Política

Bolsonaro diz ter sugerido para presidente da Petrobras mudança na política de preços





O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta 6ª feira (6.ago.2021) que sugeriu ao presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, uma mudança na política de preços da empresa. O chefe do Executivo também disse querer acabar com postos de bandeira branca -aqueles que não têm contrato de exclusividade e não são filiados a empresas nacionais ou internacionais de distribuição de combustíveis.

Bolsonaro afirmou ter conversado nesta semana com Silva e Luna sobre a possibilidade de haver reajuste sempre que ocorrer variação na cotação do dólar e do barril de petróleo.

O que falei para ele, [foi] da vontade da gente chegar em um acordo, porque não posso interferir. Toda vez que a gente diminui 5 centavos no preço da gasolina não desce nada na bomba e, se somos obrigados a aumentar mais 1 centavo, aumenta na bomba”, disse. O presidente falou sobre o assunto durante almoço com empresários em Joinville (SC).

Vamos estudar a possibilidade da gente não mexer no preço do combustível quando o dólar cair aqui dentro e o preço do barril cair lá fora. É maneira de não aumentar combustível”, declarou. O presidente não deu mais detalhes sobre como seria a mudança.

O chefe do Executivo afirmou que o comportamento de postos bandeira branca é “o pior possível”. “Vamos tentar acabar com a bandeira branca dos combustíveis também. Não vou falar máfia, pode alguém do setor aí me criticar, mas o comportamento é o pior possível. Cada bandeira define o preço na sua região“, disse.

A alta no valor dos combustíveis incomoda o presidente. Mais cedo, em aceno para a categoria de caminhoneiros, Bolsonaro afirmou que o governo federal estuda zerar o imposto federal que incide sobre o diesel a partir de 2022.

Fonte: Poder360