Cotidiano

TRE do Amapá discute implantar comissão contra ataques cibernéticos





A proposta do juiz Leonardo Hernandez foi aceita por unanimidade na 18º Sessão Administrativa do Tribunal.

A 18º Sessão Administrativa do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, transmitida ao vivo pelo Youtube do órgão. Dentre as pautas tratadas no momento, foram abordados os assuntos sobre fake News, segurança e vazamento de dados no espaço virtual e ataques cibernéticos.

Uma medida para frear essa batalha é a constituição de Comissão de Segurança do voto eletrônico, que trata de medidas educativas para a criação de um canal de comunicação mais seguro para o TRE/AP. A Comissão, presidida pelo juiz Leonardo Hernandez, vai possibilitar a criação e formação de ferramentas de proteção contra os ataques cibernéticos à Corte Eleitoral do Amapá.

A Cibersegurança trata da proteção de computadores, servidores e demais dispositivos digitais contra o ataque de vírus e outros sistemas maliciosos à rede. No mundo globalizado, onde computador e celular carregam diversos dados das pessoas, ela é fundamental para uma maior segurança das informações.

Ainda, outro problema enfrentado pela sociedade é a disseminação das fake News, que agem como um verdadeiro vírus que dissemina mentiras, fatos manipulados e age na formação de pensamento da população.

O vice-presidente do TRE-AP, desembargador João Lages, declarou a importância de combater essa prática, através do acompanhamento diário das redes sociais.

“Fake News acontecem e precisamos pensar numa forma de ganhar essa credibilidade e quebrar um pouco isso. Porque não vamos impedir as fake News, mas podemos encontrar uma forma, com a credibilidade da Justiça eleitoral, de passar a informação correta para o eleitor”, comentou o desembargador na videoconferência.

Fake News é um termo inglês dado ao compartilhamento de notícias falsas através das redes sociais. Nas Eleições 2018, essa prática teve forte impacto no voto popular e a sua disseminação passou a ser massiva.

  

Fonte: Assessoria de Comunicação - Texto: Carla Botelho - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá