Política

Paulo Guedes debate retomada econômica e reformas na 11ª edição da Expert XP





A retomada econômica, a vacinação contra a covid-19 e o cenário político brasileiro estarão em debate na 11ª edição da Expert XP. O festival de investimentos, que começou nesta 3ª feira (24.ago.2021), terá a participação de ministros do governo Bolsonaro, que trarão um panorama sobre as perspectivas para o país nos próximos meses. Paulo Guedes (Economia), Marcelo Queiroga (Saúde), Ciro Nogueira (Casa Civil), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) participarão do evento on-line e gratuito, que seguirá até 5ª feira (26.ago.2021).

Neste primeiro dia da Expert XP, às 16h, as reformas necessárias ao desenvolvimento do país estarão em pauta. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, são os convidados do painel  “Agenda de reformas: desafios para modernizar o Brasil”. Para mediar o debate, estarão o analista político da XP Paulo Gama, o sócio-diretor Institucional da XP, Rafael Furlanetti, e a analista política da XP Júnia Gama.

Também nesta 3ª feira, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, seguirá no debate sobre a retomada da economia com o tema “Infraestrutura e transformação: o momento de investir com responsabilidade”. O painel, que será realizado a partir das 17h, contará com Furlanetti, o analista da XP Inc. Vinícius Scheffel e o assessor de investimentos da XP Leandro Santos.

Na 4ª feira (25.ago.2021), “Segurança energética e as mudanças climáticas” serão os assuntos no debate com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A partir das 13h, ele conversará com Tatiana Nogueira, economista da XP, e Victor Scalet, estrategista macro da XP Inc., sobre os desafios para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico nacional.

No mesmo dia, às 14h, a vacinação contra a covid-19 e os planos do governo para conter a pandemia no país estarão em debate com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. O painel “Vacinação no Brasil: reabertura e próximos passos do enfrentamento da covid-19” será conduzido pela analista política da XP Debora Santos e pelo economista-chefe da XP Asset Management, Fernando Genta.

Já no dia 26, o ministro da Economia, Paulo Guedes, discutirá os desafios da economia brasileira no painel “Perspectivas econômicas e a agenda de reformas no Brasil”, às 15h30. O economista, fiador do compromisso reformista do governo Bolsonaro, trará as perspectivas do Executivo para as reformas, privatizações e concessões no país.

Em evento na 2ª feira (23.ago.2021), o ministro afirmou que a antecipação do debate sobre o processo eleitoral de 2022 atrapalha a retomada econômica, conforme mostrou o Poder360. Para debater o cenário nacional, estarão na conversa o sócio-diretor Institucional da XP, Rafael Furlanetti, o economista-chefe da XP, Caio Megale, e a analista política da XP Júnia Gama.

Ministros do STF discutem fake news e democracia 

A Expert XP também terá a presença de dois ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Na 4ª feira, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), fará uma palestra sobre um grande desafio da sociedade brasileira, sobretudo nas eleições do próximo ano, a desinformação.

No painel “Fake news e democracia no debate eleitoral de 2022”, às 11h, abordará como a Justiça Eleitoral está se preparando para enfrentar o problema na disputa do ano que vem. A palestra será mediada pelo analista político da XP Paulo Gama e pela analista política da XP Debora Santos.

O presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, falará sobre “Democracia e segurança jurídica: o caminho para o desenvolvimento”, na 5ª feira, a partir das 11h. No debate conduzido por Debora Santos e pelo também analista político da XP Richard Back, o ministro trará discussões sobre como as instituições são essenciais para o crescimento da economia brasileira.

Hillary Clinton participa do painel “Uma conversa com a ex-secretária de Estado Hillary Rodham Clinton”, no dia 26 Divulgação

Hillary Clinton participa do último dia da Expert XP

Convidada internacional do festival de investimentos, a ex-secretária de Estado e ex-senadora dos Estados Unidos por Nova York Hillary Clinton falará sobre os desafios de ser mulher no ambiente político, ao narrar como foi a corrida eleitoral em que concorreu à Presidência em 2016.

Ela estará no painel “Uma conversa com a ex-secretária de Estado Hillary Rodham Clinton”, ao lado da estrategista-chefe da Rico, Betina Roxo, e do estrategista-chefe da XP, Fernando Ferreira, às 12h, no dia 26.

Advogada e política, Hillary Clinton é autora de vários livros, entre eles “O que aconteceu”, sobre a campanha eleitoral de 2016. Pelo Democrata, a ex-senadora foi a primeira mulher a disputar o comando da Casa Branca, levando-se em consideração os dois maiores partidos norte-americanos. Hillary foi derrotada pelo republicano Donald Trump.

Em entrevista à rede de TV ABC em 2019, a ex-senadora afirmou que, politicamente, concorrer à Presidência foi a atitude pública mais corajosa que tomou. A declaração ocorreu durante o lançamento do título “O livro das mulheres corajosas: histórias preferidas de coragem e resiliência”, escrito em parceria com a filha Chelsea.

Festival será transmitido via plataforma da XP

Os três dias da Expert XP terão conteúdos simultâneos e em diferentes formatos, distribuídos por 6 palcos, de manhã até a noite. Estarão em debate eleições, retomada econômica global, ESG (práticas ambientais e sociais que trazem maior competitividade às companhias), open banking, tendências em criptomoedas e mercado de investimentos. As palestras terão transmissão via plataforma da XP e destaque nas redes sociais da empresa.

Em 2020, em sua primeira edição on-line devido à pandemia, a Expert XP impactou mais de 5 milhões de pessoas em 4 dias de evento, um aumento exponencial em relação aos anos anteriores. O festival contou com mais de 200 palestrantes e um total de mais de 200 horas de conteúdo sobre investimentos, inovação, tecnologia, economia, política, sustentabilidade e cultura, entre outros.

11ª edição da Expert XP

Quando: 24 a 26 de agosto
Programação completa e inscriçõeshttp://eventoexpert.xpi.com.br/

 

 

Fonte: Poder360