Cotidiano

Prefeito Furlan dá andamento às reivindicações do Bailique trazidas pelo PSB





Brasília, 12/08/2021 - Em vídeo postado nas redes sociais, na quarta, 11, o prefeito de Macapá Antônio Furlan anunciou que deu andamento às reivindicações dos moradores do Distrito do Bailique levadas à Prefeitura de Macapá pelo deputado Camilo Capiberibe, pela vereadora Janete e pelo Cidadão Capi. Um vídeo também foi postado nas redes sociais do deputado Camilo.

“Acabei de sair de uma reunião no Palácio do Governo. Montamos um grupo de trabalho, prefeitura e estado. Estamos avaliando o decreto de emergência para o Bailique e de imediato já estamos implantando um plano de entrega de fornecimento de água potável pra população”, anunciou Furlan.

Também em vídeo, o deputado Camilo lembrou “que além da situação de abandono pelos governos federal, estadual e pela gestão anterior da Prefeitura de Macapá, encontramos o fenômeno das terras caídas, a falta de energia e a água salobra no verão”. Camilo, Janete e Capi estiveram no Bailique dias 23 e 24 passados e, de volta a Macapá, levaram o pedido de providências imediatas para a falta de energia, a falta de água e a erosão que já derrubou cerca de 700 casas, atracadouros e passarelas. O socialista sugeriu que seja decretada situação de emergência e mobilizará a bancada federal para destinar emendas que facilitem a solução dos problemas.

“Pedimos apoio ao prefeito Furlan, ele se disponibilizou a ajudar, esteve com o governador e deu retorno. Muito obrigado prefeito Furlan. Conta com nosso mandato para lutar pelo povo do Bailique”, publicou o deputado Camilo.
Investimentos – Camilo colocou emenda de R$ 650 mil, através da EMBRAPA-AP, para modernizar a cadeia produtiva do açaí, camarão e produção do óleo de pracaxi no Arquipélago. Outros R$ 400 mil estão sendo investidos através da Prefeitura para reativar e ampliar a produção da fábrica de gelo de 2,5 para 10 toneladas diárias. Camilo comprometeu-se de destinar emendas individuais para comprar geradores que fornecerão energia para 7 comunidades e de sensibilizar a Bancada Federal para que destine mais recursos com esse objetivo. A comunidade também decidirá se prefere mais recursos para construir passarelas ou para uma Unidade Básica de Saúde. Das emendas da Janete, estão sendo executadas passarelas e um Centro Comunitário, através da Prefeitura.

Audiência – Nesta sexta, 13, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados realiza audiência púbica para debater o fenômeno das terras caídas e medias compensatórias socioambientais. O evento é virtual e pode ser acompanhado pela página do deputado Camilo - https://www.facebook.com/camilocapiberibe.

Sizan Luis Esberci
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe – PSB/AP