Cotidiano

Taxa de desemprego no AP é a mais alta do país





 

O índice de desemprego no Amapá cresce a cada mês. Centenas de pessoas ficam desempregadas, sem estabilidade financeira, isso tudo justificado pela “crise econômica” que o país enfrenta. Com uma taxa de 18,3% de desocupados, o Amapá se tornou o estado a ocupar o primeiro lugar neste ranking.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o quarto trimestre consecutivo que o Amapá fica em tal colocação. Em seguida aparecem os estados de Sergipe (17,5%) e Alagoas (17,1%). As menores taxas de desocupação foram observadas em Santa Catarina (6,2%), Mato Grosso (6,7%) e Mato Grosso do Sul (7,2%). 

No setor privado do Amapá, 67,3% dos empregados tinham carteira de trabalho assinada (estabilidade frente ao 3º trimestre de 2017).

No 3º trimestre de 2018, eram 34 mil pessoas empregadas no setor privado sem carteira assinada no Amapá (32,7). Esse número cresceu 8,3% em relação ao trimestre anterior, uma alta de 3 mil pessoas. Frente ao 3º trimestre de 2017, esse aumento foi de 21% (6 mil pessoas).

Informações do IBGE*