Política

Bolsonaro reúne-se com conselheiro de Segurança Nacional dos EUA





O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu nesta 5ª feira (5.ago.2021) o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jacob Sullivan. A visita tem como objetivo fortalecer a relação entre os 2 países e avançar na pauta de mudanças climáticas. O encontro não estava previsto na agenda oficial de Bolsonaro.

Registro da reunião foi publicado no perfil no Twitter da embaixada norte-americana no Brasil. Parcerias sobre a infraestrutura digital e a recuperação econômica nos pós-pandemia também estão na pauta da viagem de Sullivan ao Brasil.

Além do encontro com o chefe do Executivo no Planalto, Sullivan deve se reunir com o ministro Braga Netto (Defesa) e participará de almoço com autoridades no Palácio do Itamaraty nesta 5ª feira.

Depois da passagem pelo Brasil, Sullivan também visitará a Argentina. Ele já atuou antes como conselheiro de segurança nacional de Joe Biden, quando ele era vice-presidente de Obama. Durante a campanha de 2020, ele foi conselheiro sênior de Biden. Sullivan tem experiência nas negociações mais importantes para os Estados Unidos, como o acordo nuclear iraniano e o cessar-fogo em Gaza, em 2012.

A comitiva americana que acompanha Sullivan na viagem inclui Juan Gonzales, diretor sênior para o Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, responsável por assuntos relativos à América Latina. Também estão na comitiva o diretor sênior de Tecnologia e Segurança Nacional, Tarun Chhabra, o diretor sênior da Cyber, Amit Mital, e o funcionário sênior do Departamento de Estado para o Hemisfério Ocidental, Ricardo Zúniga.

Fonte: Poder360