquema vacinal das 14h às 20h na Unidade Covid Santa Inês, na Universidade Federal do Amapá (Unifap) e no drive-thru da Praça Floriano Peixoto.

2ª dose de Pfizer/BioNTec
Os aptos a receberem a segunda dose da vacina Pfizer/BioNTec serão atendidos das 14h às 20h na Unidade Covid Santa Inês e na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

2ª dose de AstraZeneca e CoronaVac
As pessoas que estão no prazo para o recebimento da segunda dose das vacinas AstraZeneca e CoronaVac poderão completar seu esquema vacinal das 14h às 20h no ponto fixo da Quadra da Igreja Jesus de Nazaré e nos drives-thru do Estádio Zerão, Rodovia Curiaú e Marabaixo.

Documentação
Todas as pessoas que serão vacinadas, independente de ser primeira ou segunda dose, deverão apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar o CPF.

Para a segunda dose, o munícipe deve apresentar a carteira de vacina com a indicação da primeira dose tomada.

Covid-19: Macapá registra 98% do grupo prioritário vacinado com a primeira dose

Os dados são do Localiza SUS, sistema do Ministério da Saúde que monitora a vacinação nas cidades brasileiras.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cerca de 70% da população geral vacinável já recebeu a primeira do imunizante eficaz contra a Covid-19 em Macapá, segundo registra o Localiza SUS, sistema do Ministério da Saúde (MS) que divulga informações sobre a vacinação contra a Covid-19 nas cidades brasileiras. Os dados também mostram que 98% das pessoas que compõem o grupo prioritário já iniciaram seu esquema vacinal.

O índice demonstra o avanço da vacinação em Macapá, que já oferta a primeira dose do imunizante para o público de adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos, sem comorbidades.

“Do quantitativo de doses recebidas, a cobertura foi 71.5% da população que reside em Macapá. Sendo que esse dado agrupa aqueles com comorbidades e a população em geral. Seguimos avançando com a vacinação no município. Agora estamos imunizando os adolescentes’’, declara a subsecretária de Vigilância da Semsa, Nayma Picanço.

Sobre os grupos prioritários, a Prefeitura de Macapá já aplicou a primeira dose em 98.72% do público. Em relação à segunda dose ou dose única 30.70% das pessoas foram imunizadas contra a Covid-19.

‘’Pedimos que as pessoas se atentem ao prazo indicativo da segunda dose, que é essencial para a proteção dos indivíduos, conforme indicam os estudos. A Prefeitura de Macapá realiza buscas ativas dos faltosos, além da oferta dos imunizantes diariamente. Mas, precisamos da colaboração da população para vencermos este vírus’’, finaliza Nayma.