Cotidiano

Sessão especial na Assembleia Legislativa celebrará os 78 anos de criação do território do Amapá





Os 78 anos de criação do território federal do Amapá será comemorado pelo Senado, em sessão especial a ser realizada dia 13 de setembro na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) com uma extensa programação com a participação dos poderes constituídos no Estado. 

A homenagem foi requerida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) com a assinatura dos deputados estaduais Victor Amoras (Rede), Paulo Lemos (Psol) e a deputada Cristina Almeida (PSB), que protocolaram o requerimento na manhã desta segunda-feira (23/8/2021) e recebeu apoio do presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (PL), que garantiu a votação e aprovação da proposição na sessão ordinária desta terça-feira (24). 

O evento contou com a presença da deputada Federal Aline Gurgel (coordenadora da bancada federal), dos deputados Paulinho Ramos (PL), Jory Oeiras (DC) e a deputada Edna Auzier (PSD) e o vereador da capital, Dudu Barbosa (PL). 

A programação terá como tema Orgulho de ser Amapá. ?Será uma campanha que objetiva o fortalecimento da história, da identidade, da cultura, com a valorização do meio ambiente e da autoestima local, com vistas a estimular o turismo, a gastronomia, o empreendedorismo e as perspectivas pelo desenvolvimento de um projeto de estado que respeite nossas peculiaridades, tradições e enfatize a inovação criativa como estratégia?, frisou o senador Randolfe Rodrigues. 
IMG-20210823-WA0034A programação será realizada no período de 10 a 13 de setembro, com eventos, inteiramente gratuitos, no Mercado Central, com lançamento do box de livros Amapá: mitos e histórias, pelo Senado Federal, com distribuição gratuita, shows artísticos, baile de dança, exposição de fotografias históricas, exposição e comercialização de produtos locais, homenagem aos pioneiros e mestres de saberes, além de figuras de relevo dos 16 municípios do estado, plantio de uma muda de amapazeiro ?O ponto máximo da programação será o lançamento da cápsula do  tempo com os sonhos dos desbravadores e de crianças amapaenses e que será aberta em 2043, ocasião do centenário da criação do território do Amapá?, frisou o senador Randolfe Rodrigues. 

O presidente Kaká Barbosa, apresentou as novas estruturas do Parlamento Amapaense ao senador Randolfe Rodrigues, a reforma do prédio, adaptado para a realidade atual com acessibilidade e a construção do anexo. Kaká Barbosa, destacou o trabalho realizado pela casa com a programação da Rádio e a TV AL.

Fonte: Assembleia Legislativa do Amapá - Fotos: Kitt Nascimento/Gerson Barbosa