Política

Prefeito de Macapá dá posse a novos habilitados do concurso da Educação





O certame foi prorrogado em janeiro e já foram convocados 317 candidatos em duas chamadas. Foram 38 professores, um pedagogo e dois administradores nomeados nesta quarta-feira (11).

Fonte: Prefeitura de Macapá - Lázaro Gaya - Secretaria Municipal de Educação

Muita emoção e gratidão. Foi com esse sentimento de dever cumprido que o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, deu posse a mais 41 profissionais da educação, que passam a integrar o serviço público e irão atuar na rede municipal de ensino. São 38 professores, um pedagogo e dois administradores no quadro funcional municipal.

Solenidade aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Essa chamada foi específica para suprir a falta de professores na área rural de Macapá, em turmas do maternal, pré-escola e nos anos iniciais do ensino fundamental I. O chefe do executivo municipal afirma que outras chamadas poderão vir em breve.

“Com esses 38 novos professores nós resolveremos as carências identificadas nas escolas de Macapá e nós ficamos gratos por vocês toparem esse desafio. Temos crianças nas áreas mais distantes do centro da capital que também têm direito a uma educação de qualidade”, frisou.

Dr. Furlan reforçou que ainda existem carências e também há a possibilidade de novas chamadas, mas que avaliações estão sendo feitas para entender a capacidade do Município.

Ao discursar representando os concursados, o professor Iran Silva lembrou os desafios enfrentados até que o sonho de ser servidor público efetivo fosse finalmente realizado.

“Para chegarmos até aqui nós tivemos que abdicar muitas vezes do convívio de nossas famílias para podermos ser aprovados na prova. Após termos nosso nome na lista de reservas, lutamos por quase três anos para sermos efetivados. O prefeito então chegou e honrou o compromisso que firmou com a gente e nós somos muito gratos por isso”, celebrou o professor.

Também participaram do evento os secretários Diego Santos e João Alvarenga, das pastas municipais da Educação e Gestão, respectivamente. O vereador Alexandre Azevedo (PP) também esteve presente representando a Câmara Municipal de Macapá (CMM).

“Essa segunda chamada este ano demonstra que a prefeitura está empenhada em resolver o problema da carência de profissionais da educação. O nosso desejo é que nenhuma criança macapaense fique fora da sala de aula ou sem professor e é nesse sentido que estamos trabalhando”, reforçou o secretário municipal de Educação em exercício, Diego Santos.

O secretário municipal de Gestão, João Alvarenga, afirmou que a pandemia apresentou um cenário de incertezas a todos os gestores públicos.

“É preciso um esforço muito grande para realizar a convocação de novos cargos efetivos. A arrecadação está baixa, assim como os repasses do Estado e da União. Mas nada disso fez com que prefeitura paralisasse e deixasse de pensar na melhoria da Educação. Ainda há muito a ser feito, mas é prioridade o trabalho pela área e iremos dar um passo de cada vez, de forma responsável”, disse o secretário.

Retorno seguro das atividades escolares
Durante a solenidade de nomeação dos novos profissionais da Educação, o prefeito relembrou a autorização do retorno presencial dos estudantes da rede municipal de ensino às salas de aula.

“Em maio nós autorizamos que as turmas do 5º ano retornassem às salas de aula de forma presencial e agora nós autorizamos todas as demais turmas a realizarem esse retorno. Hoje nós temos nossos estudantes recebendo Educação e merenda de qualidade nas escolas, o que para muitos é a única ou uma das principais refeições do dia, então isso é muito importante”, salientou o chefe do Executivo macapaense.

Reestruturação da rede física das escolas
Em seu discurso, Dr. Furlan também destacou as obras nos prédios das unidades escolares, que terão início ainda neste segundo semestre.

“Somente neste segundo semestre nós iremos dar ordem de serviço a pelo menos oito novas escolas. Nós sabemos das carências na rede física das escolas, mas nós não estamos parados e estamos trabalhando para resolver”, completou o prefeito.

Lotação dos novos servidores
O próximo passo para os novos servidores municipais é a lotação nas turmas das escolas rurais que necessitam de professor, processo que acontecerá na segunda-feira (16), a partir das 8h, através de um cronograma que deve ser divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A seleção das turmas acontecerá de forma pessoal, levando em consideração a ordem de classificação de cada candidato no concurso. O prédio administrativo da Semed, onde os novos servidores deverão se dirigir para o procedimento, fica localizado na avenida Almirante Barroso, S/N, bairro Santa Rita, esquina com a rua Hildemar Maia.