Política

Número 2 informal do Pazzuelo, Cascavel depõe à CPI nesta quinta





CPI da Covid ouve nesta quinta-feira (5), às 9h, o depoimento de Airton Antonio Soligo, mais conhecido como Airton Cascavel. O empresário e amigo do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello teria atuado informalmente durante meses no Ministério da Saúde, mesmo sem ter qualquer vínculo com o setor público.

Mesmo sem vínculo formal no governo, Cascavel vinha se reunindo com governadores e secretários estaduais e municipais de saúde em nome do ministério para tratar de temas relacionados à pandemia do novo coronavírus.  O empresário foi nomeado como assessor especial no gabinete de Pazuello no dia 23 de junho de 2020.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor  do requerimento , aponta que gestores estaduais e municipais consideravam que Antonio Soligo era o "ministro de fato" da pasta, e quem resolvia muitas das questões burocráticas e logísticas do Ministério.

“Durante a gestão Pazuello, da qual o senhor Airton Antonio Soligo teve papel preponderante, o Brasil presenciou o colapso dos sistemas de saúde pelo país”, aponta Randolfe.

Fonte: Congresso em Foco