Cotidiano

Covid-19: Prefeitura estabelece normas para visitação nos cemitérios de Macapá





Documento estabelece prévio agendamento, redução de horário e limitação do número de visitantes. Decreto é válido até o dia 31 de agosto.

A Prefeitura de Macapá reeditou e publicou na segunda-feira (23) o decreto 4.622 de 2021, que flexibiliza medidas de combate à Covid-19 na capital amapaense. O documento regulamenta o retorno das visitas aos três cemitérios municipais: São José, no bairro Buritizal, Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e São Francisco de Assis, na zona Norte da cidade.

Alteração
De acordo com a nova orientação, estão autorizadas visitas por agendamento, limitando ainda o número de pessoas no local. As medidas buscam restringir aglomerações para reduzir os riscos de contágio do novo Coronavírus.

O secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, reconhece que é tradicional a população prestar homenagens aos entes queridos falecidos, mas orienta que é possível fazer isto sem descuidar da prevenção à doença. “O objetivo é garantir que as pessoas possam se organizar para prestar suas homenagens sem aglomeração e obedecendo às normas de higiene e segurança. Por isso adotamos novas medidas no decreto”, disse.

Funcionamento
Os cemitérios irão funcionar para visitação de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e das 14h às 16h30, com agendamento antecipado pelo número  99970-5094, ligação e WhatsApp.

Haverá distribuição de senhas com limitação diária de cem pessoas em cada cemitério, sempre de acordo com os protocolos sanitários. A entrada só será permitida com o uso de máscara e é obrigatório o distanciamento social.

Sepultamento
O acesso também será limitado durante os sepultamentos. A quantidade máxima permitida por família é de dez pessoas, com exceção dos casos de morte por Covid-19 ou suspeita da doença, onde apenas três pessoas terão a entrada permitida. Nas cerimônias na capela mortuária, só será permitida a presença de 50% do total de ocupação.

Protocolo de Segurança
As visitas serão monitoradas por equipes da Zeladoria Urbana que verificarão o cumprimento da exigência do uso de máscara, uso de álcool para a higiene das mãos, distanciamento social e apresentação da carteira de vacinação.

Na entrada dos cemitérios foram instaladas pias com sabão para higienização das maõs. A temperatura corporal também será medida e repassadas orientações para o cumprimento do distanciamento social. Dispensadores de álcool em gel foram disponibilizados para reforçar a higiene pessoal de forma segura para evitar possíveis acidentes, já que se trata de substância inflamável.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana