Cotidiano

Prefeitura de Macapá divulga resultado do processo seletivo para contratação de estagiários





Os aprovados formarão o cadastro reserva do Programa Portas Abertas e as chamadas irão ocorrer de acordo com a necessidade da instituição

Foto:Junior Dantas 

Os aprovados formarão o cadastro reserva do Programa Portas Abertas e as chamadas irão ocorrer de acordo com a necessidade da instituição

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, divulgou a lista do resultado da análise curricular dos candidatos do programa Portas Abertas. O processo seletivo de contratação de estagiário é fruto de parceria com o Instituto INOVA- Estágio e Aprendiz, que disponibiliza 100 vagas para estudantes matriculados nas instituições públicas e privadas de ensino médio e superior. Os aprovados formarão cadastro reserva, conforme edital de seleção, e serão chamados de acordo com a necessidade da Prefeitura.

Em Macapá, serão destinadas 85 vagas de nível superior divididas entre os cursos de administração, direito, engenharia elétrica, psicologia, serviço social, engenharia civil, arquitetura e urbanismo, matemática, letras, educação física, ciência contábeis, enfermagem, jornalismo, tecnologia de informação, recursos humanos, biologia e medicina veterinária.

Além da cidade, estudantes dos distritos de Bailique, Pedreira e Pacuí terão oportunidade de estagiar em setores da Prefeitura. As vagas são para ensino médio.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, explica que o anúncio é a realização de um sonho. “Esse sonho, pensado em conjunto com o Inova, vem de épocas ainda como deputado estadual, onde aprovamos na Assembleia Legislativa a lei que possibilita o estágio naquela casa de leis. Na administração municipal esse sonho foi possível através da alteração na Lei Municipal nº 1.693/2009, de autoria do vereador Caetano Bentes”, detalha.

Para a diretora-executiva do Instituto Inova, Fabíola Ribeiro, o programa de estágio representa mais pessoas no mercado de trabalho. “O instituto existe há sete anos e o nosso objetivo é encaminhar os jovens para o mercado de trabalho. Com a pandemia, tivemos muitas dificuldades em conseguir vagas para os nossos estudantes. Agora, com esses aprovados abriremos oportunidades”, finaliza.

A secretária municipal de Planejamento, Fernanda Cabral, afirma que a gestão tem se empenhado para favorecer estas oportunidades. “Eu fui estagiária e sei da importância na vida pessoal e acadêmica. Muitas vezes os estudantes só têm essa renda. Com a pandemia, sabemos que esse processo foi abalado”, disse.

Aprendizado e oportunidade

A acadêmica de direito participante do certame, Yndraima Cunha, explica que a oportunidade que a Prefeitura de Macapá está dando para os jovens é fundamental. “O estágio na Prefeitura de Macapá será a primeira oportunidade que terei para colocar em prática tudo o que tenho aprendido em sala de aula”, declara.

Plano de governo
O processo seletivo para contratação de estagiários atende ao plano de governo que define, no Programa de Saúde e Assistência ao Cidadão (Probem+), a implementação do programa Menor Aprendiz e Estágio Extracurricular remunerado para jovens.

“Hoje estamos cumprindo uma promessa que é a geração de emprego e renda. Um momento de muita alegria quando, além dos estágios em Macapá, também oportunizamos vagas aos jovens dos distritos da Pedreira, Pacuí e Bailique. Isso é inédito na gestão municipal”, declara o prefeito Dr. Furlan.

Lei
A iniciativa se deu através de um convênio resultante da alteração da Lei Municipal nº 1.693/2009, de autoria do vereador Caetano Bentes (Rede), que regula os valores a serem pagos nos estágios remunerados de estudantes na capital e dá outras providências.

Acesse aqui o resultado

Fonte: Prefeitura de Macapá - Por Lucas Costa - Secretaria Municipal de Comunicação Social